domingo, 28 de julho de 2013

Resenha: Grêmio 2 x 0 Tricolor

Foto: Ricardo Ríloli/LANCE!Press.

Amigos, agora é oficial: o Fluminense é o maior coitadinho do Campeonato Brasileiro de 2013. Até o São Paulo, que parecia numa crise sem fim, conseguiu empatar com o Corinthians no Pacaembu neste domingo. Já o Fluminense, não: continua perdendo seus jogos sem parar, um atrás do outro, numa deprimente sequência de papelões.

Já são cinco derrotas consecutivas: PortuguesaBotafogoInternacionalVasco e agora o Grêmio. O Fluminense não vence um grande clube do futebol brasileiro desde novembro. Quarta-feira, enfrentaremos o Cruzeiro no Maracanã, e já escutamos as piadinhas por aí. Tem gente não só apostando no Cruzeiro, mas até dando um gol de vantagem para o Fluminense.

O time tem sido apenas sombra do time vencedor dos últimos anos, ou nem isso. Tem sido um anti-Fluminense com a camisa do Fluminense: um time sem garra, sem criatividade, sem tática. Um time sem tesão.

Há exceções: Carlinhos e Rafael Sobis, por exemplo, se aplicam, encharcam suas camisas de suor, honram as cores que vestem. Mas o time como um todo é um bando em campo, sem comando, sem direção. Hoje, Abel Braga terminou o jogo num bizarro 4-2-4, com Diguinho e Deco no meio-campo, e quatro atacantes na frente. Nenhuma organização tática: era um salve-se quem puder.

Os problemas transcendem o campo, vão para a administração: está evidente que não houve planejamento algum no Fluminense para este ano. Dois titulares do time campeão foram vendidos sem reposição à altura. A inter-temporada nos Estados Unidos, na pausa para a Copa das Confederações, pelo visto serviu apenas para tirar fotos com o Mickey, o Pato Donald e o Pateta. Não teria sido mais produtivo treinar com as seleções que vieram para cá, algumas das melhores do mundo?

A decisão em si já foi tomada: Abel não será mais o treinador do Fluminense. Então, pergunto: por que adiam a oficialização da demissão? Vão esperar mais três ou quatro derrotas?

Por fim, deixo um recado aos jogadores tricolores, que afirmaram antes do jogo que "correriam por Abel": o sujeito que veste a camisa do Fluminense tem que correr pelos torcedores. Pela história. Pela camisa. Pela tradição. Não pelo treinador. E tem que correr todo jogo, não apenas quando há risco de demissão do chefe. Espero que vocês tenham noção da responsabilidade que têm, ao entrar em campo vestindo uma das camisas mais importantes da história do futebol.

Quarta-feira, contra o Cruzeiro no Maracanã, só desejo ver uma coisa: onze leões famintos, dispostos a provar que o Time de Guerreiros ainda existe.

PCFilho

5 comentários:

  1. O time precisa encontrar um padrão de jogo. Hoje fomos defensivamente melhores, apesar da grotesca falha no primeiro gol. Mas em termos de ataque beiramos a improdutividade plena.

    Abel será demitido. Rodrigo Caetano ganha salário de super-astro, só faz m**** e quem paga a conta é o Abel. Estamos pagando a conta de vender dois jogadores titulares no meio de uma competição tão difícil como o brasileiro. As vendas foram péssimos negócios do ponto de vista financeiro e mostram-se igualmente desastrosas no aspecto técnico. Já estamos na zona de rebaixamento, esse campeonato é implacável.

    Agora vamos pegar uma sequência de pedreiras tendo que arrumar correndo um jeito de jogar antes que seja tarde demais.

    ResponderExcluir
  2. A sequência de jogos é tensa mesmo: Cruzeiro aqui, Vitória lá, Flamengo aqui, Corinthians aqui...

    ResponderExcluir
  3. Sai o Abel (acho que chega uma hora que algo deve ser feito e a do técnico é mais fácil), mas quem vem? Acho que por isso ainda não oficializaram a demissão.

    A defesa melhorou, mas o meio e o ataque não existem. Não existem!

    Alguns jogadores já passaram da hora. Diguinho, Anderson, Valência (vive machucado), Samuel, Edinho... e por aí vai. Sem falar no baixo custo-benefício do Deco. Chega!

    Algo deve ser feito e rápido, a hora já passou!

    ST

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, não entendo isso de demitir treinador. O Flu precisa de reforços! Com tanto jogador bom e barato aqui na América do Sul...

    Por que não trazer o Salgueiro do Olimpia? Ou aquele camisa 3, que fez o primeiro gol no Galo lá no Paraguai?

    O elenco ainda é razoável, mas precisamos de velocidade no ataque e criatividade no meio. Se o Celso precisa vender jogadores pra mostrar resultado financeiro lá na Unimed, que venda. Mas não dá pra não trazer ninguém. A parte ofensiva tá uma piada...

    ResponderExcluir
  5. Só corrigindo, a sequência de próximos jogos do Fluminense tem também a Ponte Preta fora de casa, antes do Vitória:

    Cruzeiro aqui
    Ponte Preta lá
    Vitória lá
    Flamengo aqui
    Corinthians aqui

    Nesses 5 jogos, acho que se vencermos 2 já estamos bem, dadas as circunstâncias...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.