sábado, 15 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 15 de julho


1904: a assembleia geral extraordinária aceitou a sugestão de Oscar Cox e Mario Rocha, e mudou as cores oficiais do Fluminense Football Club para verde, branco e grená. Em viagem a Londres, Cox e Rocha não conseguiram adquirir tecido cinza e branco para confeccionar os uniformes, e assim enviaram uma carta ao clube, sugerindo a mudança. Após a leitura da carta, houve um debate entre os sócios, e o Fluminense decidiu se tornar tricolor, demonstrando sua vocação para a beleza.

1928: em amistoso internacional no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Sporting de Lisboa por 4 a 1, diante de uma multidão estimada em 40.000 pessoas (a procura por ingressos foi tamanha que o Fluminense posicionou 2.000 cadeiras na pista de atletismo, para comportar o excedente de público). Os gols tricolores foram dos atacantes Lagarto, Preguinho (2) e Alfredinho, com João dos Santos marcando para o Sporting. Esta foi a primeira vitória do Fluminense sobre um clube europeu. O onze tricolor, sob o comando técnico de Eugenio Medgyessy, jogou com Batalha; Paulo e Py; Nascimento, Fernando Giudicelli e Fortes (Ivan Mariz); Ripper, Lagarto, Alfredinho, Preguinho e Milton. O Sporting, que havia conquistado o vice-campeonato português duas semanas antes, atuou com: Cipriano; Carlos Alves e Jorge Vieira; Martinho, Serra-e-Moura e Matias; João Francisco, Abrantes Mendes (João dos Santos), Armando Martins, Cervantes e José Manuel Martins. Como o jogo valeu a belíssima Taça Vulcain, pode-se dizer que esta vitória do Fluminense foi a primeira conquista internacional de um clube brasileiro. Muito provavelmente, foi também a primeira taça intercontinental do mundo, isto é, o primeiro troféu disputado por clubes de continentes diferentes.
A Taça Vulcain, foto de Matheus Mello Berwanger.

1944: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, diante de uma multidão superior a 50 mil pessoas em São Januário (22.370 pagantes, e os sócios de America e Vasco que não pagaram ingresso), o Fluminense derrotou o America por 3 a 0, gols de Pinhegas (2) e Magnones (de falta). No jogo, o goleiro tricolor Batatais defendeu uma cobrança de pênalti de Maneco. A atuação do médio Bigode na proteção à defesa também foi muito elogiada.

1945: em jogo do primeiro turno do Campeonato Carioca, na rua Conselheiro Galvão, o Fluminense ganhou por 5 a 1 do Bonsucesso. Os gols da vitória tricolor foram de Orlando Pingo de Ouro, Carlinhos (contra), Geraldino e Rodrigues Tatu (2).

1951: em partida amistosa, o Fluminense venceu o Goiânia por 4 a 1, no Estádio Pedro Ludovico, na capital de Goiás. Lino, Villalobos (2) e Pé de Valsa marcaram os gols do Fluminense no jogo.

1956: numa tarde de glória para o zagueiro Pinheiro, o Fluminense conquistou o Torneio Início do Campeonato Carioca, no Maracanã. No primeiro jogo, houve empate em 0 a 0 com o Botafogo, com o Tricolor se classificando nos pênaltis, Pinheiro convertendo suas três cobranças, e Garrincha chutando uma das suas na trave. Na segunda partida, ocorreu novo empate em 0 a 0, contra o Bangu, com o Tricolor novamente se classificando nos pênaltis, após cinco cobranças perfeitas de Pinheiro. No terceiro duelo, aconteceu mais um empate em 0 a 0, com o Canto do Rio, e o Fluminense voltou a se classificar nos pênaltis, com mais três gols de Pinheiro. Na grande decisão, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bonsucesso, gol de Genivaldo, aos 2 minutos do 2º tempo. Pinheiro provou que é um excepcional cobrador de pênaltis, e provavelmente é o único atleta a ter marcado 11 gols no mesmo dia no Maracanã! Fluminense, campeão do Torneio Início!

1973: na sequência da campanha que culminaria na conquista do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Flamengo, diante de 62.665 pagantes no Maracanã. Apesar do tropeço, a torcida tricolor aplaudiu seu time, que dominou o jogo, e chegou a chutar duas bolas na trave. Nas semanas seguintes, o Fluminense provaria que os aplausos foram merecidos...

1979: no Maracanã, o Fluminense derrotou o Botafogo por 4 a 1, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. Fumanchu (2), Rubens Galaxe e Nílson Andrade (contra) marcaram os gols tricolores no clássico.

2010: pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, a primeira depois da pausa para a Copa do Mundo, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Grêmio Prudente, no Maracanã. O gol do Fluminense na partida foi marcado por Fred, de cabeça, aos 16 minutos do primeiro tempo. A campanha tricolor passou a ser de 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, e terminaria da melhor maneira possível...

2012: pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo, no Engenhão. O gol do Fluminense no clássico foi assinalado por Fred, de cabeça, aos 8 minutos do segundo tempo. Após 9 rodadas, o Fluminense era o único invicto da competição: somava 19 pontos ganhos na tabela de classificação, com 5 vitórias e 4 empates. Era o início da campanha que culminaria na conquista do quarto Brasileirão da história tricolor.

****

Aniversariante do dia:

Sylvio Kelly dos Santos (1935), nadador, jogador de pólo aquático e presidente do Fluminense Football Club. Sylvio Kelly competiu nos Jogos Olímpicos de 1952 e 1956, como nadador. Nos Jogos de Helsinki, nadou os 1.500 metros livre e os 4x200 metros livre, e chegou a quebrar o recorde brasileiro dos 1.500, com o tempo de 19:26.8, mas não se classificou às finais. Nos Jogos de Melbourne, nadou os 400 metros livre, também não chegando à final da prova. Conquistou a medalha de bronze com a Seleção Brasileira de pólo aquático nos Jogos Pan-Americanos de 1959, em Chicago. Foi presidente do Fluminense entre 30/01/1981 e 26/01/1984, período em que o clube conquistou o Campeonato Carioca de 1983, e adquiriu o terreno e iniciou a construção do Centro de Treinamentos de Xerém.


PCFilho

2 comentários:

  1. Foto da Taça Vulcain tirada pelo meu filhinho (hoje com 19 anos e cerca de 1,86 M, mas sempre será meu filhinho)!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.