sexta-feira, 5 de março de 2010

Resenha: Tricolor 3 x 0 Tigres


Amigos, adivinhem quem foi o meu personagem da quinta-feira. Eu queria variar um pouco, mas Wellington Silva não deixa. Na noite de Engenhão vazio, o jovem foi, mais uma vez, o melhor jogador em campo.

O primeiro gol tricolor saiu em cobrança de escanteio de Darío Conca pela direita: Fred antecipou-se à zaga e cabeceou para as redes. O artilheiro prometeu 60 gols para 2010, mas até agora só marcou quatro. É melhor acelerar o ritmo.

Quando Wellington Silva dominava a bola e partia para cima, os defensores do Tigres entravam em desespero. Numa dessas arrancadas, o garoto deu passe milimétrico para Fred, que rolou para Everton marcar o segundo. Fluminense 2 a 0, jogo praticamente resolvido ainda no primeiro tempo.

A segunda etapa mostrou uma partida sonolenta, preguiçosa mesmo. O Tigres estava satisfeito com a derrota pequena. Por sua vez, o Fluminense também não fazia muita força para tentar ampliar o score.

Já nos minutos finais, o argentino Conca assinalou seu gol, em cobrança de falta. Maicon teve sua participação, ao encobrir a visão do goleiro adversário.

Domingo, no Maracanã, teremos o primeiro clássico da Taça Rio, contra o Botafogo, campeão da Taça Guanabara. Nosso técnico Cuca, vencedor das últimas três Taças Rio, conhece muito bem o quadro de General Severiano, tanto tempo treinado por ele. À torcida tricolor, deixo a convocação: vamos subir as rampas, e empurrar o Fluminense para um importante triunfo.

PC
(crônica feita para o Pavilhão Tricolor)

14 comentários:

  1. Pro clássico, eu iria com:
    Rafael; Gum, Cássio e Digão; Mariano, Diguinho, Everton, Conca e WS; Maicon e Fred.

    *****

    Comentários no orkut.

    ResponderExcluir
  2. Digão não joga suspenso. Então botaria o Leandro Euzébio. Ou mudaria o esquema, colocando o Júlio César e adiantando WS.

    ResponderExcluir
  3. Comentário no Pavilhão Tricolor:

    Sexta, 05 Março 2010 05:45 Raphael
    Como é burocrático esse Julio César!!!!!
    Digão foi expulso infantilmente e não lembra nem de longe o Guerreiro de 2009...
    Não falo de mudar para o Clássico logo, mas acho que podiamos tentar um meio com Conca e WS e o ataque com Maicon e Fred...

    ST

    ResponderExcluir
  4. PC, só vi o segundo tempo, mas o time brincou de perder gols... sem contar a infantilidade do Digão quase no fim do jogo, né? O time precisa ter um pouco mais de cabeça, ontem dava prá fazer (sem exagero) uns 6... ficamos só nos 3. Não pode é dar esse mole nos clássicos, porque contra time pequeno a gente já viu que nenhum "grande" vai ter dificuldade prá vencer...

    ST!

    ResponderExcluir
  5. Uma coisa chama atenção. O garoto tem jogado muito bem mas, sofre no quesito preparo físico. Foi substituído nos dois jogos com essa alegação. Para o clássico eu correria o risco de inverter, deixar o Maicon como titular e o WS entrando no decorrer da partida pegando a defesa já cansada. Contra o próximo pequeno creio que pode ser testada uma formação com Maicon, WS e Fred, com o Maicon funcionando como um homem de meio campo e marcando quando estivermos sem a bola ele possui aplicação tática e fôlego para tal.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que o Fluminense esta voltando ao ritmo desejado, o Fred fez gol com bola rolando e participou de jogadas, o Maicon esta voltando a jogar aos poucos, o Digão também, daqui a pouco voltam Dalton e Equi Gonzalez e fica tudo certo.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado a todos pelos comentários.

    Bom, pra mim craque tem que jogar. WS, Maicon, Fred e Conca não podem ficar de fora.

