O Clássico das Multidões já decidiu quinze vezes o Campeonato Carioca, com nove triunfos tricolores e seis vitórias rubro-negras. Em 1919, 1936, 1941, 1969, 1973, 1983, 1984, 1995 e 2022, o Fluminense saiu campeão. Em 1963, 1972, 1991, 2017, 2020 e 2021, o Flamengo levantou a taça.
A
primeira grande decisão foi em 1919, no recém-inaugurado Estádio de Laranjeiras. O presidente
Epitácio Pessoa estava presente e viu o goleiro tricolor
Marcos Carneiro de Mendonça defender o pênalti e os dois rebotes, quando ainda estava 0 a 0. Depois viu dois gols de
Machado, um de
Welfare e um de
Bacchi (este um golaço, após driblar toda a defesa rubro-negra). A vitória de 4 a 0 trouxe o tricampeonato do Fluminense e a posse definitiva da Taça Colombo.
O Fla-Flu voltaria a decidir o Campeonato em 1936, já no profissionalismo. Melhor-de-três em Laranjeiras, 2 x 2, 4 x 1, 1 x 1:
novamente o Fluminense levantava a taça.
Batatais;
Guimarães e
Machado;
Marcial,
Brant e
Orozimbo;
Mendes (
Sobral),
Lara,
Russo,
Romeu e
Hércules. Essa escalação até hoje arrepia as testemunhas daquele certame.
Em 1941, mais uma decisão:
o épico Fla-Flu da Lagoa. O Fluminense conquistara quatro campeonatos em cinco anos, o Flamengo havia sido o único a interromper a sequência tricolor. O esquadrão pó-de-arroz contava com
Tim,
Carreiro,
Renganeschi,
Pedro Amorim, além dos já citados heróis de 1936. Com o goleiro
Batatais atuando de braço quebrado, com
Brant fisicamente esgotado, com
Carreiro expulso, o Fluminense segurou o empate heroico e mais uma vez sagrou-se campeão.
Em 1963, a primeira decisão no Maracanã. O maior público da história do futebol. Escurinho perdeu o gol feito no final, e o zero a zero deu o título ao Flamengo. Pela primeira vez, o Flamengo se sagrava campeão sobre o maior rival.
A multidão voltaria ao Maracanã em
1969, para outra final Fla-Flu. E, diante da plateia colossal, Fluminense e Flamengo fizeram uma dessas partidas imortais. O Fluminense fez 1 a 0, e o Flamengo empatou. O Tricolor faz 2 a 1, e o Rubro-Negro mais uma vez empata. Mas o Fluminense voltaria a ser campeão, graças ao gol de
Flávio.
Em 1972, veio a nova revanche rubro-negra. Com gols de Doval e Caio, descontando Jair, o Flamengo venceu o Fluminense por 2 a 1, e sagrou-se campeão carioca.
A vingança tricolor não tardaria: em
1973, no Fla-Flu da chuva,
Manfrini foi o herói. E os 4 a 2 devolveram a taça à Rua Álvaro Chaves.
Dez anos depois, em 1983, o Fla-Flu ganharia outro personagem épico:
Assis. O Flamengo era o bicampeão brasileiro. E dava um passo largo para ganhar também o Carioca, com aquele 0 a 0. Mas, aos 45 minutos do segundo tempo, o lançamento de
Deley foi perfeito, a arrancada de
Assis foi perfeita,
a finalização de Assis foi perfeita. O Flamengo venceria o Bangu no jogo seguinte, e o Fluminense seria o campeão.
Em
1984, nova decisão Fla-Flu. Aos 30 do segundo tempo,
Aldo cruzou e
Assis cabeceou, inapelável.
Assis de novo! Estava inaugurada a estátua de
Fillol no Maracanã. E o Fluminense era bicampeão.
Novo Fla-Flu decisivo ocorreu em 1991: o Flamengo vence o Fluminense por 4 a 2, e volta a ser campeão sob a batuta do maestro Júnior.
Em 1995, o centenário do Flamengo. Um time recheado de estrelas, uma torcida eufórica com a perspectiva de um ano maravilhoso. No octogonal final, o Flamengo chega a abrir oito pontos de vantagem sobre o Fluminense. Oito pontos que foram diminuindo, diminuindo, diminuindo. Ainda assim, o Flamengo levava a vantagem do empate no jogo final.
Renato e
Leonardo fazem 2 a 0 para o Flu, mas
Romário e
Fabinho empatam para o Fla.
Lira é expulso, parece o fim para o Fluminense. Mas aos 42 do segundo tempo
Ronald passa a
Aílton.
Aílton entorta
Charles e chuta.
Renato mete a barriga na bola, é gol.
E o Fluminense é o campeão do centenário rubro-negro.
Em 2017, 2020 e 2021, o Flamengo conquistou três títulos em finais polêmicas contra o Fluminense, reduzindo a vantagem tricolor. Em 2022,
o Fluminense voltou a ser campeão sobre o rival, com uma vitória por 2 a 0 e um empate em 1 a 1, graças a três gols do centroavante argentino
Germán Cano.
