sábado, 29 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 29 de julho


1928: em amistoso internacional no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense voltou a vencer o Sporting de Lisboa, desta vez por 3 a 2. Os gols tricolores foram de Alfredinho, Preguinho e Lagarto. Com o resultado, o Fluminense recebeu a Taça Leal Santos. O jogo foi uma tentativa de revanche por parte do Sporting, que perdera para o Fluminense por 4 a 1 em 15 de julho. O Sporting, que havia conquistado o vice-campeonato português semanas antes, empatara em 1 a 1 com o Vasco no dia 22, e perderia para a Seleção Carioca por 3 a 2, no dia 2 de agosto.

1942: em jogo do primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Vasco por 1 a 0, gol de Carreiro, aos 38 minutos do segundo tempo, no Estádio de Laranjeiras.

1971: no Maracanã, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o Botafogo, em jogo válido pela Taça Guanabara (competição à parte do Campeonato Carioca, já conquistado pelo Tricolor). Apesar do tropeço, o Fluminense conquistaria também a Taça Guanabara, ao derrotar o Flamengo na partida final, três dias depois (confiram aqui, nas efemérides de 1º de agosto).

1973: o Fluminense seguia implacável em sua campanha rumo à conquista do Campeonato Carioca: vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, no Maracanã, com gol de Dionísio, aos 4 minutos do segundo tempo. O próximo Fla-Flu, no dia 22, seria a decisão da competição - e o campeão seria o Tricolor...

1984: na quinta rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Americano, no Godofredo Cruz, em Campos, com gol de Assis, de cabeça. O campeão brasileiro iniciava bem no certame estadual, com 4 vitórias e 1 empate em 5 jogos - o bicampeonato Carioca viria em dezembro, após triangular com Vasco e Flamengo.

2000: o Fluminense estreou no Campeonato Brasileiro, naquele ano chamado de Copa João Havelange, com uma vitória por 2 a 0 sobre o Bahia, gols de Magno Alves e Donizete Amorim. A partida, disputada no Estádio do Maracanã, marcou o retorno do Tricolor ao principal torneio do país, após as ausências de 1998 e 1999.

2012: em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Atlético Mineiro, no confronto entre os dois melhores times da competição. O centroavante Fred chegou a marcar o gol da vitória tricolor, aos 42 minutos do segundo tempo, mas o bandeirinha Vicente Romano Neto marcou impedimento, erradamente. O zagueiro tricolor Gum foi o melhor jogador em campo. O Fluminense passou a ter 26 pontos ganhos na tabela de classificação, com 7 vitórias, 5 empates e 1 derrota. Era o início da campanha que culminaria na conquista do quarto Brasileirão da história tricolor.

****

Aniversariante do dia:

José Alves dos Santos Júnior, o Júnior (1969), zagueiro com 12 atuações pelo Fluminense na temporada de 1993.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.