    Não dá pra escalar todo mundo junto? Claro que dá. Zagallo escalou Tostão, Pelé, Rivellino, Carlos Alberto, Gérson e Jairzinho no mesmo time...

    ResponderExcluir
  8. Esse campeonato carioca é sonolento mesmo. Atuações apáticas são mais do que naturais. Confio no time.

    ResponderExcluir
  9. só nào coloca diogo e thiaguinho que t[a tudo certo.

    maicon no ataque e ws recuado no meio.

    ResponderExcluir
  10. Sexta, 05 Março 2010 07:01 Cesar
    Cuca, trate de se virar com este "problema bom", mas não podemos nos dar ao luxo de ter WS ou Maicon no banco. Os dois precisam jogar ao lado do Fred. Dê um jeito (até mesmo porque abrem bastante pelas pontas).
    O Equi tem que estar neste time, ao lado do Conca, mas como são apenas 11 em campo, o negócio é trabalhar um esquema tático menos convencional e mais adaptado ao nosso material humano (continuo não entendendo o papel de manter um "lateral", se não defende e não ataca. Não pelo jogador, mas pela função que (não) tem exercido durante o jogo,
    Arrebentem no Domingo !!!

    Sexta, 05 Março 2010 07:22 Marco Aquino
    Eu colocaria o Fernando Henrique na lateral esquerda.

    Aquela lateral tá com praga forte. Quem for colocado alí desaprende a jogar futebol.

    Então coloca o FH que tem uma reza mais forte, reza essa que o mantém no Fluminense até hoje.

    ST

    Sexta, 05 Março 2010 08:06 Eduardo da Silva Manfredo
    Continuo com a opinião de que o Maicon em forma é mais decisivo que o WS.

    Sexta, 05 Março 2010 10:28 Adib Murad
    Ano passado dava pra fazer uma animação stop-motion com as fotos do Fred no jornal. Toda semana tinha uma variando um pouquinho o grito de gol e o uniforme. Tomara que 2010 seja o ano da animação quadro-a-quadro do Wellington Silva.

    Sexta, 05 Março 2010 10:31 Oda
    Colocaria um esquema 4-3-3

    Conca - WS FRE e Maicon

    A defesa do Botafogo é fraca.. temos que atacar o tempo inteiro.....

    Sexta, 05 Março 2010 10:33 Bernardo Pinheiro Lins
    Não acho o JC esse cocô todo que pintam. Tem bom passe, sabe chegar na frente, mas já pode ser incomodado pelo Dieguinho e não Marquinhos como o Cuca fica insistindo.

    O time está jogando bem, entendo como o melhor do Rio, mas nossa defesa ainda é a reserva e muito lenta, quando Gum e Dalton (nossos melhores zagueiros) voltarem a jogar juntos, acho que o time vai se acertar.

    Será que o Gum volta?

    Que WS, Conca, Maicon e Fred o que? Quem é que marca nesse time? Não podemos ter 4 jogadores sem funções defensivas além de dois alas. É derrota na certa para um time mais qualificado.

    ResponderExcluir
  11. Sexta, 05 Março 2010 12:03 Oda
    Bernardo.. .A melhor defesa é o ataque....

    Poderíamos jogar com dois zagueiros fixos e dois cabeças de área que marcam.....um dos laterais não subiria tanto.

    ou, se prefirir, 3 zagueiros 4 no meio e 3 no ataque

    Sexta, 05 Março 2010 12:08 Bernardo Pinheiro Lins
    Oda,

    Se o Cuca quisesse jogar assim, não teria sacado o WS. Acho impossível jogar assim contra times melhores.

    O Santos é diferente, os times grandes e pequenos de São Paulo estão TODOS uma baita merda. Tirando Ganso, Neymar e Robinho, o time é fraco...

    Jogar com 3 atacantes como o Barcelona, somente com 4 zagueiros, dois volantes e Conca.

