segunda-feira, 27 de abril de 2009

O caso Thiago Silva


O maior ídolo da história recente do Tricolor atende pelo nome de Thiago Emiliano da Silva. Com técnica, garra e amor inexcedíveis, o zagueiraço defendeu o Fluminense de 2006 a 2008, tendo atuado em 138 partidas. Thiago Silva ganhou a Copa do Brasil em 2007, e participou da espetacular campanha da Libertadores de 2008, que terminou com o vice-campeonato. Provavelmente não há cinco zagueiros melhores que ele na história do pó-de-arroz, e isto é um feito extraordinário.

Tamanho sucesso, nos dias de hoje, leva sempre à Europa. No caso de Thiago Silva, aconteceu em janeiro, e o sortudo clube que contará com o seu futebol é o AC Milan, da Itália. O problema é: será que ele pode jogar pelo rossonero de Milão? A resposta, hoje, é "não". A imprensa divulgou que isso se deve ao número de estrangeiros no elenco do clube italiano. Isso é verdade: as regras de lá não permitem que haja mais do que "x" não-europeus no plantel. Porém, fontes do clube milanês asseguram que a vontade era escalá-lo já em janeiro. Um dos outros estrangeiros seria dispensado, e Thiago Silva daria um jeito na frágil defesa milanesa, que tem sofrido caminhões de gols. Por que isso não foi feito, então?

Voltemos no tempo para explicar. Algum leitor se lembra do atacante Júlio César? Ele começou muito bem a carreira, no Fluminense. Se não me engano, o centroavante estreou marcando dois gols contra o Flamengo. Não ficou muito tempo aqui, foi logo vendido para a Rússia. No fim das contas, o Fluminense ficou devendo cerca de 300 mil reais a Júlio César, e ele entrou na Justiça por isso. Evidentemente, ele ganhou a causa, mas o Tricolor não tem dinheiro para pagá-lo. Aí começou todo o problema. Incrivelmente, Júlio César conseguiu, como garantia de seu pagamento, a penhora do passe do Thiago Silva! Bom, trata-se de uma desproporção tremenda. É como se o seu vizinho conseguisse a penhora da sua casa por causa daqueles dez reais que você emprestou a ele na semana passada. Mas o fato é que aconteceu, e com isso o Fluminense estava proibido de negociar Thiago Silva antes de saldar sua dívida com Júlio César.

Porém, todos sabem que, mesmo proibida pela Justiça, a negociação aconteceu. Aliás, negociação para lá de suspeita. O Fluminense não pode negociar diretamente com o exterior, por causa das dívidas com o governo. Por isso, utilizou um "clube de fachada" - o Tombense, de Minas Gerais. Nota: o Tombense pertence a Eduardo Uram, famoso empresário que passou uma rasteira no Tricolor em 2005, e foi declarado persona non grata em Álvaro Chaves. Impressionante a capacidade de perdão do presidente Roberto Horcades! Voltando ao assunto Thiago Silva: por causa da determinação da Justiça, o único clube do mundo em que Thiago Silva pode atuar hoje é o Tombense.

Pergunto: quem é o prejudicado dessa história? O Fluminense? O Milan? Os empresários? Eu mesmo respondo: não, não, e não. O maior prejudicado é o próprio Thiago Silva. Ele é tão talentoso que, mesmo sem jogar, continua sendo convocado por Dunga. Porém, a um ano da Copa do Mundo, ele não pode seguir sem atuar, sob pena de perder sua vaga na Seleção. Thiago Silva é mais um exemplo de jogador de futebol ingênuo, iludido por promessas de empresários. Até quando essas raposas continuarão minando o futebol brasileiro?

Que a situação do "melhor zagueiro do Brasil" se resolva logo. Porque o escrete precisará de Thiago Silva na África do Sul. E ele merece estar lá.

PC

14 comentários:

  1. Tenso... já rolou algum desenrolo nisso tudo?

    ResponderExcluir
  2. Será que o Sr. Horcades já tomou conta dessa situação? Se o TS é o maior prejudicado, porquê ele não retorna ao Brasil e procura o Horcades? Ou a justiça desportiva prá dar um basta nesse assunto e prender esses corruptos?
    Por isso que o Brasil é essa m... que se encontra.
    ST.

    ResponderExcluir
  3. O Thiago Silva, se optasse pelo Flu, teria tudo: salário de R$ 400 mil, torcida que o venera, imprensa a seu favor e vaga na seleção brasileira. Não entendo uma pessoa sair com um cenário tão favorável (que ele mesmo construiu). Teria se tornado o maior ídolo de toda a história do Flu. Por quê?

