terça-feira, 4 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 4 de julho



1909: o Fluminense venceu mais uma no Campeonato Carioca: 4 a 0 no Riachuelo, com três gols de Emile Etchegaray (um de pênalti) e um de Waymar. O jogo foi no campo do Fluminense, na rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras). O Tricolor seguia firme rumo ao tetracampeonato.

1920: em jogo do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Villa Isabel por 3 a 0, com três gols de Machado.

1937: em amistoso no Estádio Carlos Guinle, em Petrópolis, o Fluminense goleou o Serrano por 6 a 0, gols de Russo (2), Lara e Hércules (3).

1943: em partida do Campeonato Carioca, em General Severiano, o Fluminense venceu o Botafogo por 1 a 0, gol de Pedro Amorim. Na partida, o goleiro tricolor Batatais defendeu um pênalti.

1946: em amistoso interestadual, em Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Palmeiras por 4 a 1. Os gols tricolores contra o time paulista foram de Ademir Menezes, Pedro Amorim, Paulo e Pé de Valsa.

1954: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, para 29.382 pessoas no Maracanã, o Fluminense venceu o Palmeiras por 2 a 0, gols de Ramiro, aos 30 do segundo tempo, e Telê, aos 35.

1957: no oitavo jogo do giro pela América do Sul, no Estádio General Santander, em Cúcuta, na Colômbia, o Fluminense venceu o Cúcuta Deportivo por 1 a 0, gol de Alecir. O saldo da excursão tricolor pelos países vizinhos passou a ser de 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

1968: em amistoso, no Estádio Olímpico de Porto Alegre, o Fluminense venceu o Grêmio por 2 a 0, com dois gols de Samarone.

1971: na sua estreia na Taça Guanabara, o Fluminense, recém-coroado campeão carioca, venceu o America por 2 a 0, com dois gols de Flávio, no Maracanã. Naquele ano, a Taça Guanabara foi uma competição à parte do Campeonato Carioca - e o Fluminense conquistou ambos os títulos.

1976: em partida do Campeonato Carioca, diante de 22.880 pessoas no Raulino de Oliveira, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 2 a 1. Os dois gols do triunfo tricolor foram marcados pelo meia Carlos Alberto Pintinho.

****

Aniversariantes do dia:

Albérico Luiz Pereira dos Santos (1946), zagueiro com 18 atuações pelo Fluminense entre 1969 e 1970. Atuou em três partidas da vitoriosa campanha do Campeonato Brasileiro de 1970.

Luiz Carlos Mazzee, o Alemão (1968), lateral-direito com 7 partidas pelo Fluminense, durante o Campeonato Carioca de 1989.

Josafá Braga dos Santos (1980), atacante com um gol marcado em 16 atuações com a camisa tricolor, na temporada de 2003.

PCFilho

Um comentário:

  1. Observação: as fontes divergem quanto ao aniversário de Josafá. Algumas citam a data de nascimento como 04/07/1980, outras como 04/01/1980.

    As fontes mais confiáveis (fluzao.info e FutRio) apontam 4 de julho.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.