segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O Fla-Flu de 1983


Amigos, a data é 11/12/1983. O estádio é o Maracanã. E o personagem é Assis.

Disputavam o triangular final do Campeonato Carioca Fluminense, Flamengo e Bangu. O Tricolor empatara com o Bangu no primeiro jogo, uma semana antes: 1 a 1. Uma vitória praticamente levaria o troféu para Álvaro Chaves. Um empate ou uma derrota deixariam a decisão do título para Flamengo e Bangu.

83.713 fanáticos escorriam pelas paredes do Estádio Mário Filho. Os vivos, os doentes e os mortos subiram as rampas. Os vivos saíram de suas casas, os doentes de suas camas, e os mortos de suas tumbas. Porque Flamengo e Fluminense precisavam de número, e protagonizariam o maior espetáculo da Terra.

O zero a zero persistia teimosamente no placar, eliminando o pó-de-arroz. Tricolores já choravam nas arquibancadas. Alguns até já desciam as rampas. Até que, aos 45 minutos do segundo tempo, a bola sobrou com Delei no meio-de-campo, pelo lado direito. Ele executou o lançamento primoroso, e o tempo parou. Sim, amigos, o tempo parou. As 84 mil testemunhas, os 22 jogadores, o juiz Arnaldo César Coelho, os bandeirinhas e a bola, todos eles, pararam.

Quando o tempo voltou a transcorrer, Assis dominou a bola e partiu em direção aos arcos rubro-negros, defendidos por Raul Plasmann. Amigos, aquela era mais que a bola do jogo: era a bola de todo um campeonato! E o atacante tricolor soube aproveitá-la: um leve toque de canhota, rasteiro, e a pelota estufou o canto direito das redes flamengas. Era o gol do título! Explosão de alegria nas três cores que traduzem tradição! Festa tricolor no Maracanã!

E quem poderia ser o personagem do jogo, senão Assis? Benedito de Assis da Silva, atacante de recém-completados 31 anos, entrou, naquele instante mágico, para a vasta galeria de ídolos do Fluminense Football Club. Porém, todo o time, comandado por Carbone, merece ser lembrado: Paulo Victor; Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Delei, Leomir e Assis; Washington e Paulinho.

No jogo seguinte, o Flamengo venceu o Bangu, e a torcida tricolor pôde finalmente comemorar o título. Um ano depois, Assis novamente faria história no Fla-Flu. Mas isso é assunto para outro texto. Até lá!

PCFilho




4 comentários:

  1. Nossa, como essa bola passou entre o goleiro e o zagueiro é inacreditável. Um milímetro para qualquer um dos lados, e já era.
    Belo momento. Lembra até um pouco, bem de longe, um certo gol de barriga...

    ResponderExcluir
  2. Texto republicado no "Observatório do Fluminense":
    http://www.observatoriodoflu.com.br/noticias/2015/12/o-fla-flu-de-1983-pc-filho-jornalheiros?platform=hootsuite

    ResponderExcluir
  3. Mostra o impedimento ridículo q marcaram do Adílio no lance anterior. Há se fosse o contrário

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.