quinta-feira, 23 de abril de 2009

Personagem da quarta - Maicon


Amigos, o Tricolor está classificado às oitavas-de-final da Copa do Brasil. Batemos o Águia de Marabá por 3 a 0, mas o placar engana. A classificação não foi nada fácil. Analisemos o primeiro tempo: terminou 0 a 0, com chances perdidas pelos dois lados. Um golzinho do Águia complicaria de vez o Fluminense. Ainda bem que o tento não aconteceu, apesar do baile que o pó-de-arroz Edcarlos levou do ataque paraense. Parreira, não tem como deixar o Cássio na reserva do Edcarlos!

Então veio o segundo tempo, e veio do banco Maicon. O jovem e vigoroso atacante entrou e mudou a história do jogo: saiu do banco para a gloriosa condição de personagem da quarta-feira. Vejam vocês: ele fez dois gols e deu o passe para o terceiro. Isso significa que ele decidiu a partida, dentro do seu métier de atacante. Observemos que não é a primeira vez que ele faz isso. Se não me engano, em jogo do Campeonato Brasileiro do ano passado, ele entrou no intervalo e virou o jogo contra a Portuguesa no Maracanã.

Aproveito para transmitir mais um recado ao santo pé-de-uva: Maicon não pode ser reserva desse time! O recado se estende a Dunga, o treinador do escrete: fique de olho! Maicon pode ser peça essencial na Seleção que viajará à África do Sul em 2010! Esta crônica nem está publicada ainda, mas já prevejo as críticas que sofrerá: "esse cara está maluco! Já quer colocar o Maicon na Seleção!". Sim, eu quero: na minha visão, a convocação de Maicon é óbvia. Amigos, lembro a vocês que o óbvio nem sempre é óbvio para todos: alguns o enxergam antecipadamente. Não sei se eu me incluo neste grupo, mas espero que Dunga sim. Ano que vem, quando Maicon entrar e virar a partida contra a Itália ou a Holanda, todos saberão que a convocação do garoto era o óbvio ululante, desde sempre.

Voltemos ao show de Maicon no segundo tempo do jogo contra o Águia. O primeiro gol: que pintura, amigos, que pintura! A defesa abriu, e ele chutou lá do meio da rua. O arqueiro usou suas asas de Águia para voar em direção à bola, mas de nada adiantou: suas traves foram vazadas. A obra de arte de Maicon merecia lugar nas galerias do Louvre, ou pelo menos nas galerias do MAM.

O segundo gol contou com a colaboração de Fred. A tabelinha foi perfeita, de modo que Maicon saiu de frente para o goleiro. Foi só empurrar para as redes: 2 a 0. No terceiro tento, o jovem atacante mostrou que sua semelhança com Pelé não reside apenas na negritude e no faro de artilheiro. Ele também sabe passar a bola, e o fez com brilhantismo. Eduardo Ratinho, como que incorporando o eterno Carlos Alberto Torres, fuzilou para o gol. Brasil 4, Itália 1. Desculpem, Fluminense 3, Águia 0.

Analisando os 64 times iniciais da Copa do Brasil, eu havia pensado em 8 favoritos. O Botafogo e o Santos já foram embora, eliminados pelas zebras Americano e CSA. Restam seis: Fluminense, Vasco, Flamengo, Atlético Mineiro, Corinthians e Internacional. Ou será que, esse ano, alguma zebra chegará longe a ponto de levantar o troféu? Na minha gloriosa condição de tricolor nato, confesso e hereditário, eu espero que a taça envelheça feliz nas estantes de Álvaro Chaves. Faltam oito jogos para o título.

PC


Para comparação, o gol de Carlos Alberto Torres em 1970:

15 comentários:

  1. À primeira vista parece-me exagero pensarmos em Maicon para a Copa do ano que vem, mas pensando em Adriano, podemos ver que pode até ser uma boa. O craque de férias não fazia muito bonito em seus primeiros anos. Se me falassem, em sua época de Flamengo, que ele seria titular da seleção eu soltaria uma sonora gargalhada, e eis que em 2006 isso aconteceu...

    ResponderExcluir
  2. Também temos que destacar a atuação de Fred, que fez papel de pivô, garçom e até meio campo.

    ResponderExcluir
  3. maicon na seleção ?
    sinceramente nao vejo esse futebol todo nele,corre uma barbaridade,se movimenta bastante,cai pelos 2 lados do campo,confunde a defesa adversario,muito importante taticamente,porém técnicamente acho que deixa a desejar,não sabe cruzar direito (o que seia de grande ajuda ja que chega a linha de fundo com facilidade),não sabe driblar,e apesar desse golaço de hoje,nao sabe chutar direito

    porém,titular facil desse time ridiculo

    ResponderExcluir
  4. As figuras do Águia: Edkleber, Sinésio, ANALdo, Flamel e Felipe Mamão. É um nome pior do que o outro!

    ResponderExcluir
  5. ah, se não tivesse marcado aquele impedimento...............

    ResponderExcluir
  6. Engraçado, rafs, não me lembro de nenhum impedimento errado marcado contra o Águia...

    Também não vi nenhuma referência em site nenhum. Acho que vc é a única pessoa do mundo chorando esse lance.

    ResponderExcluir
  7. o impedimento foi muito mal marcado. foram dois, na verdade. essa arbitragem...

    ResponderExcluir
  8. 1 chorão incomoda muita gente, 2 chorões incomodam muito mais...

    ResponderExcluir
  9. Ai ai, e a cena se repete...
    Os flamenguistas sentados assistindo televisão e comentando entre si:
    - É hoje que o Fluminense vai ser eliminado!!!
    E no fim:
    - Brincadeira!!! Esse timeco num joga nada!!! Num sei como ganhô de 3 x 0!!! Num sei como tirou o boca júnio i o são paulo da libertadores!!!

    ResponderExcluir
  10. Acorda, galera da torcida arco-íris!!!
    O águia ia perder de qualquer jeito, no primeiro tempo teve um caminhão de chances cara a cara com o FH e perderam todas...não é uma ou duas chances a mais que iam mudar a história do jogo...

    BUÁÁÁÁ!!!

    ResponderExcluir
  11. Alguma coisa me diz que iremos longe...

    ResponderExcluir
  12. Houveram diversos impedimentos no jogo em virtude da defesa do Flu estar jogando em linha, certamente a arbitragem erraria em um ou outro, porém não creio ter havido influência direta no resultado. Nosso primeiro tempo não foi tão ruim assim a meu ver, semana passada foram 90 min de sofrimento, ontem o Águia chegou pela primeira vez aos 30 da primeira etapa. Destacaria ainda a atuação do Fred que mesmo sem marcar mostrou ser um jogador fantástico, poderia ter cavado um penalti inclusive no primeiro tempo mas preferiu tentar a finalização. Parreira também teve sua influência pois com a entrada do Maicon mudou um pouco o posicionamento do time criando os espaços que estavam poucos no primeiro tempo. Tartá passou a encostar com o João Paulo e até esboçaram alguma coisa.

    ST

    ResponderExcluir
  13. PC, se puder coloque o gol do Carlos Alberto Torres para comparação!

    Abs,
    ALan

    ResponderExcluir
  14. Alan, tá lá! Obrigado pela valiosíssima sugestão!

    ResponderExcluir
  15. Fiz um tpc na comu do Jovan expressando minha satisfação com essa partida, devido ao desenvolvimento individual dos jogadores e o modo como eles jogaram coletivamente (efeito TN10). Uma das coisas que mais me agradou foi o Tartá soltando a bola, nada de correr e/ou pedalar (sempre)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.