segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Uma coincidência horripilante - o encontro dos navios Rodeur e León


Em abril de 1819, o navio negreiro francês Rodeur saiu de Biafra (região que hoje é parte da Nigéria) com destino a Guadalupe, com uma tripulação de 22 homens livres e 162 escravos. Após 15 dias de viagem, uma misteriosa e terrível doença dos olhos apareceu entre os escravos no deque inferior, levando-os à cegueira. O cruel capitão atirou 36 escravos doentes ao mar, mas nem assim conseguiu evitar que o mal se espalhasse entre a tripulação. Eventualmente, todos a bordo estavam completamente cegos, à exceção de um único homem.

E então aconteceu um dos mais impressionantes incidentes na história das navegações. Conforme o Rodeur avançava pelo Oceano Atlântico com este único homem saudável no leme, um outro navio foi avistado, com todas as velas ajustadas. Aquele foi um momento feliz no Rodeur, que imediatamente se aproximou do navio estranho, na esperança de encontrar homens com habilidade para navegá-lo. No entanto, ao chegar perto o suficiente, o homem percebeu que o navio estranho estava desgovernado, aparentemente sem ninguém a bordo. Chegando ainda mais perto, ele percebeu que a outra embarcação estava, sim, tripulada, mas que a mesmíssima doença acometera os seus homens, sem deixar ninguém livre. Com gritos frenéticos, os tripulantes do navio negreiro espanhol León imploravam pela mesma ajuda que os do Rodeur buscavam.

Este encontro horripilante foi tema de um poema em língua inglesa, de John Greenleaf Whittier, intitulado "The Slave-Ships":

"Help us! for we are stricken 
With blindness every one; 
Ten days we’ve floated fearfully, 
Unnoting star or sun. 
Our ship’s the slaver Leon, – 
We’ve but a score on board; 
Our slaves are all gone over, – 
Help, for the love of God!

On livid brows of agony 
The broad red lightning shone; 
But the roar of wind and thunder 
Stifled the answering groan; 
Wailed from the broken waters 
A last despairing cry, 
As, kindling in the stormy light, 
The stranger ship went by."

Na impossibilidade de ajudarem um ao outro, os dois navios seguiram suas viagens. No dia 21 de junho, o navio francês Rodeur finalmente conseguiu chegar a Guadalupe, onde seu último marinheiro enfim adoeceu e ficou cego.

Do navio espanhol León, nunca mais houve notícias.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.