sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Efemérides tricolores - 25 de agosto


1929: em jogo amistoso no campo da rua da Constituição, em Niterói, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Rio Cricket, gols de Amaury, Preguinho, Waldemar e Cochrane. Este foi o último duelo do Fluminense contra o Rio Cricket no futebol (foram ao todo 25 jogos, com 20 vitórias tricolores, 3 empates e 2 vitórias do Rio Cricket). O Rio Cricket, que se licenciara da Liga Metropolitana em 1916 devido à eclosão da I Guerra Mundial, é uma espécie de "primo" do Fluminense, sendo ambos oriundos de dissidências do Rio Cricket Club original, fundado em 15 de agosto de 1872.

1935: no campo do America, na rua Campos Sales, em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense goleou a Portuguesa da Ilha por 7 a 1. Os gols tricolores na partida foram de Russo (2), Sobral, Hércules e Vicentino (3).

1940: em partida válida tanto pelo Campeonato Carioca quanto pelo Torneio Rio-São Paulo, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Vasco por 4 a 2. Carreiro (2) e Milani (2) marcaram os gols tricolores, com Villadóniga tendo assinalado os dois gols vascaínos. O Torneio Rio-São Paulo seria interrompido ao fim do primeiro turno, com Fluminense e Flamengo dividindo a liderança. O Campeonato Carioca terminaria com o Fluminense campeão.

1946: em jogo válido pelo turno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense venceu o Vasco por 2 a 0, com gols de Pedro Amorim e Ademir Menezes. O Tricolor passou a ter 6 vitórias e 2 derrotas em 8 jogos no Campeonato, que seria o mais disputado da história, com Fluminense, America, Botafogo e Flamengo terminando empatados em pontos. No Supercampeonato, em dezembro, o Fluminense sairia vencedor.

1963: em partida do turno do Campeonato Carioca, na rua Bariri, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Olaria, com dois gols de Manoel.

1968: em jogo válido pela Taça Guanabara (competição à parte do Campeonato Carioca), o Fluminense venceu o Vasco por 3 a 2, no Estádio do Maracanã. Os três gols do Fluminense foram de Lula (um de pênalti), com Silvinho (de pênalti) e Osmar (contra) marcando para o Vasco.

1976: o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Botafogo, em jogo da segunda rodada da fase final do Campeonato Carioca, diante de 68.463 pagantes no Maracanã. No dia seguinte, Vasco e America empatariam em 1 a 1. Assim, Fluminense e Vasco lideravam após a segunda rodada, cada um com uma vitória e um empate - e se enfrentariam para decidir o título no dia 29 (vide 29 de agosto).

1986: no último jogo da excursão pela Europa, no Estádio Teresa Rivero, em Madrid, capital da Espanha, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Rayo Vallecano. Os gols tricolores foram de Eduardo Souza e Jandir (de falta). Na disputa de pênaltis, o Rayo Vallecano venceu por 4 a 2, e ficou com o Troféu Alcampo. O saldo final do giro tricolor pelo Velho Continente foi de 4 vitórias, 5 empates e 3 derrotas.

2001: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Santa Cruz. Os gols tricolores foram de Paulão (contra), Roni e Paulo César (de pênalti).

2002: em jogo do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Santos. O Tricolor perdia por 1 a 0 até os acréscimos do segundo tempo, quando Roni empatou, de cabeça. Fluminense e Santos seriam semifinalistas da competição, mas somente o clube paulista alcançaria a decisão, na qual se sagraria campeão, ao vencer o Corinthians.

2010: em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Serra Dourada, o Fluminense venceu o Goiás por 3 a 0, gols de Washington, Emerson Sheik e Marquinho, todos no segundo tempo. Com 11 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, o Fluminense somava 36 pontos, na campanha que culminaria na conquista do terceiro Brasileirão de sua história.

2012: em jogo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão, o Fluminense venceu o Vasco por 2 a 1, com dois gols do meia-atacante Thiago Neves, ambos no segundo tempo, o primeiro de voleio, aos 26, e o segundo cobrando falta, aos 41. Os atletas tricolores jogaram com uma fita preta nos uniformes, como homenagem ao goleiro Félix, falecido na véspera. O Fluminense passou a somar 42 pontos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, com 12 vitórias, 6 empates e 1 derrota, terminando assim o primeiro turno na segunda colocação, atrás somente do Atlético Mineiro. A ótima campanha tricolor terminaria com a conquista do quarto Brasileirão da história do Fluminense.

****

Aniversariantes do dia:

Oswaldo de Barros Velloso, o Velloso (1908), goleiro do Fluminense entre as temporadas de 1928 e 1935. Seguiu envolvido com o Fluminense após parar de jogar, sendo diretor de futebol na época do timaço que conquistou os Campeonatos Cariocas de 1936, 1937, 1938, 1940 e 1941. Foi goleiro da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1930 e na Copa Rio Branco de 1931 (Brasil 2 x 0 Uruguai, vide 6 de setembro). Também foi goleiro da Seleção Carioca campeã brasileira de 1931, tendo destacada atuação na primeira partida da decisão (vide 23 de agosto).


Paulo Autuori de Mello (1956), diretor de futebol do Fluminense na temporada de 2018.

Josué Amaral Teixeira (1960), treinador das divisões de base do Fluminense, que chegou a comandar o time profissional em 7 partidas, na temporada de 2006.


PCFilho

Um comentário:

  1. Acrescentado o aniversariante recém-contratado:

    Paulo Autuori de Mello (1956), diretor de futebol do Fluminense na temporada de 2018.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.