quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Efemérides tricolores - 27 de dezembro


1917: em jogo amistoso, disputado no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense ganhou por 4 a 0 do time do navio cruzador inglês África (o mesmo já derrotado em 21 de dezembro). Os gols tricolores foram de Zezé, Welfare (dois) e Machado. Três dias depois, o Fluminense enfrentaria o Andarahy, para se sagrar campeão carioca (vide 30 de dezembro).

1936: é campeão! No terceiro jogo da melhor-de-três pela decisão do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras lotado (15.386 pagantes, fora os sócios), o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo, resultado suficiente para lhe garantir o título máximo do Rio de Janeiro, já que nos primeiros jogos obteve um empate em 2 a 2 (em 20 de dezembro) e uma vitória por 4 a 1 (em 23 de dezembro). Na etapa inicial, Leônidas da Silva abriu o placar para os rivais rubro-negros; no segundo tempo, Hércules marcou o gol do empate e do título tricolor. Nas arquibancadas, a torcida do Fluminense cantava, feliz: "Hoje tem chororô? Tem, sim senhor! Da torcida flamenga? Tem, sim senhor! E o Flamengo, o que é? É canja de colher!". A campanha final do Fluminense foi de 11 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, 64 gols-pró e 20 gols-contra. Foi o primeiro título de mais um histórico tricampeonato tricolor, e o início de um período de hegemonia nunca igualado no Rio de Janeiro.
O time titular do Fluminense no jogo decisivo, em Laranjeiras. Da esquerda para a direita:
Lara, Russo, Brant, Romeu Pellicciari, Machado, Marcial, Guimarães, Hércules, Mendes, Orozimbo e Batatais.

1959: com os tricolores Nonô e Rubens, a Seleção Brasileira Olímpica derrotou a Colômbia por 7 a 1, diante de 10.426 presentes (8.380 pagantes) no Estádio do Maracanã, em jogo válido pelo Torneio Pré-Olímpico. A escalação da Seleção foi a seguinte: Carlos Alberto [Portuguesa]; Nonô [Fluminense], Rubens [Fluminense], Mura [Olaria] e Edílson [Vasco]; Maranhão [Vasco] e Gérson [Flamengo]; Wanderley [Vasco], China [Botafogo], Manoelzinho [Flamengo] e Germano [Flamengo]. Os gols brasileiros foram de China (dois), Manoelzinho (três), Germano e Lombaña (contra).

****

Aniversariantes do dia:

Kléber da Silva (1958), meio-campista que integrou o elenco do Fluminense entre as temporadas de 1975 e 1979.

Jefferson Luiz Guerreiro Rochembach, o Jefferson (1968), goleiro gaúcho, que atuou 81 vezes pelo time profissional do Fluminense, entre 1989 e 1992, ano em que foi vice-campeão da Copa do Brasil.
O goleiro Jefferson.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.