1910: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense goleou o Riachuelo por 7 a 1. Os gols tricolores foram de Gallo, Armínio Motta (3), Monk (2) e Emile Etchegaray.
1927: em partida do returno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Andarahy por 3 a 0, no campo do adversário, na rua Prefeito Serzedelo Correia. Os gols da vitória tricolor foram assinalados por Coelho (2) e Fernando Giudicelli.
1929: diante de 18.667 pessoas no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Brasileira derrotou o Ferencváros, da Hungria, por 2 a 0. Dois dos onze titulares da Seleção - Fortes e Ripper - eram jogadores do Fluminense. Na preliminar, o Fluminense perdeu para o São Cristóvão por 3 a 2, em partida amistosa que durou apenas 70 minutos, para não atrasar o início do jogo da Seleção. Os gols tricolores foram de Alfredinho e Amaury, e os da Seleção foram de Petronilho e Feitiço.
1932: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o America por 1 a 0, com gol de Alfredinho, aos 26 minutos do primeiro tempo, em jogada iniciada por Preguinho e De Mori. Durante o jogo, Preguinho deu uma amostra de seu excepcional caráter: quando o goleiro Walter, do America, realizou uma defesa dificílima, o árbitro Luiz Neves teve a impressão de que a bola havia entrado, mas Preguinho interveio, afirmando que a pelota não ultrapassara a linha do gol. Preguinho era mesmo um exemplo supremo do espírito esportivo.
1938: em jogo válido pelo returno do Torneio Municipal, diante de 4.811 pessoas no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Flamengo por 3 a 0, gols de Brant (2, um de pênalti e um de falta) e Fogueira. Foi a terceira vitória tricolor sobre o Flamengo naquela temporada, após os triunfos no Torneio Início e no turno do Torneio Municipal. Nas semanas seguintes, o Fluminense se consagraria campeão do Torneio Municipal.
1949: em partida do Campeonato Carioca, diante de 4.818 pessoas no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense goleou o São Cristóvão por 4 a 0, gols de Carlyle e Orlando Pingo de Ouro (3). O segundo gol de Orlando, terceiro do Fluminense, aos 4 minutos do 2º tempo, foi de bicicleta.
1971: na segunda rodada da Taça Guanabara (competição à parte do Campeonato Carioca), o Fluminense empatou em 3 a 3 com o Bangu, no Maracanã. Os gols tricolores foram de Jair Pereira (2) e Mickey. O Fluminense, que já havia conquistado o Campeonato Carioca, confirmaria sua supremacia no Rio de Janeiro, levantando também a Taça Guanabara.
1976: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense derrotou o America por 4 a 1. Os gols tricolores foram de Rivellino, Gil, Carlos Alberto Pintinho e Doval. A Máquina Tricolor seguia a pleno vapor, rumo ao bicampeonato carioca.
1985: no segundo amistoso no Equador, o Fluminense venceu a Seleção de Olmedo por 1 a 0, no Estádio Olímpico de Riobamba. O gol da vitória tricolor foi assinalado pelo centroavante Washington.
1987: na decisão do tradicional Torneio de Paris, o Fluminense derrotou o Bordeaux por 1 a 0, no Parc des Princes. O Tricolor conquistou o troféu internacional pela segunda vez na sua história, repetindo o épico triunfo de 1976 (
quando derrotou a Seleção da Europa na final). O gol do título tricolor foi marcado por Washington, aos 37 minutos do 2º tempo.
|
O lateral Eduardo disputa a bola com Thouvenel, do Bordeaux: Fluminense campeão em Paris. |
2004: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fluminense venceu o São Caetano por 1 a 0, graças a um gol de Diego Souza, aos 42 minutos do segundo tempo. O Tricolor jogava com um homem a menos desde os 30 da etapa complementar, quando o meia Roger Flores fora expulso por reclamação.
2005: em partida da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Raulino de Oliveira, o Fluminense venceu o Botafogo por 2 a 1. Os gols da vitória tricolor no Clássico Vovô foram de Beto e Gabriel (de pênalti).
2013: o Fluminense assinou contrato de 35 anos para uso do Novo Maracanã, em acordo com o consórcio administrador do estádio. O Tricolor foi o primeiro clube a firmar compromisso de mandar seus jogos no Maracanã, após a reforma do estádio para a Copa do Mundo de 2014.
****
Aniversariantes do dia:
Erivélto Martins (1954), meia-atacante com 9 gols marcados em 71 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1973 e 1977. Foi campeão carioca em 1975 e 1976, e do Torneio de Viña del Mar de 1976. Com a Seleção Brasileira, foi campeão dos Jogos Pan-Americanos de 1975 e participou dos Jogos Olímpicos de 1976.
Ezequiel "Equi" González (1980), meio-campista argentino, que integrou o plantel do Fluminense entre as temporadas de 2009 e 2010. Marcou 2 gols em 18 partidas com a camisa tricolor, e participou da Arrancada Histórica de 2009 e da campanha do título do Campeonato Brasileiro de 2010.
Alan Douglas Borges de Carvalho (1989), centroavante com 25 gols em 88 atuações no time profissional tricolor, entre os anos de 2008 e 2010. Participou da Arrancada Histórica de 2009 e do início da campanha do título do Campeonato Brasileiro de 2010 (em que marcou o gol da importante
vitória sobre o Santos, na Vila Belmiro).
Matheus Alessandro dos Santos Pereira (1996), meia-atacante formado pelo Fluminense, integrante do atual elenco profissional tricolor. Até hoje, entrou em 4 partidas.
PCFilho
Grande Preguinho, exemplo de homem e atleta. O título de Atleta do Século deveria ser concedido ao Preguinho, campeão em várias modalidades esportivas. Pelé é o melhor jogador de futebol da história, não disputou competições por outras modalidades. Pena que os feitos do Preguinho são tão pouco divulgados, até mesmo entre nós, Tricolores.
ResponderExcluirAfirmo sem a menor hesitação: Preguinho foi o maior atleta brasileiro no século XX. De fato, é triste perceber que ele é tão pouco lembrado. Além de vitorioso, foi um exemplo de espírito esportivo, como demonstrou nesse jogo com o America em 1932.
ExcluirSegundo algumas fontes, Preguinho obteve 387 medalhas como atleta do Fluminense, em oito modalidades diferentes (!!!!!).
ExcluirUm atleta completo, que prezava pelo jogo limpo. Viva, Preguinho!
Ola pc que rodada foi eim rs . Avai destruiu minha defesa e ainda por cima edilson perdendo penalti . Fiz 44 pontos.
ResponderExcluirGOLEIRO - MAGRÃO
ZAGUEIRO - AEBOLEDA
ZAGUEIRO - RODRIGO CAIO ( OU BALBUENA)
ZAGUEIRO - MARLON
MEIO - DIEGO
MEIO - EVERTON RIBEIRO OU DIEGO SOUZA
MEIO - THIAGO NEVEZ
MEIO - CAZARES
ATACANTE - FRED
ATACANTE - LUCCA
ATACANTE - LUCAS PRATO(OU RAFAEL SOBIS)
TECNICO - VANDERLEI LUXEMBURGO
QUALQUER TROCA EU POSTAREI AMANHA ;)