segunda-feira, 13 de abril de 2009

Fidalguia

"Vence o Fluminense, usando a fidalguia, branco é paz e harmonia... Brilha ao sol da manhã ou à luz do refletor, salve o Tricolor!"

Assim se encerra o hino do Fluminense Football Club. Lamartine Babo, o autor da bela letra, captou com perfeição o espírito que reina em Álvaro Chaves. Ao Fluminense não basta vencer; é preciso vencer jogando limpo, é preciso vencer com fidalguia. Fidalguia, palavrinha difícil, desconhecida por muita gente. Cabe defini-la, como se estivéssemos num dicionário: "qualidade de fidalgo, generosidade, nobreza de caráter".

Agora que os leitores sabem exatamente o significado da palavra que é o tema da minha redação, podemos prosseguir. O Fluminense sempre foi, ao longo de sua centenária história, exemplo de fidalguia. Foram raros os desvios de conduta na instituição. O maior deles, o estouro do champagne em 1996, foi cruelmente explorado pela imprensa, de forma a demonizar o Tricolor. Tudo isso justo no ano em que, valendo-se de sua tradicional fidalguia, o clube preferiu ser rebaixado a recorrer aos tribunais (para ganhar os pontos do Santos pela escalação irregular do colombiano Usuriaga).

Cito agora um exemplo mais recente, mais vivo na memória dos leitores: a Taça Libertadores de 2008. O torneio é tido como o mais violento do mundo: o clima de guerra impera. Em cada escanteio, o cobrador é intimidado pela torcida ali pertinho. Nos jogos, os jogadores são tão ríspidos que pontapés parecem valer tanto quanto gols. Eu dizia a todos, com o orgulho de ser tricolor vazando dos meus olhos: "Vamos jogar esse campeonato com fidalguia. Vamos vencer a guerra sem precisar dar botinadas". Quase todos, inclusive tricolores, me retorquiam: "Assim o Fluminense não vencerá a Libertadores". Pois bem, eis que os meus diálogos anteciparam exatamente o que seria o campeonato: o Tricolor exibiu uma fidalguia inexcedível, foi o time mais disciplinado de toda a competição, e acabou perdendo a taça. Com um agravante: na finalíssima, a Liga de Quito não foi nada fidalga, apelando para todos os tipos de atitudes anti-desportivas, do minuto inicial até a disputa de pênaltis.

No último domingo, tivemos mais um exemplo de nossa eterna fidalguia. O Fluminense entra no Maracanã para enfrentar o Flamengo, e é garfado do primeiro ao último minuto pelo Marcelo de Lima Henrique, árbitro que reconhecidamente torce para o clube da Gávea. Em tempo: isso não seria problema algum, se não influenciasse na sua arbitragem. Pois bem, e o que fazem jogadores, técnico e dirigentes? Simplesmente não reclamam da arbitragem, nem antes nem depois da partida. O Botafogo, sem obrigação com a tal "fidalguia", fez um barulhento escarcéu contra o mesmo juiz-ladrão no ano passado. Como resultado, o Campeonato Carioca é mais uma taça que não irá para a abarrotada sala de troféus do Fluminense.

A questão que levanto para discussão é: a fidalguia está nos atrapalhando? Se quiser retomar o caminho de glórias, o Fluminense precisará abandonar a fidalguia? Ou é o cenário que está errado, e precisa mudar? Aguardo vossas opiniões.

PC

7 comentários:

  1. Não. O Fluminense nunca deve deixar de lado a fidalguia.
    É uma das coisas que mais me orgulham no meu time.
    Entretanto, acho que tem que brigar pelo que é certo e direito, como no caso do jogador do Santos.
    Mas na Libertadores, não. Não deve apelar ele mesmo para o lado anti-desportivo, sujo, para poder ganhar.
    Sou totalmente contra ganhar de qualquer forma e a qualquer custo e ficar marcado como um clube que vence por desonestidades.

    ResponderExcluir
  2. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5324202139143640278

    ResponderExcluir
  3. Relato BRILHANTE do Pedro Henrique, da comunidade do Fluminense:

    O conceito de fidalguia foi, aos poucos, pelos tempos, mudando. Principalmente no esporte. Hoje, todos atos em que prevaleça o beneficio próprio são praticados, mesmo sendo anti-desportivos e exemplos de falta de amor não ao próximo, mas sim ao esporte, ao futebol.

    O Fluminense infelizmente prende-se ao antigo conceito de fidalguia. Fidalguia de uma época já não mais vista na atualidade. Conceitos irreverentes, que se desfazem com os passares de tempos. Destrói-se o caráter e respeito mútuo. Faz-se da guerra e da raiva o conceito vencedor. E isso faz bem! Faz bem quando se visa o melhor para o esporte; para o futebol.

    Exemplos não faltam. Caros colegas, vos pergunto: Quem é o time mais temido, o maior vencer, o maior conquistador das Américas? Sim, o Boca Juniors. Um clube onde reina, por crescimento do futebol, a garra, a luta, a forca, o medo. O conceito, hoje, vencedor. Devemos então mudar de acordo com a sociedade futbolística ou seguir nossos conceitos e ideais?

    Somente o próprio Fluminense sabe esta resposta. Uma briga de conceitos, que, se aplicados corretamente, geram os mesmo fruto: um bom futebol, vencedor, conquistador. Podemos comparar então, ate mesmo com a antiga briga de ideais entre socialismo e capitalismo. Dois conceitos totalmente opostos, mas, que se bem aplicados, geram, no caso, um bem mútuo a uma sociedade. E é isso que queremos. Quereremos um bem não só ao Fluminense, mas também a todos os clubes que prezam pela conquista correta e limpa, para que possamos aprimorar essa loucura de paixão ao esporte desta nação.

    ST

    ResponderExcluir
  4. Ah a Fidalguia jamais deve morrer. É marca registrada do Fluminense Football Club, é aquilo que nos faz diferentes. Está para o Fluminense como o sal está para o mar. Você até pode colocar sal na água doce, mas vai torna-la água salgada e não mar.

    Os ataques da mídia só tornam isso mais evidente. Não importa quantos campeonatos você me roube, eu continuarei sendo melhor do você.

    ResponderExcluir
  5. Não. O Fluminense nunca deve deixar de lado a fidalguia.
    É uma das coisas que mais me orgulham no meu time.
    Entretanto, acho que tem que brigar pelo que é certo e direito. [2]

    ResponderExcluir
  6. PC, PC, prometa que as palavras "penalty" e "LDU" não serão mais pronunciadas num mesmo post

    ResponderExcluir
  7. No dia que o Fluminense perder a fidalguia ele deixa de existir

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.