quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Golaço do dia #154 - Pelé


Atleta: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Nascimento: 23/10/1940, em Três Corações/MG.
Jogo: Vasco 1 x 2 Santos (Campeonato Brasileiro de 1969).
Data: 19/11/1969 (há exatamente 40 anos).
Local: Maracanã, Rio de Janeiro.


Quarta-feira à noite: escorre gente pelas paredes do Estádio Mário Filho. Há um jogo do Campeonato Brasileiro, é verdade, entre Santos e Vasco. Mas há muito mais do que isso: é a grande noite do milésimo gol de Pelé.

Aos 17 minutos do primeiro tempo, Benetti abre o placar para o Vasco. Aos 10 do segundo tempo, um gol contra de Renê iguala o marcador. Aos 34 da etapa final, Pelé se choca com o zagueiro cruzmaltino Fernando, e o árbitro pernambucano Manoel Amaro de Lima marca o pênalti. Das arquibancadas, vem o urro contínuo da plebe: "Pelé! Pelé! Pelé!". Todos querem ver o milésimo gol.

No jogo anterior do Santos, um beque adversário salvou o milésimo em cima da linha. E foi estrondosamente vaiado por sua própria torcida, vejam só. Repito: todos querem ver o milésimo gol.

A bola na marca de cal. Pelé a três passos dela. Andrada sobre a linha do gol. Manoel com o apito na boca. Cem mil nas arquibancadas, gerais e cadeiras. Noventa milhões voltados para o Maracanã, que naquele momento era a Meca do futebol brasileiro.

Pelé tem medo de errar, receia falhar bem na hora em que o mundo parou para observá-lo. Faz o sinal da cruz, e parte para a bola. A tradicional paradinha, e o chute. O arqueiro argentino não pula: voa sobre a bola, à sua esquerda. E encosta nela. Mas ela passa. E estufa a rede sagrada do Maracanã. É o milésimo gol de Pelé, consumado.

"Naquele dia eu enfrentei o mundo. Em campo, não dava para escutar nem a respiração dos torcedores. Até a torcida do Vasco torceu contra mim", desabafou Andrada.

23 horas e 23 minutos. Pelé corre para os arcos, pega a bola na mão, e a beija carinhosamente. A multidão de repórteres invade o campo, e escuta: "dedico este gol às criancinhas do Brasil". O goleiro Aguinaldo, do Santos, corre do meio-campo até a área, dribla os trepidantes, e carrega Pelé sobre seus ombros.

Era a noite de consagração do melhor jogador de futebol que o mundo já conheceu. Só poderia acontecer mesmo no Maracanã.

PC




Ficha técnica: Vasco da Gama (RJ) 1 x 2 Santos (SP).
Campeonato Brasileiro de 1969.
Data: 19/11/1969.
Local: Estádio do Maracanã.
Árbitro: Manoel Amaro de Lima.
Gols: Benetti aos 17'/1T; Renê (contra) aos 10'/2T e Pelé (pênalti) aos 35'/2T.
VASCO DA GAMA: Andrada; Fidélis, Moacir, Fernando e Eberval; Bougleaux, Renê, Acelino (Raimundinho) e Adílson; Benetti e Danilo Menezes (Silvinho).
SANTOS: Aguinaldo; Carlos Alberto Torres, Ramos Delgado, Djalma Dias (Joel Camargo) e Rildo; Clodoaldo, Lima, Manoel Maria e Edu; Pelé (Jair Bala) e Abel.

Um comentário:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.