domingo, 3 de abril de 2022

Fluminense amplia vantagem nas finais Fla-Flu


Com a conquista do Campeonato Carioca de 2022, o Fluminense não só impediu o tetracampeonato do Flamengo, como também ampliou sua vantagem histórica nas finais Fla-Flu.

O Clássico das Multidões já decidiu quinze vezes o Campeonato Carioca, com nove triunfos tricolores e seis vitórias rubro-negras. Em 1919, 1936, 1941, 1969, 1973, 1983, 1984, 1995 e 2022, o Fluminense saiu campeão. Em 1963, 1972, 1991, 2017, 2020 e 2021, o Flamengo levantou a taça.

A primeira grande decisão foi em 1919, no recém-inaugurado Estádio de Laranjeiras. O presidente Epitácio Pessoa estava presente e viu o goleiro tricolor Marcos Carneiro de Mendonça defender o pênalti e os dois rebotes, quando ainda estava 0 a 0. Depois viu dois gols de Machado, um de Welfare e um de Bacchi (este um golaço, após driblar toda a defesa rubro-negra). A vitória de 4 a 0 trouxe o tricampeonato do Fluminense e a posse definitiva da Taça Colombo.

O Fla-Flu voltaria a decidir o Campeonato em 1936, já no profissionalismo. Melhor-de-três em Laranjeiras, 2 x 2, 4 x 1, 1 x 1: novamente o Fluminense levantava a taça. Batatais; Guimarães e Machado; Marcial, Brant e Orozimbo; Mendes (Sobral), Lara, Russo, Romeu e Hércules. Essa escalação até hoje arrepia as testemunhas daquele certame.

Em 1941, mais uma decisão: o épico Fla-Flu da Lagoa. O Fluminense conquistara quatro campeonatos em cinco anos, o Flamengo havia sido o único a interromper a sequência tricolor. O esquadrão pó-de-arroz contava com Tim, Carreiro, Renganeschi, Pedro Amorim, além dos já citados heróis de 1936. Com o goleiro Batatais atuando de braço quebrado, com Brant fisicamente esgotado, com Carreiro expulso, o Fluminense segurou o empate heroico e mais uma vez sagrou-se campeão.

Em 1963, a primeira decisão no Maracanã. O maior público da história do futebol. Escurinho perdeu o gol feito no final, e o zero a zero deu o título ao Flamengo. Pela primeira vez, o Flamengo se sagrava campeão sobre o maior rival.

A multidão voltaria ao Maracanã em 1969, para outra final Fla-Flu. E, diante da plateia colossal, Fluminense e Flamengo fizeram uma dessas partidas imortais. O Fluminense fez 1 a 0, e o Flamengo empatou. O Tricolor faz 2 a 1, e o Rubro-Negro mais uma vez empata. Mas o Fluminense voltaria a ser campeão, graças ao gol de Flávio.

Em 1972, veio a nova revanche rubro-negra. Com gols de Doval e Caio, descontando Jair, o Flamengo venceu o Fluminense por 2 a 1, e sagrou-se campeão carioca.

A vingança tricolor não tardaria: em 1973, no Fla-Flu da chuva, Manfrini foi o herói. E os 4 a 2 devolveram a taça à Rua Álvaro Chaves.

Dez anos depois, em 1983, o Fla-Flu ganharia outro personagem épico: Assis. O Flamengo era o bicampeão brasileiro. E dava um passo largo para ganhar também o Carioca, com aquele 0 a 0. Mas, aos 45 minutos do segundo tempo, o lançamento de Deley foi perfeito, a arrancada de Assis foi perfeita, a finalização de Assis foi perfeita. O Flamengo venceria o Bangu no jogo seguinte, e o Fluminense seria o campeão.

Em 1984, nova decisão Fla-Flu. Aos 30 do segundo tempo, Aldo cruzou e Assis cabeceou, inapelável. Assis de novo! Estava inaugurada a estátua de Fillol no Maracanã. E o Fluminense era bicampeão.

Novo Fla-Flu decisivo ocorreu em 1991: o Flamengo vence o Fluminense por 4 a 2, e volta a ser campeão sob a batuta do maestro Júnior.

Em 1995, o centenário do Flamengo. Um time recheado de estrelas, uma torcida eufórica com a perspectiva de um ano maravilhoso. No octogonal final, o Flamengo chega a abrir oito pontos de vantagem sobre o Fluminense. Oito pontos que foram diminuindo, diminuindo, diminuindo. Ainda assim, o Flamengo levava a vantagem do empate no jogo final. Renato e Leonardo fazem 2 a 0 para o Flu, mas Romário e Fabinho empatam para o Fla. Lira é expulso, parece o fim para o Fluminense. Mas aos 42 do segundo tempo Ronald passa a Aílton. Aílton entorta Charles e chuta. Renato mete a barriga na bola, é gol. E o Fluminense é o campeão do centenário rubro-negro.

Em 2017, 2020 e 2021, o Flamengo conquistou três títulos em finais polêmicas contra o Fluminense, reduzindo a vantagem tricolor. Em 2022, o Fluminense voltou a ser campeão sobre o rival, com uma vitória por 2 a 0 e um empate em 1 a 1, graças a três gols do centroavante argentino Germán Cano.

Assim, o placar em finais de Campeonatos Cariocas agora está Fluminense 9, Flamengo 6.