    Sexta, 05 Março 2010 12:43 Lucas
    Atuar com QUATRO jogadores que não sabem marcar é circunstância desesperada de jogo: abafa para jogo aéreo ou tentativa de algo quando nada se tem a perder.

    Entrar em campo com Conca, Wellington Silva, Maicon e Fred seria pedir para ser GOLEADO pelo Foguinho. Bastaria deixar um na sobra deles atrás, bloquear a saída de bola e limitar nossas opções aos chutões para o alto. Joel Santana engoliria nosso time.

    Sempre bato na mesma tecla: apontem UM time competitivo e campeão nos últimos 15 anos que tenha jogado com mais de 3 jogadores que não sabem marcar - pode ser 2 meias-ofensivos mais 2 atacantes, 3 meias-ofensivos mais 1 atacantes ou 1 meia ofensivo mais 3 atacantes. Já antecipo que será dificil encontrar.

    Encher time de atacantes achando que isso melhora a performance ofensiva é coisa de colunista velhaco que não tem compromisso com resultado, tipo Calazans, e de prof. Pardal. Especialidade, por exemplo, do Renato Gaúcho. Ele só sabia fazer isso, tirar um volante e meter um atacante. Dá errado na imensa maioria das vezes.

    O futebol de hoje se ganha na linha do meio-campo. Todos os times competitivos, sem exceção, congestionam seus meios com maioria de jogadores que têm boa ou excelente noção de marcação. Aqueles que jogam no 4-4-2 costumam entrar com um volante de pegada à frente da zaga, dois meias que saibam marcar e saibam sair para o jogo e um ponta de lança com menos obrigações defensivas (mas que, preferencialmente, saiba ao menos cercar o adversário). Aqueles que jogam no 3-5-2, ídem: apenas 1 dos meias com menos obrigações defensivas. Esses esquemas facilitam para os zagueiros, que jogam sempre na sobra, com menor exposição, e também para os atacantes, que recebem mais bolas e se desgastam menos.

    Para o jogo com o Foguinho, eu iria de Rafael, Gum, Dalton e Cássio; Mariano, Diguinho, Éverton, Conca e Julio Cesar; Maicon e Fred. Reparem que esse time fica devendo um volante de ofício. Só temos Diogo no elenco para a função. É um risco que eu correria em função da limitação do Diogo. É o caso de mandar Diguinho e Éverton jamais avançarem juntos. E pedir atenção aos laterais na recomposição (será assim até contratarmos um volante decente, o que considero prioridade).

    Quanto ao Julio Cesar, sim, está burocrático. Mas não está comprometendo. É preciso entender que ele saiu de uma condição no Goiás onde era protagonista, recebia muitas bolas e cobrava todas as faltas e escanteios, para a condição de coadjuvante, de jogar mais para o time e mesmo de se adaptar aos novos companheiros. Não concordo que se deva colocar carga em cima dele, muito menos com a insistência do Cuca em sempre sacá-lo para colocar o péssimo Marquinho. Deixem o Julio Cesar desenvolver seu jogo. Ele é muito bom jogador e vai crescer bastante com a sequência de jogos.

    Saboia

    ResponderExcluir
  12. Sexta, 05 Março 2010 12:56 Eduardo Rodrigues
    Em nenhuma possivel escaalacao do Flu Paulo Cezar, pode constar o Leandro Euzebio.
    Nunca!
    Isso eh jaba do treinador! O Goias n libera ninguem bom, vide Vitor, Fernandao e liberou o Leandro Euzebio?

    O JC acabava o contrato de emprestimo e o clube n tinha dinheiro p comprar!

    Esse zagueiro n pode ser nem banco no Flu!
    Do que adianta tiraar o Luiz Alberto e o Ed Carlos do Elenco e trazer leandro Euzebio.
    O Flu nunca eh campeao, pq esse jabas de tecnico e diretoria, que existem em todo lugar mas no Flu eh impressionante a quantidade, sempre entregam em jogos decisivos.

