quinta-feira, 2 de abril de 2009

Personagem da quinta-feira - Tartá

Amigos, a pelada do Maracanã teve uma estrela: Tartá. Vejamos o resultado: insosso empate de 2 a 2 dos reservas do Fluminense com os titulares do Boavista. Não me canso de repetir: o empate é a derrota mútua das duas equipes. Não é à toa que vinte e dois jogadores molham suas camisas durante noventa minutos: é para descobrir qual dos dois times é o melhor. Se o resultado é um empate, esse objetivo é frustrado. E assim todos saem insatisfeitos: os times, as torcidas, o juiz, os bandeirinhas, os gandulas, os reservas e os massagistas. O espectador deveria ter o direito de pedir o dinheiro do ingresso de volta.

Bom, a partida terminou empatada, mas pelo menos houve gols: dois para cada lado. E foi aí que brilhou Tartá: o menino marcou os dois gols tricolores. Fosse escalado não ele mas um perna-de-pau, e o Fluminense teria perdido vergonhosamente. Examinemos agora o nome do garoto: Tartá. Na certidão de nascimento, está escrito Vinicius, mas os colegas o chamam de Tartá, porque o acham parecido com uma tartaruga. Trata-se de um nome impactante: Tartá. Isso é importante para um jogador, ou melhor, para qualquer pessoa. O nome forja uma personalidade. Imaginem se Napoleão não se chamasse Napoleão: o ex-imperador francês teria sido muito menos napoleônico do que realmente foi.

Por ter evitado o vexame da derrota pó-de-arroz, e por possuir um apelido que o levará longe, Tartá é o meu personagem desta quinta-feira.

Já me sopram ao ouvido: o Fla-Flu de domingo é mero amistoso. Não, amigos, não é, não! Fla-Flu é sempre Fla-Flu. Flamengo e Fluminense farão uma dessas partidas imortais. Quem for ao Estádio Mário Filho verá.

PC


16 comentários:

  1. Tartá tem que ficar com a 10 se o Thiago Neves for embora! Abraço PC!

    ResponderExcluir
  2. "Não, amigos, não é, não! Fla-Flu é sempre Fla-Flu." Concordo Totalmente. Com Fla x Flu nãose brinca. Acho que se o Tartá jogar como hoje e diminuir as firulas...tem tudo paraser o futuro camisa 10. Belo Blog PC !! Excelente !! Continua assim Fera!

    ResponderExcluir
  3. Não só o tartá mais um dos nomes do jogo se da ao nosso goleiro muito criticado por boa parte da torcida, que tem nome de ex- presidente e hj com meritos colocou a braçadeira de capitão. ahaaaaa Fernando Henriqueeee

    ResponderExcluir
  4. A garotada do Fluzão é de qualidade.
    Cometeram alguns erros de posicionamento, especialmente na defesa, mas isso se resolverá rapidamente com alguns jogos entre os profissionais.
    E Tartá, como o mais experiente, liderou esse time hoje.
    Os repórteres da globo revelaram que ele anda treinando esses chutes de fora da área...se o garoto continuar evoluindo desse jeito vai longe!
    Glória ao futuro camisa 10 do escrete Tricolor!!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todos pelos comentários!

    ResponderExcluir
  6. Tirando o 1º gol, os gols do Tartá são sempre assim, gol dado(não cornetando), bem ele tem que ser mais objetivo e usar a habilidade/velocidade em prol do gol... mas vejo que ele melhora ainda, claro olha pro banco e vê Parreira.

    ResponderExcluir
  7. Diminuir as firulas é essencial, mas acho que ele já pegou a manha de quando parar. Por exemplo, hoje ele deu alguns passes de calcanhar seguidos; quando saiu o primeiro ruim, ele parou

    ResponderExcluir
  8. Agora... que jogaço! "Jogaço? Po, 2x2" Mas foram os JUNIORES que jogaram! Brincadeira, aquela mulecada do meio-campo bota pra ferver!

    ResponderExcluir
  9. Roger,Roger,Roger,o que nós tricolores fizemos para merecer tal castigo?

    esse sujeito nao joga nem em campeonato de várzea

    Tartá,sempre achei um jogador irregular,firulava muito quando nao era necessário,hoje jogou mais objetivamente,tem muito oq ue aprender ainda,mas Parreira dará um jeito nisso.

    ResponderExcluir
  10. O Tartá merece este reconhecimento, acompanho de perto o crescimento e amadurecimento dele, ele é um grande amigo meu e fico muito feliz em vê-lo brilhar. Se pararmos para analisar, ele já amadureceu muito, como pessoa e profissional. Trabalha muito e se esforça todos os dias, tem vontade de vencer (coisa que falta em muitos nos nossos titulares considerados craques). Ontem mesmo ele me disse o quanto estava nervoso e ansiso para o jogo de hj, o que demonstra a grandeza que tinha para ele a oportunidade de mostrar seu trabalho no fluminense. Espero que saibamos (nós e o clube) cuidar dos talentos que surgem no próprio Flu.

    Um beijo a tds. ST!

    ResponderExcluir
  11. Tartá é muito bom ! So falta visão de jogo pra fazer as jogadas ... TARTA RUMO A CAMISA 10 (SEM O TN...)

    ResponderExcluir
  12. Sempre gostei dele, só acredito que precisa melhorar um pouco a questão da condução da bola faze ela correr mais rápido e prender na hora certa. Gostei dos dois zagueiros também, a despeito das falhas apresentadas na defesa.

    ResponderExcluir
  13. Se o maicon recebesse o mesmo tratamento de choque que o Tartá recebeu, ele jogaria muito mais.
    nada me tira da cabeça que Maicon = Rodrigo Tiuí V2.0.

    tartá futuro camisa 10, novo Ronaldinho Gaucho, anota aí.

    ResponderExcluir
  14. No Fla x Flu não vai ter brincadeira, mesmo se entrarmos com time misto. Fla x Flu é mágico, são outros 500. Mas não dá pra entrar no Clássico com o mesmo time que jogou ontem, falta experiência e entrosamento. Qualidade técnica eles tem. Tartá confirmou sua vaga no elenco principal.

    ResponderExcluir
  15. Tartá não pode ser ficar fora desse time... tem q ser a opção imediata para o segundo tempo... ele é o cara!

    ResponderExcluir
  16. Dez pro Tartá

    Ruan tá certo : Maicon= clone do Rodrigo Tiuí

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.