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o Minoru. É mentalidade de boleiro de time de várzea querer sair a qualquer custo... aqui ele seria sem dúvida o maior ídolo do Flu, dinheiro não ia ser o problema....

    ResponderExcluir
  5. É uma grande pena que nossos idolos de hoje em dia não se importam com esse titulo...O craque Thiago Silva é apenas mais um mercenario como tantos outros que atuam n futebol atual. Falar que saiu do FLUMINENSE por querer garantir o futuro economico de sua familia é uma imensa imbecilidade pra um ser humano que , até ontem, tomava alguns onibus para chegar ao local de trabalho. O "craque" Thiago Silva jamais será meu idolo.

    ResponderExcluir
  6. Acho que você utilizou a comparação errada ao falar que o vizinho penhorou sua casa.

    Na verdade o vizinho teria penhorado o seu premio na mega-sena, so que como você não ganhou, não tem prêmio nenhum.

    O juíz penhorou a cláusula de rescisão do thiago silva, so que não houve rescisao, o contrato foi cumprido até o fim.

    Mas agora cabe ao Thiago Silva e ao seu empresario correr atras, para ele não ficar sem condiçao de jogo no Milan.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado a todos pelos comentários.

    Goten: já pode ter havido algum desenvolvimento na situação, mas o que eu sei é exatamente o que tá escrito.

    beniflu: Também acho que o TS deveria estar se mobilizando. Como disse no texto, o maior prejudicado é ele.

    Minoru: O Thiago Silva, se optasse pelo Flu, teria tudo: salário de R$ 400 mil, torcida que o venera, imprensa a seu favor e vaga na seleção brasileira. Não entendo uma pessoa sair com um cenário tão favorável (que ele mesmo construiu). Teria se tornado o maior ídolo de toda a história do Flu. Por quê? [2]

    lucas: Eu não acho que o TS é mercenário. O Flu ofereceu salário melhor que o do Milan. Acho que a idéia dele ao ir para a Europa era outra, nada a ver com dinheiro.

    Yuri: realmente a sua metáfora condiz mais com a realidade que a minha. Obrigado pela contribuição!

    ResponderExcluir
  8. Thiago Silva NÃO é mercenário!!!

    Ele é só mais um jogador de futebol de origem humilde, com pouquíssima instrução e, portanto, facilmente manipulável.

    Eu entendo e concordo que o melhor pra ele seria continuar no Flu. Esse negócio de ele ter falado de pé de meia e sei lá o quê é ladainha de empresário puraaaa!!! Dinheiro realmente não seria problema. Mas, a meu ver, é incontestável que ele vai ganhar mais dinheiro lá. Não acho que ele tenha saído por causa disso. Acho que ele saiu pra jogar entre os melhores no mundo na terra onde estão as melhores defesas do mundo e evoluir com isso...
    Não acredito que esse rolo vá durar por muito mais tempo, acho que mais cedo ou mais tarde o Júlio César vai "desistir" da penhora convencido por fortes argumentos italianos...

    ResponderExcluir
  9. Depois disso é claro que o Milan vai ganhar um cupom de desconto na próxima compra que fizer na loja de talentos da Rua Álvaro Chaves.

    ResponderExcluir
  10. Eu sinceramente não creio nesta situação. Não consigo crer que um clube como o Milan entraria em tal situação, mas se são estes os fatos, torço para que tudo se resolva. Quanto a atitude do TS é fácil entender a escolha dele. Imagina, para um garoto que provavelmente cresceu no futebol ouvindo que a Europa é o objetivo maior na carreira de um jogador receber uma proposta do Milan? Não gosto de chamar nenhum profissional de mercenário cada um escolhe o que é melhor para a sua carreira e ele fez a escolha dele. O importante, para mim, é o fato de que enquanto vestiu o manto tricolor, este foi honrado. TS mostrou que respeita o Flu durante a sua passagem, e como é um grande jogador se tornou um ídolo para a maioria da torcida. O meu respeito como tal ele tem.

    ResponderExcluir
  11. Nada a comentar sobre o caso em si. É uma vergonha. Só um obs: O JULIO CESAR ESTAVA NO MARACANÃ QUARTA FEIRA PASSADA, pertinho da Legião. Se soubesse disso, ia perguntar.

    ResponderExcluir
  12. Antes tarde do que nunca: a situação do Thiago Silva no Milan já está regularizada, e ele estreará sem problemas na temporada que está por começar.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.