terça-feira, 2 de março de 2010

Recordar é viver - Quatro homens e um segredo

Santos, 2 de agosto de 1962.

Amigos, quando José Francisco Sasía fez o terceiro gol do Peñarol, aos seis minutos do segundo tempo, o caos se instalou na Vila Belmiro. Em Montevideo, o Santos vencera por 2 a 1, mesmo jogando sem Pelé, lesionado. Bastava um empate em Santos para que o alvinegro praiano levantasse a Libertadores. A torcida santista mal podia acreditar no que via: o Santos vencia por 2 a 1 e, em dois minutos, o Peñarol virou para 3 a 2.

Cabe dizer, para os que nunca viveram: uma final de Libertadores é uma guerra de nervos, um massacre emocional. Não apenas para a equipe, mas também, e principalmente, para a torcida. Quando o árbitro chileno Carlos Robles confirmou o gol uruguaio, foi como se cada santista tivesse seu peito atravessado por uma adaga afiada. A confusão começou porque um dos torcedores do Santos revidou a punhalada, arremessando uma garrafa na direção do bandeirinha Domingo Massaro. A agressão fez Robles interromper a decisão. No centro do gramado, reuniram-se Robles, Massaro, Sergio Bustamante (o outro bandeirinha) e Raúl Colombo (o presidente da Confederação Sul-Americana).

Colombo implorava para Robles reiniciar a partida, com medo do que fariam as 22.000 almas ululantes nas arquibancadas da Vila Belmiro, caso a partida fosse mesmo cancelada. Robles insistia que era impossível recomeçar, por falta de segurança. Após quase uma hora de argumentações, aqueles quatro homens descobriram a única solução: aquele jogo estava oficialmente encerrado, com o placar de 3 a 2 para os uruguaios. Mas a partida seguiria em frente, amistosamente, sem que ninguém mais soubesse que não estava mais valendo. A torcida seria enganada, e só saberia da verdade dois dias depois. Eram quatro homens e um segredo.

O curioso é que, durante a prolongada discussão dos juízes, os jogadores de Santos e Peñarol conversavam animadamente em campo. Falavam sobre as famílias, sobre as viagens de fim de ano, sobre a gloriosa campanha da Seleção no Chile. Nestor Gonçalves falava espanhol e português, e fazia as traduções quando necessário.

Quando o chileno Robles apitou o reinício, torcida e jogadores achavam que tudo estava valendo. A partida seguiu a lógica natural: o Peñarol defendia com unhas e dentes o resultado que interessava; o Santos lançava-se todo para o ataque. Aos 32, o santista Pepe fez o gol de empate, aquele que seria o gol do título. Após mais algumas confusões e paralisações, Robles encerrou a provavelmente mais longa e conturbada partida de futebol já disputada em solo brasileiro. E os jogadores do Santos deram a volta olímpica, para comemorar a conquista. Não sabiam que, na verdade, ainda haveria a partida de desempate, quatro semanas depois, em Buenos Aires.

Com Pelé recuperado, o Santos venceria o desempate no Monumental de Núñez, por incontestáveis 3 a 0. E o Peñarol, que conquistara as duas primeiras Libertadores, não conseguiu o sonhado tri.

PC

Ficha técnica: Santos 2 x 3 Peñarol/URU.
Segunda Partida da Decisão da Copa Libertadores de 1962.
Data: 02/08/1962.
Local: Vila Belmiro (Santos/SP).
Público: 22.000 (estimado).
Renda: Cr$ 5.418.000,00.
Árbitro: Carlos Robles (Chile), auxiliado por Domingo Massaro (Chile) e Sergio Bustamante (Chile).
Santos: Gilmar; Mauro e Calvet; Lima, Dalmo e Zito; Dorval, Mengálvio, Pagão, Coutinho e Pepe. Técnico: Lula.
Peñarol: Luis Maidana; Juan Vicente Lezcano e Núber Cano; Edgardo González, Roberto Matosas (Nestor Gonçalves) e Omar Caetano; Fernández Carranza, Pedro Virgílio Rocha, José Francisco Sasía, Alberto Pedro Spencer e Juan Joya. Técnico: Bella Guttman.
Gols: Spencer, 5'/1T; Dorval, 19'/1T; Mengálvio, 36'/1T; Spencer, 4'/2T; Sasía, 6'/2T; Pepe, 32'/2T (anulado posteriormente).

4 comentários:

  1. Brincadeira...se outra pessoa me contasse não acreditaria...muito amadorismo!

    ResponderExcluir
  2. O interessante é que se nessa época já existisse a estúpida regra do saldo qualificado (que levou o Fluminense para os pênaltis em 2008)o Peñarol teria se sagrado campeão!

    ResponderExcluir
  3. Sávio, a regra do saldo qualificado não levou o Fluminense para os pênaltis, porque ela não vale na final.

    Se houvesse a regra na final, teríamos sido campeões, porque fizemos 2 gols em Quito, e a LDU só fez 1 no Rio.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.