sexta-feira, 12 de março de 2010

Os dois gols de Fred

* Fred exibe camisa em homenagem a Washington (foto de 2009) *

Amigos, confiram minha crônica "Os dois gols de Fred", publicada também no excelente blog Gol de Letras.

Deixe seu comentário, elogio ou crítica, aqui no Jornalheiros, ou lá no Gol de Letras.

Abraço,
PC

*****

Amigos, o Fluminense bateu o Confiança por dois a zero no Maracanã, com dois gols de Fred. Ocorre que não foram dois gols comuns: foram dois gols nostálgicos.

No primeiro gol, a patada de fora da área. Um chute violentíssimo, sem chance de defesa para o bom goleiro Pantera. A nostalgia causada por este tento remete a Rivellino, a doce Patada Atômica da década de 70, da Máquina Tricolor. Os foguetes do craque bigodudo faziam a festa da legião tricolor no Maracanã.

No segundo gol, a cabeçada inapelável. Mais uma vez, Pantera nada podia fazer. A nostalgia causada por este tento remete a Washington, o artilheiro da década de 80, do último time tricampeão do Rio de Janeiro. A torcida tricolor gritava "ão, ão, ão, na cabeça do Negão!". Aldo cruzava, e Washington cabeceava, era mais um gol do Fluminense.

Alguns dirão, "este escriba vive de passado". Ocorre que é necessário relembrar as glórias pretéritas. Ai do clube que não cultiva santas nostalgias. O mestre já dizia: "se quiser saber o futuro do Fluminense, olhe para o seu passado. A história tricolor traduz a predestinação para a glória!".

E isso é tudo.

PC

Um comentário:

  1. "Ai do clube que não cultiva santas nostalgias."

    Isto é tradição. A maioria das pessoas nem sabe o que isso quer dizer.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.