domingo, 9 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 9 de julho


1911: em jogo da terceira rodada do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense venceu o America por 4 a 0, gols de James Calvert (3) e Belfort Duarte (contra). Foi a terceira das seis vitórias que deram ao Fluminense o título de campeão invicto naquela temporada.

1922: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Ferrer, o Fluminense derrotou o Bangu por 4 a 1. Os gols tricolores no jogo foram assinalados por Machado (3) e Welfare.

1931: em jogo amistoso, disputado no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o America por 5 a 1. Os gols tricolores na partida foram de Preguinho (2), Alfredinho (2) e Demósthenes.

1952: na decisão do Torneio Torneio José de Paula Júnior (quadrangular com os três grandes times de Minas Gerais - Cruzeiro, Atlético e América), em Laranjeiras, o Fluminense venceu o Cruzeiro por 3 a 2, e ficou com a taça. Os gols tricolores foram marcados por Quincas (de pênalti) e Orlando Pingo de Ouro (2). Este foi o último jogo do Fluminense antes da estreia na Copa Rio, o Mundial de Clubes.

1953: em jogo pelo Torneio Interestadual do Paraná, o Fluminense venceu a Cambaraense por 2 a 0, gols de Larry e Paraguaio, no Estádio Regional de Cambará. A Cambaraense seria vice-campeã paranaense naquela temporada.

1977: em partida pela Copa Vale do Paraíba, no Estádio José Procópio, em Juiz de Fora, o Fluminense empatou com o America em 1 a 1. O gol tricolor foi do centroavante argentino Narciso Doval. O Fluminense seria o campeão da competição, ao vencer o Volta Redonda na semana seguinte.

1983: na segunda rodada do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 1 a 0, gol de Leomir, cobrando pênalti. O Tricolor começava com duas vitórias a campanha que terminaria na conquista do título, em dezembro, no triangular contra Bangu e Flamengo.

1987: no belíssimo Parc des Princes, o Fluminense derrotou o Paris Saint-Germain por 1 a 0, na semifinal do tradicional Torneio de Paris. Mesmo desfalcado de Ricardo Gomes e Romerito, que serviam as seleções nacionais de Brasil e Paraguai na Copa América, o Tricolor voltou a fazer bonito em gramados parisienses. O gol da vitória tricolor na capital francesa foi marcado por Washington, aos 39 do 2º tempo. No dia seguinte, o Fluminense tentaria conquistar seu segundo Torneio de Paris, na final contra o Bordeaux (confiram o resultado aqui, nas efemérides de amanhã!).

1994: no Cotton Bowl, em Dallas, nos Estados Unidos, a Seleção Brasileira derrotou a Holanda por 3 a 2, e avançou à semifinal da Copa do Mundo. O gol da vitória do Brasil foi marcado pelo lateral-esquerdo Branco, do Fluminense, em cobrança espetacular de falta, aos 35 minutos do segundo tempo.


2008: em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense venceu o Atlético Paranaense por 3 a 0, gols de Dodô, Darío Conca e Somália. Foi a primeira vitória tricolor naquele Brasileirão - até a semana anterior, o Fluminense voltara todas as suas atenções para a disputa da Copa Libertadores, competição na qual terminou vice-campeão.

2015: o Fluminense derrotou o Cruzeiro por 1 a 0, no Maracanã, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O gol da vitória foi marcado pelo meio-campista Gustavo Scarpa, aos 28 minutos do segundo tempo.

****

Aniversariantes do dia:

João Rodrigues Lara Filho, o Lara (1906), meia-direita com 11 gols marcados em 55 partidas pelo Fluminense, entre os anos de 1935 e 1937. Foi campeão carioca em 1936.

José Dias da Silva Neto (1937), ponta-esquerda que integrou o elenco tricolor na temporada de 1959.

Flávio Almeida da Fonseca, o Flávio Minuano (1944), um dos maiores centroavantes da história do Fluminense, com 93 gols marcados em 114 partidas disputadas com a camisa tricolor, entre 1969 e 1971. Foi campeão do Campeonato Carioca e da Taça Guanabara de 1969, do Campeonato Brasileiro de 1970, e do Campeonato Carioca e da Taça Guanabara de 1971. Foi o autor do épico gol do título do Carioca de 1969, na decisão contra o Flamengo. Na crônica sobre esta final, Nelson Rodrigues escreveu: "Mas foi engraçado: — por muito tempo, ninguém acreditou no Fluminense, ninguém. Um dia, Flávio veio de São Paulo. Era o ponta-de-lança mais esperado que um Moisés. Queríamos um goleador. E nunca mais se interrompeu a ascensão para o título.".


Gildásio Barbosa da Silva (1956), meia-atacante com 11 gols marcados em 33 partidas pelo time profissional do Fluminense, entre as temporadas de 1975 e 1979. Foi campeão carioca em 1976.

Fábio Pereira da Silva (1990), lateral-esquerdo formado pelo Fluminense, negociado com o Manchester United antes de estrear pelo time profissional tricolor.

Rafael Pereira da Silva (1990), irmão gêmeo de Fábio, lateral-direito formado pelo Fluminense, negociado com o Manchester United antes de estrear pelo time profissional tricolor. Conquistou a medalha de prata com a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Fábio e Rafael, os laterais gêmeos do Fluminense.

PCFilho

Um comentário:

  1. Acrescentado um evento:

    1994: no Cotton Bowl, em Dallas, nos Estados Unidos, a Seleção Brasileira derrotou a Holanda por 3 a 2, e avançou à semifinal da Copa do Mundo. O gol da vitória do Brasil foi marcado pelo lateral-esquerdo Branco, do Fluminense, em cobrança espetacular de falta, aos 35 minutos do segundo tempo.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.