Assim, o placar em finais de Campeonatos Cariocas agora está Fluminense 9, Flamengo 6.
****
No antigo Torneio Início, houve também três finais Fla-Flu.
Em 1924, em Laranjeiras, o Fluminense venceu o Flamengo por 1 a 0 e sagrou-se campeão.
Em 1954, no Maracanã, o Fluminense venceu o Flamengo por 1 a 0 e novamente saiu campeão.
Em 1965, no Maracanã, houve empate em 2 a 2, com o Fluminense sagrando-se campeão ao vencer a disputa de pênaltis por 4 a 3. Assim, o placar em finais de Torneio Início é Fluminense 3, Flamengo 0.
****
****
Portanto, no total, sem contar finais de turno, Fluminense e Flamengo já disputaram 21 decisões de título, com 14 vitórias tricolores e 7 triunfos rubro-negros.
PCFilho
A ÚLTIMA IMAGEM DO PRIMEIRO TEMPO NOS MOSTRA O TRIO DE ARBITRAGEM A SAIR ESCOLTADO POR PMS COM UNIFORMES QUE ALIVIAM O CALOR ASFIXIANTE E AO MORMAÇO QUE NÃO FORA CAPAZ DE ATÉ CERTO PONTO DIMINUIR A MOVIMENTAÇÃO DE EQUIPES FISICAMENTE PREPARADAS AINDA QUE INEGÁVEL TECNICAMENTE MAIS FRÁGEIS E COM ISSO O PERDE E GANHA DO VAI E VOLTA FIZERA A TÔNICA DE UM JÔGO ONDE O FLUMINENSE NÃO CHEGARIA AO GOL DO FLA A MENOS ATE O EMPATE VIA O CANO EM UMA TABELA ONDE O GANSO ACERTARA O PÉ E O COLOMBIANO ARÍAS MAIS UMA VÊZ CENTRARA E CONTARA E SEJAMOS CRITERIOSOS COM O FURO DO DEFENSOR RUBRO NEGRO QUE SABE NÃO PODER FACILITAR A VIDA SENÃO ENTRE PELO CANO NA MAIS NOVA METÁFORA DA TORCIDA TRICOLOR QUE POUCO ANTES SOMENTE LAMENTARA O BUMBA MEU BOI A FAVORECER AO ARRASCAETA E SEU DOMÍNIO PERFEITO NA SEQUÊNCIA A GANHAR NA CORRIDA COM O MANOEL PESADÍSSIMO E A CENTRAR E ANTE UM FÁBIO SÓ E A UM GABIGOL XOXO A ESTUFAR A REDE E A ABRIR O PLACAR AINDA ESPERANÇOSO E CONTUDO SEM AMEAÇAR O ADVERSÁRIO E A PROVÁVEL VOLTAR COM O LUIS HENRIQUE E ESQUENTAR AINDA MAIS O AMBIENTE DE UM MARACANÃ QUASE CHEIO. É. O LUIS HENRIQUE A ESSA ALTURA E NA CALADA DA NOITE ANTECIPADA JÁ NA ESPANHA SÓ AOS 31' E NADA FIZERA A IMPRIMIR ENTUSIASMO E MAIS A SE PARECER COM ALGUMA ESTÁTUA DE ÉBANO SEM FOCAR NA BOLA ALIÁS MUITO MALTRATADA EMBORA A TORCIDA CARENTE SE SATISFAÇA COM ABERRAÇÕES E NULIDADES E ESSA TAÇA GUANABARA INAUGURADA EM 1965 COM O VASCO CAMPEÃO E ANO SEGUINTE COM NOSSA VITÓRIA SÔBRE UM FLAMENGO INCOMPARAVELMENTE MAIS BEM PROVIDO QUE ESSA FORMAÇÃO EM AMONTOADO, SIM, É ESSA TAÇA GB A QUAL REPRESENTASSE UM CAMPEONATO A PARTE DENTRO DOS TURNOS DO CARIOCA E ASSIM REVERENCIADA EM IMPORTÂNCIA E EM DISTINÇÃO A QUE O RUBENS LOPES HERDEIRO DO CAIXA OBTIVERA REBAIXAR AO LIMBO DO PIOR MAS SEMPRE TAÇA E PARA NÓS HÁ NOVE ANOS SEM EXPERIMENTAR LEVANTAR PENAS MAIS UMA A GUARDARMOS NO SALÃO E CERTAMENTE COM A MUDANÇA DE PRESIDÊNCIA E DE MODELO QUE CONSTRUA E NÃO DEPREDE, DEVASTE, ESPOLIE, SAQUEIE E DESVALORIZE E FAÇA COM O TEMPO SOÇOBRAR O CLUBE TANTAS VÊZES CAMPEÃO. AGORA MEUS AMIGOS FUTEBOL QUE É BOM NEM LAMPEJO...
ResponderExcluir