quinta-feira, 2 de abril de 2009

A noite de Luís Fabiano

Amigos, ontem o Beira-Rio presenciou a noite de Luís Fabiano. Não é qualquer um que, envergando a amarelinha, consegue uma atuação dessas. O manto do escrete pesa, amigos. Ser bom jogador não é suficiente: para se ter uma grande atuação na Seleção, é preciso algo mais. Luís Fabiano Clemente, o Fabuloso, mostrou exatamente isso ontem: ele possui o "algo mais".

Vejamos o primeiro gol: que categoria, amigos, que categoria! Fabuloso, vá cobrar um pênalti bem assim lá na China! Ou melhor, lá na África do Sul! No empate em Quito, desconfio que Júlio César garantiu a camisa número 1 do escrete para 2010. Ontem, foi a vez de Luís Fabiano: depois do show em Porto Alegre, a camisa 9 tem dono.

Antes ainda de se completar meia hora de jogo, o nosso centroavante demonstrou que possui o faro do gol: fez 2 a 0. Os idiotas da objetividade - sempre eles - dizem, com uma baba elástica e bovina pendendo dos lábios: "ele estava impedido". O video-tape dá razão a eles: após analisá-lo, não resta a mínima dúvida, o Fabuloso estava mesmo em posição ilegal. É por isso que eu concordo com o Nelson Rodrigues: o video-tape é burro. Muito burro, amigos. Se o bandeirinha fosse burro como o replay, teria feito a estupidez de marcar a infração. Nessa hipótese trágica, o segundo gol do escrete simplesmente não aconteceria. Perceberam como o bandeirinha deixou de cometer um crime contra o futebol?

No segundo tempo, Felipe Mello fez o terceiro gol, mas Luís Fabiano tem tanto mérito quanto ele. O Fabuloso puxou a marcação, deixando o caminho livre para a arrancada do volante. Esta é a outra função do centroavante, que não serve só para fazer gols. Por ter marcado dois gols e participado do terceiro, Luís Fabiano Clemente é o meu personagem de hoje.

Nossa imprensa maléfica esculhambou Dunga após o empate de Quito. Não entendo o comportamento dos nossos cronistas esportivos: o escrete é o seu ganha-pão, e mesmo assim eles querem ver a caveira do escrete. Trata-se de um paradoxo tremendo. Que mal há no empate contra o Equador? Nenhum, amigos, nenhum! Não se deve menosprezar a altitude. Maradona que o diga: foi fazer propaganda da altitude, e a Bolívia enfiou-lhe seis gols goela abaixo, em La Paz. A acachapante derrota argentina para a fraca Bolívia mostra que a altitude faz muita diferença. E é exatamente por isso que eu defendi que o empate em Quito foi um resultado excelente. O que importa é ir à Copa do Mundo, leitores! E a classificação da Seleção está muito bem encaminhada. Repito: vamos à África do Sul, e lá engoliremos todos os adversários. O hexa atravessará o Atlântico, e será muito bem recebido pelo povo, no Aeroporto Santos Dumont. Está escrito.

PC


10 comentários:

  1. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5319825576058950870

    ResponderExcluir
  2. O Pc deixa o Nelson Rodrigues sossegado no Além , eu que sou muito mais velho que vc e conheci o Nelson- excelente jornalista e figura humana também notável , tenho certeza de que ele também ia cair de pau nesse anão que colocaram como técnico de nossa seleção.
    Essa seleçao , como diria nosso amigo só chuta cachorro morto!!!

    Forte abraço Geraldo

    ResponderExcluir
  3. Nenhum goleiro no mundo pegava aquele penalty!

    Mas, pra mim, o ponto alto da noite foi o FABULOSO passe do Daniel Alves

    ResponderExcluir
  4. Brasil não jogou bem não... o time peruano é que não ofereceu resistência nenhuma...

    ResponderExcluir
  5. Brasil tem tudo pra ser hexa mesmo!
    Toda vez que a gente ganha é a mesma coisa, todo mundo falando que o Brasil tá uma m... e aí a seleção joga "bagarai" e ganha a copa...pode escrever!

    ResponderExcluir
  6. Anotem aí:
    Eliminatórias, copa américa, copa das confederações ... o Brasil joga de sacanagem. Já na copa a gente joga sério!

    ResponderExcluir
  7. jogo mooorno,morno
    pegamos a baba do cachorro cansado e SÓ metemos 3x0,essa seleção nao consegue impolgar mais.

    alias,porque o sétimo anão ainda não levou Hernanes OU Ramires pra seleção?

    porque Gilvelho Silva continua como titular?

    Cícero >>>>>>>> Gilvelho + Josué + Felipe Melo

    ta de brincadeira né Dunga?

    ResponderExcluir
  8. Tenho que concordar que há jogadores melhores para serem convocados que esses aí que o Dunga chamou, mas o futebol brasileiro pode, aliás tem que se dar ao luxo de deixar grandes jogadores de fora.

    ResponderExcluir
  9. Veja bem...
    Fred é muito melhor que o Fabuloso.

    Pra mim, Fred ainda será o camisa 9 absoluto da seleção.

    ResponderExcluir
  10. Discordo de akguns comentários postados. Os tempos mudaram. Não vivemos mais na época do grande Nelson, apesar de achar que a Seleção tem obrigação de jogar bem sempre ou pelo menos tentar... ou no mínimo se esforçar para tal objetivo. Mas sabemos que isso é dfícil.Os jogadores vem ada um de uma parte do mundo. E quando chegam, tem um tempo mínimo para treinamento e entrosamento. Por isso acho qu o resultado no final das contas é o que importa. O que importa é ir pra Copa( e que pelo visto vamos ganhar)."Essa seleçao , como diria nosso amigo só chuta cachorro morto!!!" Itália é cachorro morto? Argentina? Portugal? Realmente parece que as pessoas no Brasil sofrem aquele mal da "memória curta".

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.