    O Flu tem que parar de pedir contraatacao p tecnico de futebol. Tecnico so pode pedir craque! Medio jogador quem deveria decidir eh uma isenta diretoria

    Sexta, 05 Março 2010 12:59 Eduardo Rodrigues
    Boa Aquino...
    De repente o exu, o espirito ruim do FH resolve o problema.
    Pq o que ele tem n eh padrinho dentro do clube, ele tem eh um pacto com o demonio...
    Nunca vi um goleiro ser tao ruim, ganhar tanto, e vai se aposentar no Flu. Ninguem quer a praga...
    Quando ele ajudou no banco do Flu no final do ano passado, dando chute na cara de jogador, ajudando em ferimento do outro, cantei a pedra, efetiva na comissao tecnica...

    Sexta, 05 Março 2010 13:04 Eduardo Rodrigues
    Lucas desculpe mas vc ta errado...
    Primeiro pq o Maicon marca.
    E segundo eu vi o paarreira montanddo o gtime do corinthians assim e ganhando a copa do brasil e estadual...
    Era gil, david e leandro (leandro marca como o maicon)
    Entao eh possivel sim levar o cabneco jogando desse jeito...
    O problema eh que p jogar assim tem que ter bons marcadores...
    E p mim quem fala que o diogo eh bom marcador n saabe futebol... N rouba uma bola ... So para a jogada...
    nossos laterais tb n marcam....
    Precisava de pelo menos um p marcar bem como o corinthians daquele tempo, ja que o kleber la tb n marcava...
    E temos que ter dois zagueros bons.,.. n Sei se Gum esforcado e digao novo dariam conta....

    Sexta, 05 Março 2010 13:06 Eduardo Rodrigues
    E outraa coisa Lucas, por o Dalton depois desse tempo todo patrado num classico???
    Ta querendo queimar o muleke!

    Eu n vejo essa bola toda nele, ainda fora de ritmo...
    Quando n se tem bons zagueiros n adiaanata jogara no 352..
    Vai por 3 lixos em campoo???

    Sexta, 05 Março 2010 13:35 Eduardo Rodrigues
    E p finalizar, to rolando um boato que o Diego Souza ta com os dois pes nas laranjeiras, e o Alan (que o Cuca acabou com a carreira dele, n deixando nem mais no banco) vai pro Palestra. Eu quero ele, se eh rubro negro nos so descobrimos quando jogou na favela.
    Sempre respeitou instituicao do Flu quando jogou aki...
    Depois de ser chingado beijou escudo la, mas isso eh muito diferente o que o WS fez com a gente, desrespeitando a camisa enquanto jogador do Flu.

    O Diego seria uma contratacao que deixaria o Flu forte, mas continuandpo depender de uma contratacao de primeiro volante.
    Ate pq gosto do Diego na armacao junto com o Conca, forte alto chuta bem e chega bem.
    Voltariamos pro 4 4 2 e ele jogaria de terceiro homem do meio com o diguinho de segundo e um primeiro homem a ser contyratado, testaria o Digao como altentico volante e as vezes de terceiro zagueiro. Flu p ser forte, tem que ter ambicao deste tamanho!

    ResponderExcluir
  13. Sexta, 05 Março 2010 14:22 Lucas
    Pois é, Eduardo. O Maicon marca... e estoura a perna a cada 3 meses. O Leandro é a mesma coisa (já tá no estaleiro lá no Grêmio). Não lhe parece mais inteligente escalar o jogador para fazer aquilo que ele sabe fazer de melhor??

    Vc fala no Corinthians de 2002, na falta de outro dentre muitos, o único exemplo de time que triunfou com 3 atacantes. Aí eu pergunto: vc lembra como foi a campanha? Vc viu as fichas dos jogos? Vc lembra como o resultado do 1º jogo da final foi arranjado? Vc lembra que EM TODO JOGO, no mínimo um (quando não dois) atacante era substituído por um meia, um volante ou um zagueiro? Pois é, eu lembro de tudo isso.

