sábado, 20 de dezembro de 2014

Resenha do filme: Uma Longa Viagem

Uma Longa Viagem (The Railway Man, 2013)

Vamos para mais uma resenha de filme. Uma bem contada história sobre amor, ódio, obsessão, guerra, vingança, conciliação e perdão, Uma Longa Viagem (The Railway Man, 2013) vale o ingresso.

Durante a II Guerra Mundial, o oficial britânico Eric Lomax (Colin Firth velho, Jeremy Irvine novo) é capturado em Singapura pelas forças japonesas e enviado para um campo de prisioneiros, sendo forçado a trabalhar na construção da Ferrovia da Birmânia. Durante seu tempo no acampamento, Eric é torturado pelo Kempeitai (braço do Exército Imperial Japonês), por ter desenhado um mapa da ferrovia (graças à sua obsessão por trens) e por ter construído um rádio improvisado (com o objetivo de ouvir as notícias da guerra).

Décadas depois, ainda sofrendo com o trauma psicológico oriundo de suas experiências de guerra, Eric, incentivado por sua esposa Patti (Nicole Kidman) e seu amigo Finlay (Stellan Skarsgård), decide encontrar e enfrentar um de seus captores, ainda vivo. Ele retorna ao local onde foi violentamente torturado e consegue rastrear um de seus algozes, um homem chamado Takashi Nagase (Hiroyuki Sanada). O tenso reencontro entre os personagens, décadas após o horror da guerra, é o ponto alto do filme.

O roteiro é baseado no livro autobiográfico de Eric Lomax, e relata os horrores vividos pelos soldados que foram feitos prisioneiros no sudeste da Ásia, durante a II Guerra Mundial. Só nos trabalhos forçados durante a construção da Ferrovia da Birmânia, estima-se que mais de 100 mil pessoas morreram.

Conciliação e perdão são possíveis mesmo após as mais bárbaras atrocidades? Uma Longa Viagem nos dá uma resposta para esta complicada questão.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.