terça-feira, 14 de outubro de 2014

Salários dos professores no mundo

Imagem: Blog Impávido Colosso.

Os dados são do estudo Education at a Glance 2014, feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e divulgado em setembro. O estudo mapeia dados sobre Educação em 44 países, e conclui o que já sabíamos: o professor brasileiro tem uma das piores remunerações do mundo (10.375 dólares por ano). Apenas os mestres indonésios ganham menos que os nossos. Os valores expostos na imagem são referentes a 2012, com dólares ajustados pela paridade do poder de compra (PPC).

Na Alemanha, os professores recebem salários cinco vezes maiores que os de seus colegas brasileiros. Nos Estados Unidos, a proporção é de três vezes e meia. Até mesmo países da América Latina remuneram seus mestres substancialmente melhor que aqui: no Chile, o salário anual é de US$ 17.770, e no México, de US$ 15.556. 

Enquanto o Brasil tratar seus professores assim, a Educação do país continuará piorando. Acorda, povo! Vamos exigir a Revolução da Educação! Tentemos salvar a próxima geração, enquanto ainda há tempo!

Um bom começo é defenestrar do poder aqueles que estão lá há doze anos e nada fizeram para melhorar esse quadro.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.