****

No antigo Torneio Início, houve também três finais Fla-Flu. Em 1924, em Laranjeiras, o Fluminense venceu o Flamengo por 1 a 0 e sagrou-se campeão. Em 1954, no Maracanã, o Fluminense venceu o Flamengo por 1 a 0 e novamente saiu campeão. Em 1965, no Maracanã, houve empate em 2 a 2, com o Fluminense sagrando-se campeão ao vencer a disputa de pênaltis por 4 a 3. Assim, o placar em finais de Torneio Início é Fluminense 3, Flamengo 0.

****

Quando a Taça Guanabara era uma competição à parte, independente do Campeonato Carioca, ocorreram três decisões Fla-Flu. Em 1966, o Fluminense venceu por 3 a 1 e sagrou-se campeão. Em 1970, Flamengo e Fluminense empataram em 1 a 1, resultado que deu o título ao Flamengo. Em 1971, o Fluminense venceu por 3 a 1 e sagrou-se campeão. Assim, o placar em finais de Taça Guanabara (enquanto competição independente) é Fluminense 2, Flamengo 1.

****

Portanto, no total, sem contar finais de turno, Fluminense e Flamengo já disputaram 21 decisões de título, com 14 vitórias tricolores e 7 triunfos rubro-negros.

PCFilho

Um comentário:

  1. A ÚLTIMA IMAGEM DO PRIMEIRO TEMPO NOS MOSTRA O TRIO DE ARBITRAGEM A SAIR ESCOLTADO POR PMS COM UNIFORMES QUE ALIVIAM O CALOR ASFIXIANTE E AO MORMAÇO QUE NÃO FORA CAPAZ DE ATÉ CERTO PONTO DIMINUIR A MOVIMENTAÇÃO DE EQUIPES FISICAMENTE PREPARADAS AINDA QUE INEGÁVEL TECNICAMENTE MAIS FRÁGEIS E COM ISSO O PERDE E GANHA DO VAI E VOLTA FIZERA A TÔNICA DE UM JÔGO ONDE O FLUMINENSE NÃO CHEGARIA AO GOL DO FLA A MENOS ATE O EMPATE VIA O CANO EM UMA TABELA ONDE O GANSO ACERTARA O PÉ E O COLOMBIANO ARÍAS MAIS UMA VÊZ CENTRARA E CONTARA E SEJAMOS CRITERIOSOS COM O FURO DO DEFENSOR RUBRO NEGRO QUE SABE NÃO PODER FACILITAR A VIDA SENÃO ENTRE PELO CANO NA MAIS NOVA METÁFORA DA TORCIDA TRICOLOR QUE POUCO ANTES SOMENTE LAMENTARA O BUMBA MEU BOI A FAVORECER AO ARRASCAETA E SEU DOMÍNIO PERFEITO NA SEQUÊNCIA A GANHAR NA CORRIDA COM O MANOEL PESADÍSSIMO E A CENTRAR E ANTE UM FÁBIO SÓ E A UM GABIGOL XOXO A ESTUFAR A REDE E A ABRIR O PLACAR AINDA ESPERANÇOSO E CONTUDO SEM AMEAÇAR O ADVERSÁRIO E A PROVÁVEL VOLTAR COM O LUIS HENRIQUE E ESQUENTAR AINDA MAIS O AMBIENTE DE UM MARACANÃ QUASE CHEIO. É. O LUIS HENRIQUE A ESSA ALTURA E NA CALADA DA NOITE ANTECIPADA JÁ NA ESPANHA SÓ AOS 31' E NADA FIZERA A IMPRIMIR ENTUSIASMO E MAIS A SE PARECER COM ALGUMA ESTÁTUA DE ÉBANO SEM FOCAR NA BOLA ALIÁS MUITO MALTRATADA EMBORA A TORCIDA CARENTE SE SATISFAÇA COM ABERRAÇÕES E NULIDADES E ESSA TAÇA GUANABARA INAUGURADA EM 1965 COM O VASCO CAMPEÃO E ANO SEGUINTE COM NOSSA VITÓRIA SÔBRE UM FLAMENGO INCOMPARAVELMENTE MAIS BEM PROVIDO QUE ESSA FORMAÇÃO EM AMONTOADO, SIM, É ESSA TAÇA GB A QUAL REPRESENTASSE UM CAMPEONATO A PARTE DENTRO DOS TURNOS DO CARIOCA E ASSIM REVERENCIADA EM IMPORTÂNCIA E EM DISTINÇÃO A QUE O RUBENS LOPES HERDEIRO DO CAIXA OBTIVERA REBAIXAR AO LIMBO DO PIOR MAS SEMPRE TAÇA E PARA NÓS HÁ NOVE ANOS SEM EXPERIMENTAR LEVANTAR PENAS MAIS UMA A GUARDARMOS NO SALÃO E CERTAMENTE COM A MUDANÇA DE PRESIDÊNCIA E DE MODELO QUE CONSTRUA E NÃO DEPREDE, DEVASTE, ESPOLIE, SAQUEIE E DESVALORIZE E FAÇA COM O TEMPO SOÇOBRAR O CLUBE TANTAS VÊZES CAMPEÃO. AGORA MEUS AMIGOS FUTEBOL QUE É BOM NEM LAMPEJO...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.