sábado, 13 de março de 2010

Recordar é viver - Fluminense 1, América 0


Rio de Janeiro, 27 de abril de 1975.

Amigos, o Maracanã presenciou um de seus grandes jogos: Fluminense e América quebraram lanças em uma batalha inesquecível.

A partida foi marcada pelo intenso equilíbrio. A recém-estabelecida Máquina Tricolor, comandada em campo por Rivellino, lutou contra um América arrumadinho, com seu perigoso trio gaúcho (Ivo, Bráulio e Flecha). No meio-de-campo, a disputa foi acirrada, principalmente entre Ivo e Rivellino. Os dois brigaram muito, na bola e na catimba.

As defesas tiveram grande atuação. Alex fez uma de suas melhores partidas pelo América. Silveira e Edinho formavam uma bastilha tricolor, inexpugnável. O zero a zero teimoso persistia no placar. Quando o ponteiro Gil, do Fluminense, perdeu um gol inacreditável, a prorrogação tornou-se inevitável. Como se não bastassem os noventa minutos regulamentares, as duas equipes partiram para mais dramáticos trinta minutos.

Quando o tempo extra já estava para se esgotar, Bráulio tentou aplicar um banho-de-cuia em Marco Antônio, ao invés de isolar a bola. Resultado: errou a jogada, e precisou dar um tapinha na bola. O árbitro Carlos Costa assinalou a falta perigosa. Sete jogadores do América na barreira, e o coro pedindo Rivellino vinha da arquibancada lotada.

O ex-Menino do Parque, hoje um revalorizado Curió das Laranjeiras, pegou distância e soltou o foguete. A bola bateu na cabeça de Geraldo, fez uma curva, e foi morrer à esquerda do goleiro País, que só pulou por desencargo de consciência. Em êxtase, Rivellino correu para o fosso, e então começou a festa tricolor.

Com a vitória carregada de dramaticidade, o Fluminense conquistou a Taça Guanabara e o direito de disputar as finais do Campeonato Carioca.

PC
(crônica feita para o Pavilhão Tricolor)

Ficha Técnica:
27/04/1975 - Fluminense 1 x 0 América
Competição: Campeonato Carioca de 1975 (Decisão da Taça Guanabara).
Local: Estádio do Maracanã (Rio de Janeiro).
Árbitro: Carlos Costa.
Renda: Cr$ 1.910.335,00.
Público: 96.035 pagantes.
Fluminense: Félix; Toninho, Silveira, Edinho e Marco Antônio; Zé Mário, Kléber e Rivellino; Gil, Manfrini (Erivelto) e Zé Roberto. Técnico: Paulo Emílio.
América: País; Orlando, Alex, Geraldo e Álvaro; Ivo, Bráulio e Tadeu Ricci; Flecha, Neco e Paulo César. Técnico: Danilo Alvim.
Cartões Amarelos: Rivellino e Ivo.
Gol: Rivellino aos 119' (14' do 2º tempo da prorrogação).

15 comentários:

  1. Comentários no Pavilhão Tricolor:

    1 Sábado, 13 Março 2010 02:35 Ivo
    Caro Paulo, vale a pena lembrar um destes fatos que fazem história. Um ano antes Fluminense e América decidiram a Taça Guanabara, o time do América era o praticamente o mesmo. O placar foi o mesmo. E sabe como foi o gol do América? Um jogador do Fluminense, creio que Marco Antonio, foi dar um lençol num jogador do América, perdeu a bola e fez falta. Na cobrança o América fez o gol. Um ano depois, tudo se repete, só que com mais dramaticidade, último minuto, última bola do jogo e primeiro título de Rivelino como jogador de clube. Saudações tricolores.


    2 Sábado, 13 Março 2010 09:48 Paulo Cezar da Costa Martins Filho
    Obrigado pelo comentário, Ivo!

    É verdade, em 1974 Fluminense e América também haviam decidido a Taça Guanabara. O lateral-direito Orlando fez o gol do título. Só não sabia que havia sido em circunstância tão parecida. (não vivi esses tempos maravilhosos do Fluminense)

    ResponderExcluir
  2. 3 Sábado, 13 Março 2010 12:50 Eduardo Rodrigues
    Voltando a realidade..
    Fora do jogo JC e Conca.
    Quem nosso professor vai escalar?
    Marquinho e Thiaguinho.
    Da p entender?
    E tinha gente fazendo campanha pro Cuca n escalar o andre lima.

    FORA CUCA

    ResponderExcluir
  3. 4 Sábado, 13 Março 2010 13:32 Paulo Cezar da Costa Martins Filho
    Eduardo Rodrigues,

    Não sou favorável a uma campanha "fora Cuca" no momento, não. Não concordo 100% com as escalações dele, mas é fato que os resultados dele no Fluminense são excelentes.

    Desde que ele assumiu, foram apenas 4 derrotas:
    - Grêmio 5 x 1 no Olímpico (lembrando que o Grêmio não perde lá há mais de um ano).
    - Flamengo 2 x 0 no Maracanã (com arbitragem suspeitíssima de Marcelo de Lima Henrique).
    - Liga 5 x 1 na altitude.
    - Flamengo 5 x 3 no Maracanã (novamente com arbitragem do flamenguista).

    Deixa o cara trabalhar. :)

    ResponderExcluir
  4. Alguém tem que dizer pro Eduardo Rodrigues que não temos reserva para o Conca no elenco. E os reservas dos meias defensivos são Diogo e Thiaguinho, jogadores com características bem diferentes das dos titulares.

    Cabe mais um agradecimento à nossa inestimável diretoria.

