sexta-feira, 28 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 28 de julho


1918: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no campo da rua Paysandu, o Fluminense derrotou o Andarahy por 1 a 0, graças ao gol do centroavante Welfare, o "Tanque Inglês". O Tricolor rumava a passos firmes para a conquista do bicampeonato.

1929: em partida do returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Bangu por 1 a 0. O ponta De Mori marcou o gol da vitória tricolor.

1940: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, na rua Ferrer, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Bangu. Os gols do triunfo tricolor foram assinalados por Romeu Pellicciari e Adílson. O Fluminense acumulava 8 vitórias, 1 empate e 1 derrota, na campanha que terminaria com a conquista do título de campeão.

1946: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, diante de 15.344 pagantes em General Severiano, o Fluminense perdeu por 3 a 2 para o Botafogo. Orlando Pingo de Ouro e Ademir Menezes marcaram os gols tricolores no jogo. Fluminense, Botafogo, Flamengo e America protagonizavam o Campeonato mais disputado da história, que terminaria com os 4 clubes empatados em pontos. Teriam que decidir o título no Supercampeonato - em que o Fluminense terminou na frente, vencendo a partida final contra o mesmo Botafogo...

1954: em jogo realizado no Maracanã, o Fluminense venceu o Deportivo La Coruña, da Espanha, por 3 a 0, gols de Didi (2, um de falta) e Esquerdinha (de pênalti).

1963: em jogo do turno do Campeonato Carioca, perante 63.168 pagantes no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Vasco. Os gols que garantiram a vitória tricolor no clássico foram de Joaquinzinho (2) e Manoel.

1977: no segundo amistoso da excursão à Europa, o Fluminense derrotou o Olympique Nice, da França, por 2 a 1, no Stade du Ray, em Nice. Os gols tricolores foram de Marinho Chagas (de pênalti) e Doval. Foi a segunda vitória do Fluminense sobre o Olympique Nice (a primeira foi em 1961, uma goleada por 7 a 2).

1979: em jogo do Campeonato Carioca, em Marechal Hermes, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Americano, gols de Kléber e Fumanchu.

1992: no jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Picos. Os gols da vitória tricolor foram de Sandro e Moresche.

****

Aniversariantes do dia:

Emmanuel Coelho Netto, o Mano (1898), herói tricolor, ponta-direita com 9 gols em 67 atuações com a camisa do Fluminense, entre os anos de 1917 e 1922. Irmão mais velho de Preguinho e filho do escritor Henrique Maximiano Coelho Netto, Mano fez parte do lendário time tricampeão carioca em 1917, 1918 e 1919. Ele foi o segundo atleta do Fluminense a falecer durante sua carreira no clube (após Archibald French, vítima da epidemia de gripe de 1918). Durante uma partida pelo Campeonato Carioca de 1922, Mano sofreu um choque violento, e teve que sair de campo para ser atendido. Apesar das fortes dores, voltou ao gramado para não prejudicar o time, já que substituições não eram permitidas, e permaneceu em campo até o fim do jogo. Em decorrência do choque, Mano teve uma hemorragia interna, que acabou por matá-lo semanas depois, em 30 de setembro de 1922. No dia seguinte, o triste contraste: enquanto a multidão chegava a Laranjeiras para o Brasil x Uruguai do Campeonato Sul-Americano, o corpo de Mano era conduzido ao cemitério de São João Baptista, em Botafogo, em um emocionante cortejo com 200 automóveis. Sobre o caixão do jovem mártir tricolor, estava a bandeira do Fluminense.


Jerônimo Teixeira dos Santos (1930), meia-esquerda com 7 gols marcados em 23 partidas pelo Fluminense, entre os anos de 1950 e 1951.

Carlos Alberto Batista da Silva (1974), meia-atacante com 3 atuações pelo Fluminense, na temporada de 1993.

PCFilho

Um comentário:

  1. Observação: segundo O Globo Sportivo ( http://memoria.bn.br/DocReader/104710/7179 ), os gols do Fluminense em 28/07/1946 foram de Orlando Pingo de Ouro e Pedro Amorim (não Ademir Menezes, que teria dado o passe para o gol).

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.