    E lembro também que o time teve dois jogadores que foram convocados para a seleção que seria penta naquele ano: Vampeta e Ricardinho. Coincidência: os dois jogavam no meio. Me dêem Gilberto Silva (ou Josué) e Elano (ou Julio Baptista ou Ramires). Aí a gente pensa em usar 3 atacantes de vez em quando. Até lá, prefiro fazer o que os times competitivos fazem: criar um sistema defensivo forte e sólido.

    Em tempo: Dalton me parece o melhor de nossos zagueiros. Já estava com pubalgia na reta final do ano passado. Se estiver clinicamente curado, tem que ir para o jogo sim. Prefiro um Dalton sem ritmo e vindo de contusão a um Leandro Eusébio no esplendor da forma física - ainda mais no 3-5-2.

    Sexta, 05 Março 2010 14:51 Bernardo Pinheiro Lins
    Perfeito, Lucas.

    Nossa melhor escalação foi a que começou o Estadual contra o Americano:

    Rafael, Gum, Dalton e Cássio, Mariano,Diguinho, Everton, Conca e JC, Maicon e Fred.

    Não chegou a ser repetida uma única vez esse ano por contusões.

    Sexta, 05 Março 2010 15:00 Bernardo Pinheiro Lins
    Diego Souza é bola, mas longe do ataque como queria o Muriçoca e Antônio Carlos.

    Ele é um terceiro homem de meio e tiraria o lugar do Tinga. Ou um ou outro.

    Nossa maior fraqueza é na frente da zaga. Tentaria pegar o Fabinho X-MAN, que está encostado no Cruzeiro. Bom jogador.

    Sexta, 05 Março 2010 16:22 Leandro Monteiro Ottoni Trindade
    Lucas está correto!!!

    Sexta, 05 Março 2010 16:23 Eduardo Rodrigues
    Lucas n foi o que eu falei?
    P jogar no 4-3-3 tem que ter gente que saiba marcar...
    n tem como fzer isso no nosso time eu concordo.

    Bernardo gosto dessa escalacao tb, mas so n gosto do Dalton, n acho que ele joga essa bola toda nque pintam. E tb tenho uma implicancia com esse tipo de cabelo que ele usa. P jogar de cabelinho no rosto tenm que ser craque.

    Flu ainda precisa de um zagueiro e um CABECA DE AREA!

    Sexta, 05 Março 2010 16:40 Bruno Leonardo
    Não adianta termos um esquema tático das galáxias, se a torcida novamente não comparecer.

    Domingo temos que lotar o Maraca e cantarmos mais forte do que os estrelenses solitários.

    Sexta, 05 Março 2010 17:03 Oda
    Acho que Maicon se machuca tanto pq ele não tem corpo.. .tem que faezr um trabalho muscular....

    Nosso time pode jogar nesses 3 esquemas bem (352-433-442), o que não pode ser feito ´o treinador torcar sempre "6 po meia duzia"

    Comece o jogo no 352 e durante a partida , dependendo da situação, ele faz as substituições;

    "CUCA PAPAI E MAMÃE"

    Sexta, 05 Março 2010 21:34 Bernardo de Biase
    Preferia que o retorno do Dalton fosse numa situação mais tranquila, mas não tem jeito. Essa zaga não me passa a menor segurança e ele é um jogador que dá um respaldo pros zagueiros de primeiro combate espetacular.

    ResponderExcluir
  14. Sábado, 06 Março 2010 14:01 João Alberto Ribeiro Britto
    Comprei ingresso agora no Maracanã,ponto neutro de venda. Chegando lá notei que existem 2 guiches para o Flu e somente 1 para o bota. Nos nossos guiches a venda está muito maior(apesar de fraca tb). Para se ter uma idéia o tempo todo tem alguem comprando em nossos guiches, apesar de nao ter filas, quanto ao do bota, o guiche fica por vezes ateh um ou dois minutos vazio. Se mantivermos esta proporçao nos outros pontos estaremos certamente o triplo deles no domingo. Sei que nao eh muita vantagem em se tratando de botafogo mas...não deixa de ser clássico.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.