domingo, 30 de julho de 2017

Efemérides tricolores - 30 de julho


1905: mostrando sua vocação de ajuda à comunidade, o Fluminense promoveu uma partida em benefício do Dispensário São Vicente de Paulo, localizado à rua Pereira da Silva, em Laranjeiras. No amistoso, a "Seleção do Rio" empatou em 3 a 3 com a Seleção de Niterói, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras). Os gols cariocas foram de Edwin Cox, Adolpho Simonsen e Edgard Gulden. Entre os presentes ao jogo, estava o prefeito do Rio de Janeiro, senhor Francisco Pereira Passos. Os dois times foram as primeiras "seleções" a jogar ali, no local onde nove anos depois nasceria a mais famosa das seleções. Apesar de a "Seleção do Rio" ter jogado com camisas azuis, era exatamente o time do Fluminense: Francis Walter; Victor Etchegaray e Jack Robinson; Edgard Gulden, Joaquim Araújo e Clyto Portella; Adolpho Simonsen, Costa Santos, Edwin Cox, Emile Etchegaray e Félix Frias. Por isso, alguns historiadores consideram este o 29º jogo da história do clube.

1922: no campo da rua Paysandu, a Seleção Carioca empatou em 2 a 2 com a Seleção Baiana, no primeiro jogo do quadrangular final do Campeonato Brasileiro de Seleções. Os dois gols cariocas foram marcados pelo tricolor Zezé. A Seleção Carioca jogou com: Haroldo (Botafogo); Palamone (Botafogo) e Telefone (Flamengo); Laís (Fluminense), Alfredinho (Botafogo) e Fortes (Fluminense); Leite (Botafogo), Zezé (Fluminense), Nilo (S. C. Brasil), Machado (Fluminense) e Moura Costa (Fluminense).

1944: em jogo do turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 5 a 2 do São Cristóvão. Os gols tricolores foram de Magnones (2) e Simões (3), com João Pinto e Alfredo descontando para os visitantes. O goleiro tricolor Batatais defendeu uma cobrança de pênalti no segundo tempo da partida.

1947: em partida amistosa, no Pacaembu, o Fluminense fez uma grande exibição e derrotou o Palmeiras por 5 a 2. Os gols tricolores foram assinalados por Pinhegas (2), Ademir Menezes, Rodrigues Tatu (de falta) e Orlando Pingo de Ouro.

1950: o Fluminense disputou sua primeira partida no Estádio do Maracanã: foi um empate em 0 a 0 com o Olaria, com duração de somente vinte minutos, pelo Torneio Início. Na definição por pênaltis, Amaro converteu as três cobranças do Olaria, e Didi converteu apenas duas para o Fluminense (a rigor, os dois primeiros gols tricolores no Maracanã). Neste dia, o Bangu tornou-se o primeiro clube campeão no Maracanã. No dia 12 de agosto, contra o mesmo Olaria, o Fluminense enfim disputaria sua primeira partida completa no Maior do Mundo.

1952: na primeira partida da final da Copa Rio, o Campeonato Mundial de Clubes, o Fluminense derrotou o Corinthians por 2 a 0, perante 38.680 pessoas no Maracanã. Orlando Pingo de Ouro abriu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo, completando de cabeça um cruzamento de Quincas, em cobrança de falta da esquerda. Marinho ampliou o marcador aos 25 minutos do segundo tempo, após receber passe de Orlando Pingo de Ouro e driblar Homero. A segunda partida da decisão, três dias depois, consagraria o Fluminense campeão (confiram aqui, nas efemérides de 2 de agosto!).

1961: perante 53.347 pagantes no Maracanã, o Fluminense estreou com vitória no Campeonato Carioca: 1 a 0 sobre o America, gol de Pinheiro, cobrando pênalti.

1977: no terceiro amistoso da excursão à Europa, o Fluminense goleou o Ajaccio, da França, por 5 a 2, no Stade Ange-Casanova. Os gols tricolores foram marcados por Marinho ChagasZezéDoval, Dirceu Lopes e Kléber.

1986: no primeiro amistoso do giro pela Europa, o Fluminense derrotou o Servette, da Suíça, por 2 a 1, com dois gols do centroavante Washington. O jogo foi realizado no Stade des Charmilles, em Genebra, local onde o craque tricolor Didi marcara um gol na partida Brasil 5 x 0 México, pela Copa do Mundo, em 16/06/1954.

1989: no sexto amistoso na Alemanha Ocidental, o Fluminense obteve a sexta vitória: 9 a 1 sobre o Hünfeld, gols de Rangel, Eduardo Souza, Márcio Luiz, Hélio, Édson Mariano, Gama, Rinaldo, Edgar e Dedei.

****

Aniversariantes do dia:

Carlos Fabián Maldonado Piñeiro, o Maldonado (1963), meio-campista uruguaio naturalizado venezuelano, com 2 gols marcados em 15 partidas pelo Fluminense, na temporada de 1992.

Wellington Cássio de Lima (1978), lateral-direito que jogou pelo Fluminense em 1998, sendo titular do time que conquistou a Copa Rio de Janeiro. Marcou um gol nas oito partidas que disputou com a camisa tricolor.

PCFilho

Um comentário:

  1. Caso ainda haja atualizações, poderia ser incluída a bela vitória por 3 a 1 sobre o Peñarol-URU, pela Copa Sul Americana de 2019.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.