domingo, 3 de abril de 2022

RESENHA: FLUMINENSE, CAMPEÃO CARIOCA DE 2022!


Amigos, o Fluminense é o campeão do Rio de Janeiro, coberto de glória da cabeça aos pés. E foi uma conquista merecidíssima: nenhum rival chegou perto de apresentar o futebol do Tricolor, que dominou o certame das rodadas iniciais até a apoteose deste sábado. O time de Abel Braga foi, indiscutivelmente, o melhor de todos, o senhor do campeonato.

É verdade que, na semifinal, o Botafogo se aproveitou da única má atuação do Fluminense e quase conseguiu tirar nossa vaga. A monumental injustiça estava de fato prestes a se consumar, mas o gol salvador de Germán Cano, nos acréscimos do segundo tempo, restabeleceu a ordem natural das coisas, pondo o Fluminense na decisão.

Ah, a decisão, o Fla-Flu, esse clássico com vida própria, que desperta as multidões. O Flamengo, que nasceu do Fluminense e desde então tenta obstinadamente superá-lo. O Fluminense, que encara cada duelo com sua dissidência como se fosse a última de todas as batalhas. Sim, o Fla-Flu nasceu de um ressentimento, vive numa sinuosa montanha-russa de emoções e só morrerá no fim dos tempos (desconfio que o Armageddon será um Fla-Flu).

Do lado de lá da finalíssima, os rubro-negros exalavam confiança. O Flamengo, com seu time milionário, biônico, forjado em cotas de TV e patrocínios estatais injustificáveis, com dez dias de descanso, com a arbitragem sempre amiga, parecia mesmo o favorito, apesar da melhor campanha do Fluminense.

Do lado de cá, os tricolores estavam cabreiros. O Fluminense, que jogara contra o Botafogo três dias antes, teve que partir para a decisão imediatamente, sem repouso algum. Com muito menos dinheiro que o Flamengo, com muito menos cartaz que o Flamengo.

Mas já dizia Nelson: um título não é conquistado num único dia, numa única tarde; não, um título é todo sangue, todo suor e todo lágrimas de um campeonato inteiro. O Fluminense não começou a ser campeão ao vencer por 2 a 0 o primeiro jogo da decisão, na quarta-feira. Não, o Fluminense começou a ser campeão antes, muito antes. Durante a campanha da Taça Guanabara é que foi sendo construído o time campeão. Naquelas vitórias magras, quase sempre por 1 a 0, que pareciam arrancadas a fórceps, foi sendo moldado o caráter vencedor. Nós não enxergávamos ainda, mas o título já se desenhava.

O atacante mais badalado do Flamengo chegou a declarar que o Fluminense deveria ter medo do rubro-negro, em uma demonstração de arrogância difícil de entender, já que o rival vinha experimentando seguidas derrotas para o Tricolor.

Na hora da verdade, o Flamengo não chegou nem perto de ameaçar o título do Fluminense. Os tricolores, que brigavam por cada bola, não deram sopa para o azar. Mesmo quando o Flamengo diminuiu nossa vantagem, o Fluminense manteve os nervos no lugar. Não tardamos a restabelecê-la, com aquela estonteante troca de passes entre Paulo Henrique Ganso, Cris Silva e Jhon Arias, resultando no gol de Germán Cano.

A vitória do Fluminense sobre o Flamengo na decisão já está para sempre gravada nos dicionários e enciclopédias do futebol brasileiro. Com seus três gols, Germán Cano já está na companhia de Marcos Carneiro de MendonçaMachado, WelfareBacchi, Russo, HérculesBatatais, Pedro AmorimRomeu Pelliciari, Flávio Minuano, Manfrini, Assis e Renato Gaúcho, na galeria de heróis tricolores dos Fla-Flus decisivos.

A taça do Campeonato Carioca de 2022 sorri, sabendo seu destino eterno: a abarrotada sala de troféus da rua Álvaro Chaves, onde descansará em excelente companhia.

E está só começando. Vamos para mais.

PCFilho

12 comentários:

  1. Excelente texto PC, parabéns e saudações Tricolores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, João Paulo! Parabéns a todos nós pela conquista!! Saudações Tricolores!

      Excluir
  2. Excelente, Paulo César!
    O Fluminense começou a ser Campeão bem antes de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Edificante é o seu brilhante trabalho de divulgação da história do Fluminense. É uma honra ser seu amigo, Alexandre. :)

      Excluir
  4. Saudações tricolores, hoje o paulista pode pode confirmar o futebol das 3 cores dominante no cenário nacional

    ResponderExcluir
  5. PC, que saudades das suas resenhas! A rodada só era completa depois do post do jornalheiros. Volte!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.