    ResponderExcluir
  5. 5 Sábado, 13 Março 2010 14:10 Administrator
    Desculpa meu facha mas vou ter que discordar.... dessas 4 derrotas 3 o time tomou 5. Se nos queremos o Flu forte, n pode ser assim. Time grande n toma 5 no mesmo jogo. Foram 3 jogos de 5 em menos de 1 ano. E n falo nos resultados. Ate pq se vc olhar bem, nosso elenco n eh fraco, apesar de achar que n eh forte. E estadual n conta. Porra dos 3 jogos que contam no estadual o Flu foi mal nos 3. Com o Fla, depois de um primeiro tempo bom fizemos um segundo tempo, POR CULPA DO TREINADOR, ridiculo. Tirou o Cassio e pos o Kiesa?!?! Sendo que esse Kiesa seria dispensado pelo o Cuca duas semanas depois. Cade o criterio? No segundo jogo que valia algo, contra o Vasco, n conseguimos ganhar de um time infinitamente inferior, por CULPA DO TECNICO, que escalou o entao Bruno Veiga, de titulaar e depois disso nunca mais escalou-o de novo. Cade o Criterio?!?!? Sendo que nosso melhor atacante Alan, pedeu um penalte que bateu bem e infelizmente acertou a trave. O que fez nosso tecnico? Pos ele de titular no jogo contra o Confianca, onde o time todo foi mal e agora ele n eh nem opcao de banco. P quem?!?! Pro Andre Lima. Ate acho que o Andre tem entrado bem, mas ele eh infinitamente inferior ao Alan. E n adianta a desculpa que o Alan n trara retorno financeiro. Pq o Andre tb n! Fora a falta de tato com alguns jogadores ano passado. O PC por exemplo que foi o melhor lateral que vi jogar no Flu da decada de 90 p ca. Hj em dia podia ser opcao pro meio campo. So isso ja daria justa causa em qualquer empresa. N eh so resultado. Ate pq esse ano ainda n deu p comprovar nada. Perdemos na semi final do primeiro turno do Estadual. Entao n me venhaa com resultados em cima de Jubiraquara e Paratinoia. Para um clube profissional necessitamos profissionais corretos em todas as areas. ps: O que faz o Thiaguinho no Fluminense? Sera que n tinha ninguem da base do mesmo nivel? FORA CUCA

    ResponderExcluir
  6. Como fala besteira esse "Administrator"!!!

    É impressionante!!! Os resultados do ano passado foram contra "jubiraquaras" da vida? Cruzeiro, Atlético Mineiro, Palmeiras, Cerro Porteño, Universidad de Chile são "jubiraquaras"?

    Deve ser mais uma dessas marionetes da globo que acham que Copa Rio vale menos que toyotinha, que o Flu só tem um brasileiro e que o framengo é hexa...

    ResponderExcluir
  7. PC, fora cuca tb é demais!!! Pra chamar quem? Os Muricis da vida? Acho que não é hora para se tirar o técnico. Vendem o Maicon e trazem André Lima. Ele entrou e não fez nada. Conca não joga, o Everton é expulso, sem armador, nem desse timeco do América nós ganhamos. Concordo quanto ao tal Thiaguinho, mas daí a crucificar o Cuca, vai uma distancia grande. É para refletir e ver que não temos esse time todo, mas aqui no Rio, ninguém tem.
    O texto está ótimo, e fui a esse jogo em que vencemos o América, e ambos os clubes tinham muito mais time qie hoje. Saudades desses bons tempos!!!
    Inté!

    ResponderExcluir
  8. Pois é, LC. Não temos reservas para Conca e WS10. Nossos reservas da cabeça de área não sabem sair jogando. Também não temos reservas para o Mariano. O clube precisa contratar, e só está vendendo...

    ResponderExcluir
  9. 6 Sábado, 13 Março 2010 20:23 Eduardo Rodrigues
    E o Flu com 35 cabecas de area n consegue marcar ninguem...
    e nem atacar...
    e o digao eh banco pro cassio...
    SO NA CABECA DO CUCA.

    E TEM GENTE QUERENDO DEIXAR O CUCA TRABALHAR

    7 Sábado, 13 Março 2010 20:51 Administrator
    Desculpa mas quem gosta do Thiaguinho n eh tricolor... e Termina o primeiro tempoe o cuca n muda no meio .

    ResponderExcluir
  10. 8 Sábado, 13 Março 2010 21:42 Administrator
    So digo o seguinte a partir de HJ. FORA CUCA! ps"comecar com o dieguinho no banco? Ai falaram que ele jogou quinta? Mas sabiam que o JC tinha se machucado quarta depois do jogo? Pq deixaram o dieguinho jogar quinta? E pq o dieguinho n esta com os profissionais ???? Que lateral temos pro banco do JC? Marquinho? ALGUEM POR FAVOR ME EXPLICA A CONTRATACAO DO THIAGUINHO!

    ResponderExcluir
  11. Meu primeiro jogo!!!

    Este foi meu primeiro jogo no Maracanã. Estou procurando a imagem deste gol no You tube mas não acho. Alguém já viu em algum lugar?

    Marcelo Pires Cerveira

    ResponderExcluir
  12. Me lembro como se fosse hoje; meu pai com o radio motorola na mao na varanda e Orlando Batista Narrando a cobranca de falta de Rivelino, assim que a bola entrou meu Pai jogava o radio para o ar e na volta jogava denovo. Inesquecivel !
    No ano anterior tinhamos ido assistir a decisao com o America tinha ganhado 1x0 com o Gol de Orlando de falta.

    ResponderExcluir
  13. Rivelino Gol de falta pelo Fluminense 1975.
    Se vc quer assistir este gol do RIva de falta no youtube digite exatamente com coloquei acima na primeira linha

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.