sábado, 8 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 8 de julho


1905: foi fundada, na sede do Fluminense, no Rio de Janeiro, a Liga Metropolitana de Football, por cinco clubes (Fluminense, Botafogo, America, Bangu e Football & Athletic), para a organização do Campeonato Carioca, a partir do ano seguinte.

1917: em jogo do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Carioca por 4 a 2, no campo da Estrada Dona Castorina. Os gols tricolores foram marcados por Zezé, Couto, Oswaldo Gomes e Raul. O goleiro tricolor Marcos Carneiro de Mendonça defendeu um pênalti. Esta foi a quarta vitória do Fluminense em quatro jogos, no início da campanha do título tricolor.

1923: no campo do Botafogo, na rua General Severiano, o Fluminense derrotou o Botafogo por 2 a 1, em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Zezé e Coelho.

1928: em partida do Campeonato Carioca, na rua Figueira de Melo, o Fluminense venceu o Villa Isabel por 1 a 0, gol de Preguinho, aos 16 minutos do 1º tempo, cobrando falta.

1943: em amistoso interestadual, diante de 10.141 pessoas no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o São Paulo por 3 a 2. Os gols tricolores foram de Maracaí (2) e Tim. A partida foi parte da I Olimpíada Tricolor, competição entre atletas de diversas modalidades esportivas, representantes de Fluminense e São Paulo

1944: em partida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense goleou o Madureira por 7 a 1, no Estádio de Laranjeiras. Os gols tricolores foram de Pedro Amorim, Magnones (2), Pinhegas, Simões (2) e Baztarrica.

1951: em amistoso interestadual, o Fluminense goleou o Vasco de Aracaju por 7 a 1, no Estádio João Hora de Oliveira. Os artilheiros tricolores foram Villalobos (2), Orlando Pingo de Ouro (2), Joel, Didi e Quincas.

1962: o Fluminense venceu o São Cristóvão por 1 a 0, em Figueira de Melo, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. O gol da vitória foi marcado por Quarentinha, aos 15 minutos do 2º tempo.

1970: em partida do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Madureira por 1 a 0, em Laranjeiras. O gol que garantiu a vitória tricolor foi do artilheiro Flávio, aos 10 minutos do 1º tempo.

1973: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, Fluminense e Vasco empataram em 0 a 0, diante de 44.780 pessoas no Maracanã. Foi o primeiro jogo do Tricolor após a vitoriosa excursão à África. O Carioca de 1973 terminaria com o Fluminense campeão.

2012: na partida comemorativa do centenário do Fla-Flu, pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, diante de 38.862 pessoas no Engenhão. O gol da vitória tricolor foi do centroavante Fred. Após 8 rodadas, o Fluminense era o único invicto da competição: somava 18 pontos ganhos na tabela de classificação, com 5 vitórias e 3 empates. Era o início da campanha que culminaria na conquista do quarto Brasileirão da história tricolor.

2017: o time sub-15 do Fluminense foi campeão da Taça Guanabara, ao derrotar o Flamengo por 2 a 1, em Laranjeiras. Os guerreirinhos atuaram com a seguinte escalação: Marcelo; Israel, Felipe, Davi e Arthur; Lucas Calegari, Kaká e Nathan; Lincon, Miguel e Praxedes. O atacante Miguel foi o autor dos dois gols tricolores na decisão, e também o artilheiro geral da competição, com 16 gols marcados.

****

Aniversariantes do dia:

Luis Alberto Rocha Pirola, o Luis Alberto (1954), atacante formado no Fluminense, com 14 gols marcados em 43 jogos como profissional do clube, entre 1973 e 1977. Foi campeão da Copa São Paulo de 1973, bicampeão carioca em 1975 e 1976, e campeão do Torneio de Paris de 1976.

José Edgar Brochado Pereira, o Edgar (1967), zagueiro com 3 gols marcados em 84 partidas pelo time profissional do Fluminense, entre as temporadas de 1987 e 1990.

Maurício Assoline (1970), goleiro com 8 atuações pelo Fluminense, todas na campanha do título do Campeonato Carioca de 2002.

Cássio Alessandro de Souza (1986), zagueiro com um gol marcado em 47 jogos pelo Fluminense, entre os anos de 2009 e 2010. Foi campeão brasileiro em 2010.

Reginaldo Manoel da Silva Junior (1992), zagueiro formado no Fluminense, integrante do elenco atual do clube. Tem até hoje 2 gols marcados em 17 jogos com a camisa tricolor, todos na temporada de 2017.

PCFilho

3 comentários:

  1. Acrescentado um evento:

    1905: foi fundada, no Rio de Janeiro, a Liga Metropolitana de Football, por 6 clubes (Fluminense, Botafogo, America, Sport Club Petrópolis, Paysandu Cricket e Rio Cricket), para a organização do Campeonato Carioca, a partir do ano seguinte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas fontes dizem que a fundação da LMF foi no dia 8 de junho (o que me fez publicá-lo inicialmente nas efemérides daquela data). Porém, o Jornal do Brasil de 10/07/1905 data o evento em 08/07/1905, o que encerra a discussão.

      Excluir
    2. Texto corrigido, de acordo com informações do texto "História das Ligas e Federações do Rio de Janeiro", de Antonio Carlos Napoleão:

      1905: foi fundada, na sede do Fluminense, no Rio de Janeiro, a Liga Metropolitana de Football, por cinco clubes (Fluminense, Botafogo, America, Bangu e Football & Athletic), para a organização do Campeonato Carioca, a partir do ano seguinte.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.