segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Observatório da imprensa esportiva #5 - O Globo

Na sua edição desta segunda-feira 8, o caderno de esportes d'O Globo sepultou de vez a sua reputação, com a publicação de um infográfico com erros históricos grosseiros, referentes à história do Campeonato Brasileiro. É uma pena que o tradicional caderno, que já teve em suas páginas as geniais crônicas de Nelson Rodrigues, hoje esteja rebaixado à condição de fanzine do clube predileto de seus editores.

A primeira incorreção: Flamengo campeão de 1987. A informação "dividiu o título com Sport"
está equivocada - o clube pernambucano sempre foi e continua sendo o único campeão oficial.
Vide post A verdade sobre 1987.

OK, até compreendo que a questão de 1987 é polêmica, e que o jornal tenha seu posicionamento (que nada tem de imparcial, vale dizer, já que as Organizações Globo patrocinaram apenas o módulo que o Flamengo venceu). Mas reparem que 1987 não é a única manipulação do infográfico: ora, por que o início se dá em 1973 e não em 1967? Será que é para esconder o Campeonato de 1970, conquistado pelo Fluminense? (coisa que, aliás, o jornal sempre fez, ao longo de sua história, numa vergonhosa tentativa de apagar fatos do passado, à moda do ditador soviético Stalin)

Entretanto, o pior ainda viria: a parte mais equivocada do infográfico estava depois, na parte sobre os rebaixamentos...

"Homenagem" aos "gigantes rebaixados": recorde mundial de equívocos.

São tantos os erros que eu não sei por onde começar. O leitor desatento bate os olhos e logo conclui: dos gigantes, o Fluminense é o clube que mais caiu, o único rebaixado quatro vezes. Equívoco: os rebaixamentos de 1996 e 2013, embora tenham acontecido, foram cancelados, e portanto não deveriam constar de lista alguma. OK, é um direito do jornal fazer constar os tais rebaixamentos não-concretizados, desde que: 1) explique corretamente os fatos e 2) adote o mesmo tratamento para todos os clubes. O Globo, vergonhosamente, não cumpriu nenhuma destas duas condições.

Vejamos a explicação dada pelo jornal sobre 1996: "movimento dos clubes impediu que o tricolor jogasse a Série B em 1997". Equívoco: o Fluminense teve seu rebaixamento cancelado porque o Campeonato de 1996 estava comprometido, com resultados fabricados no escândalo 1-0-0 (os leitores que quiserem conhecer os detalhes, vide post A verdade sobre 1996). Os clubes que foram salvos do descenso foram, na verdade, Corinthians e Atlético Paranaense, envolvidos na manipulação dos resultados. Mas observem que, ali, no escudinho do Corinthians, não consta o ano de 1996...

Passemos agora à explicação dada pelo jornal sobre 2013: "com erro de escalação, a Portuguesa perdeu 3 pontos e caiu". Não foram 3 pontos, foram 4. Mas o pior é: cadê a citação ao Flamengo, cara pálida? Ora, o Flamengo terminou o Campeonato atrás do Fluminense (confiram aqui) - contar um rebaixamento para o Flu em 2013 e não contar um para o Fla é uma demonstração inequívoca de parcialidade. Uma análise crua da tabela revela que o erro da Portuguesa salvou o Flamengo do descenso, não o Fluminense (insisto, confiram aqui).

O exposto acima já seria suficiente para demonstrar a sanha mentirosa do caderno de esportes d'O Globo, pois fica evidenciada uma perseguição insana ao Fluminense. Os rebaixamentos "polêmicos" de outros clubes são varridos para debaixo do tapete. Cadê 1996 na lista de rebaixamentos do Corinthians, conforme a explicação acima? Cadê 2013 na lista de rebaixamentos do Flamengo, conforme a explicação acima? Cadê os rebaixamentos do Botafogo em 1986 e 1999?

Vídeo: jornalista Fernando Vanucci anunciando rebaixamento 
do Botafogo em 1986.

Por que só mostrar as "manobras" do Fluminense - e ainda de forma tão escandalosamente mentirosa? Qual é o interesse do jornal O Globo em diminuir tanto o Fluminense, incontestavelmente o clube mais importante da história do futebol brasileiro?

O jornal O Globo está convidado a publicar este meu texto em seu site e em sua seção de cartas. Já o Fluminense Football Club deveria, em minha opinião, exigir uma retratação por parte do veículo.

PCFilho

6 comentários:

  1. "Repita uma mentira mil vezes, e ela passará a ser vista como verdade."

    (Goebbels, ministro da propaganda na Alemanha Nazista)

    ResponderExcluir
  2. Flamerda..Nunca cai por causa da GloboFla..essa é a verdade que ninguém fala..flamerda sem a Globofla ia viver de que esse time é uma VERGONHA do Futebol Brasileiro GloboFla.com VERGONHA,VERGONHA,VERGONHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai vc acordou? Nunca caiu, porque nunca foi merecido, o resto é desculpa de time que vive caindo nos resultados do campo, mas de vez em quando se salva por "erros" dos outros.

      Excluir
    2. Marcelino, em 2013 o Flamengo se salvou por causa de um erro da Portuguesa... ;)

      Excluir
    3. Verdade, mas foi a única, e não por causa de uma pseudo armação da globo, quando cair vai cair mesmo, assim como ocorreu com o Corinthians. O resto é invenção de torcedor querendo ver o flamengo na segunda de qualquer jeito.

      Excluir
  3. Parem de comprar essa merda, divulguem o máximo possível o nome do jornalista que fez esse lixo, vamos queimar o filme dele.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.