quinta-feira, 20 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 20 de julho


1919: em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Botafogo por 2 a 1. Os gols foram de Zezé e Welfare para o Fluminense, e Vadinho para o Botafogo. Foi a quarta vitória da campanha que culminaria na conquista do tricampeonato carioca.

1941: em grande atuação do centroavante argentino Luis María Agustín Rongo, o Fluminense ganhou por 9 a 0 do São Cristóvão, no Estádio de Laranjeiras, em jogo do segundo turno do Campeonato Carioca. Rongo marcou 6 gols na partida, igualando o recorde de Buchan (em 1909) e Welfare (em 1917). Os outros gols da partida foram de Carreiro e Pedro Amorim (2). Aquele timaço do Fluminense terminaria campeão carioca com uma campanha espetacular, de 22 vitórias em 28 jogos, e o melhor ataque da história da competição (106 gols-pró). Rongo foi o artilheiro do Fluminense naquela temporada, marcando ao todo 30 gols.

1947: na Ilha do Retiro, no Recife, o Fluminense ganhou por 6 a 3 do Santa Cruz, em jogo amistoso. Os gols do Fluminense na partida foram marcados por Rodrigues Tatu, Ademir Menezes (4) e Juvenal. O goleiro tricolor Robertinho defendeu uma cobrança de pênalti.

1952: pela manhã, como parte dos festejos do cinquentenário, foi realizado no Estádio de Laranjeiras o emocionante "Grande Desfile", organizado por Arthur Antunes Moraes e Castro, o Laís (campeão carioca em 1917, 1918, 1919 e 1924), com a participação de atletas do passado, do presente e do futuro do Fluminense. Em um momento comovente, o sócio-fundador Félix Frias, tetracampeão carioca entre 1906 e 1909, mesmo com graves problemas de saúde, apareceu de pé na tribuna de honra, chorando e acenando, e foi ovacionado pela multidão tricolor.

À tarde, perante 63.536 pessoas no Maracanã, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Rio, o Campeonato Mundial de Clubes, o Fluminense derrotou o Peñarol, do Uruguai, por 3 a 0, gols de Marinho (aos 36), Orlando Pingo de Ouro (aos 44, de pênalti) e Marinho novamente (aos 30 do segundo tempo). Com o resultado, o Fluminense se classificou para a semifinal da competição, em que enfrentaria o Áustria Viena (que perdeu para o Corinthians por 2 a 1, no Pacaembu). Seis atletas da Seleção Uruguaia que vencera a Copa do Mundo de 1950 jogaram esta partida pelo Peñarol: Rodríguez Andrade, Romero, Schiaffino, Ghiggia, Vidal e Míguez. O clube uruguaio gentilmente presenteou o Fluminense com uma placa de homenagem ao cinquentenário - que está até hoje exposta na sede do clube, em Laranjeiras.

No mesmo dia, no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Helsinki, na Finlândia, a Seleção Brasileira juvenil derrotou a equipe de Luxemburgo por 2 a 1, com três jogadores do Fluminense no time (Mauro Torres, Larry e Milton Bororó). O primeiro gol do Brasil foi de Larry.

1969: em jogo da quinta rodada da Taça Guanabara (competição disputada à parte do Campeonato Carioca), o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Vasco, no Maracanã. O Tricolor, que já havia sido campeão carioca no épico Fla-Flu, terminaria campeão também da Taça Guanabara, confirmando ser mesmo o melhor time do Rio de Janeiro.

1972: o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Bonsucesso, no Maracanã, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. Os gols do triunfo tricolor foram assinalados por Artime e Jair Pereira.

1976: em partida válida pelo torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Montreal, no Canadá, a Seleção Brasileira sub-23 derrotou a Espanha por 2 a 1, com três jovens jogadores do Fluminense em campo: os zagueiros Edinho e Edval, e o meio-campista Erivelto.

1977: o Fluminense derrotou o Bangu por 4 a 0, no Maracanã, em partida do Campeonato Carioca. Zezé (2), Marinho Chagas e Carlos Alberto Pintinho marcaram os gols da vitória tricolor.

1992: o Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 1, gols de Moresche e Wagner, no Estádio Luso-Brasileiro, pela Copa Rio de Janeiro. O público de 616 pessoas foi provavelmente o menor da história do Fla-Flu, duelo conhecido como "Clássico das Multidões".

2014: o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Santos, no Raulino de Oliveira, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. O gol da vitória tricolor foi assinalado pelo meio-campista argentino Darío Conca, aos 16 minutos do segundo tempo. No mesmo dia, mais cedo, no Estádio de Laranjeiras, os reservas do Fluminense empataram em 0 a 0 com o Exeter City, da Inglaterra, em amistoso comemorativo do centenário da Seleção Brasileira (cujo primeiro jogo foi contra o clube inglês, em 21/07/1914, no mesmo local - confiram aqui, nas efemérides de amanhã!).

****

Aniversariantes do dia:

Alberto Santos Dumont (1873), o genial inventor do avião, sócio número 11, torcedor e frequentador assíduo do Fluminense Football Club.
Santos Dumont arbitrando uma partida de tênis, na sede do Fluminense.

Francisco Ferreira, o Chiquinho (1931), zagueiro com 15 atuações pelo Fluminense entre as temporadas de 1950 e 1951.

Jorge de Souza (1939), lateral-direito e zagueiro, com 21 partidas pelo Fluminense entre as temporadas de 1966 e 1967, tendo sido campeão do Torneio Pará-Guanabara em 1966. Em 1960, quando atuava pelo America, Jorge havia sido carrasco do Fluminense, marcando o gol do título do Campeonato Carioca, mesmo lesionado (na época, substituições não eram permitidas). 

Edmilson Claudinei Pereira da Silva (1971), zagueiro com 24 partidas pelo time profissional do Fluminense, entre as temporadas de 1991 e 1992.

Susana Werner (1977), atriz, torcedora do Fluminense, que chegou a atuar pelo time feminino do clube, em 1997.

João Paulo Purcino de Almeida (1990), lateral-esquerdo formado pelo Fluminense, com 37 atuações pelo time profissional tricolor, entre 2008 e 2009.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.