quarta-feira, 28 de março de 2018

Efemérides tricolores - 28 de março


1920: em partida disputada no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense perdeu por 4 a 1 para o Paulistano, que, com o resultado, garantiu a conquista do Torneio dos Campeões (primeira tentativa de organização de um Campeonato Brasileiro de clubes, com os campeões de Distrito Federal, São Paulo e Rio Grande do Sul). Zezé marcou o gol tricolor no jogo. Dias depois, o Fluminense venceria o Brasil de Pelotas e ficaria com o vice-campeonato (vide 3 de abril).

1943: o Fluminense conquistou o título do Torneio Início do Rio de Janeiro, disputado no Estádio de Laranjeiras. Em seu primeiro jogo no dia, o Tricolor empatou em 0 a 0 com o São Cristóvão, classificando-se no número de escanteios (2 a 1). Na segunda partida, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Vasco, gol de Carreiro. Na decisão da competição, o Tricolor venceu o Madureira por 4 a 1, graças aos gols de Adílson (dois), Pedro Nunes e Tim. Os campeões atuaram assim: Batatais; Bilulu e Renganeschi; Vicentini, Rui Campos e Afonsinho; Adílson, Russo (Pedro Nunes nos dois jogos finais), Maracaí, Tim e Carreiro. A torcida tricolor celebrou em casa: Fluminense, campeão do Torneio Início de 1943!

1962: em amistoso disputado em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Cruzeiro do Sul, gols de Escurinho, Paulinho OmenaQuarentinhaEdmílsonOldair.

1968: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio no Maracanã, o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha do Governador por 3 a 1, de virada. Edinho abriu o placar para a Lusa, Gílson Nunes empatou para o Fluminense, o aniversariante Denílson virou o marcador, e Cafuringa marcou o último gol do jogo.

1982: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, diante de 39.886 pagantes no Castelão, em Fortaleza, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Ceará. Gilcimar abriu o placar para o Tricolor, Jorge Luís Albuquerque empatou para os anfitriões, e Amauri marcou o gol da vitória do Fluminense.

1984: em amistoso disputado no Estádio Defensores del Chaco, em Asunción, o Fluminense venceu o Combinado Cerro Porteño-Sol de América por 1 a 0, gol do craque paraguaio Romerito, que estreava com a camisa tricolor. O novo reforço seria importante para o Fluminense, que tentava conquistar o segundo Campeonato Brasileiro de sua história - seria dele o gol do título, na decisão contra o Vasco (vide 24 e 27 de maio).

1990: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Itaperuna. Os gols da vitória tricolor foram assinalados por Sérgio Araújo, Renato Carioca (dois) e Edemílson.

1999: em jogo disputado no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Friburguense por 2 a 1, graças aos gols de Túlio (completando cruzamento de Jean Carlo) e França (cobrando falta).

2001: em partida disputada no Estádio Caio Martins, em Niterói, válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 5 a 0 da Cabofriense, gols de Agnaldo (dois, um de pênalti), Yan (dois, um de falta) e Magno Alves.

2009: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Botafogo, de virada, graças aos gols de Alan (aos 34 do segundo tempo) e Darío Conca (aos 45).

****

Aniversariantes do dia:

James Calvert (1891), atacante com 11 gols marcados em 24 jogos pelo time principal do Fluminense, entre 1911 e 1916. Participou da conquista do Campeonato Carioca de 1911, e foi um dos dois titulares campeões a permanecer no Fluminense, na cisão que deu origem ao futebol do Flamengo. No primeiro Fla-Flu da história, em 1912, James deu a assistência para seu irmão Edward marcar o primeiro gol, e fez ele mesmo o segundo do Fluminense, em cobrança de falta (vide 7 de julho).
James Calvert.

Wilson dos Santos Barata, o Pipico (1942), atacante carioca, que integrou o plantel do Fluminense entre as temporadas de 1964 e 1966. Participou da conquista do Torneio Pará-Guanabara em 1966.
Pipico, em Laranjeiras (foto: Revista do Esporte).

Denílson Custódio Machado, o Denílson (1943), meio-campista defensivo, natural de Campos dos Goytacazes, com 15 gols marcados em 433 partidas pelo Fluminense, entre 1964 e 1973. Participou das conquistas do Campeonato Brasileiro de 1970, dos Campeonatos Cariocas de 1964, 1969, 1971 e 1973, das Taças Guanabara de 1966, 1969 e 1971 e do Torneio de Verão de 1973. Capitão do Fluminense por muitos anos, Denílson foi imortalizado como o "Rei Zulu", nas crônicas de Nelson Rodrigues. Pela Seleção Brasileira, marcou 1 gol em 9 jogos oficiais, e disputou a Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. Denílson é, até hoje, o sétimo futebolista com mais atuações pelo time principal do Fluminense na história.
Denílson, o "Rei Zulu".

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.