segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Humildade

Amigos, o Fluminense venceu mais uma partida. Ao final da batalha, o placar eletrônico do Maracanã anunciava a verdade eterna: Fluminense 2 x 1 Atlético-PR.

É preciso dizer: foi mais um triunfo carregado de dramaticidade. Vejam bem: foi a sexta vitória seguida, e a sexta vitória por um mísero gol de diferença. Já escrevi aqui que gosto mais das vitórias magras, porque as goleadas escondem os defeitos.

Por exemplo, o jogo de hoje. O Tricolor começou avassalador, e no começo do segundo tempo já vencia por 2 a 0. E então surgiu um defeito: o cansaço do time. Trata-se de um cansaço natural, de um time que joga decisões na quarta e no domingo, sem parar. O trabalho do preparador físico, Ronaldo Torres, é de excelente qualidade. Mas não há preparo físico que faça uma equipe render sempre o máximo. São onze seres humanos encharcando as camisas de suor divino. Uns mais cedo, outros mais tarde, todos acabam cansando.

O técnico Cuca certamente percebeu o problema da exaustão dos jogadores, e deve estar tomando as devidas providências. Para o jogo de quarta-feira, contra o Cerro Porteño, acredito que os jogadores mais cansados devem ser poupados. Não se trata de escalar um time reserva, longe disso. O jogo é uma semifinal sul-americana, e vale muito. Não podemos nos dar ao luxo de desprezar uma partida desse quilate. Trata-se de revezar os jogadores mais exaustos, para que eles continuem rendendo 100%. Só isso.

Falemos do triunfo de hoje. Que vitória, amigos, que vitória! Gostaria de eleger um personagem do domingo, mas mais uma vez não consigo. Tenho que escolher o time inteiro. Do goleiro aos atacantes, todos têm mostrado uma vontade e um ímpeto insuperáveis.

Rafael é uma bastilha inexpugnável. Durante o primeiro tempo, o Atlético do Paraná fez dois ataques fulminantes. Nas duas vezes, temi pelo pior, na arquibancada. Nas duas vezes, o arqueiro tricolor espalmou para o lado, afastando o perigo. Marcos Carneiro de Mendonça, Castilho, Félix e Paulo Victor aplaudiram de pé. (eles estavam lá no Maracanã, todos eles!)

O que dizer de Mariano, amigos? Peço desculpas ao nosso lateral-direito, porque há alguns meses eu o critiquei. A garra que Mariano tem demonstrado me arrepia. Suas tabelinhas com Maicon estão fazendo os adversários subirem pelas paredes, como lagartixas profissionais.

A linha defensiva, com Gum, Dalton e Digão, está mostrando uma solidez de fortaleza. Especialmente Digão tem jogado uma barbaridade. Certa hora, ele tomou a bola de um oponente, e arrancou rumo ao campo adversário. Driblou quem apareceu pela frente, e só não entrou com bola e tudo porque foi parado por um carrinho criminoso.

Na ala esquerda, temos Dieguinho: um garoto que joga como veterano. Sem medo de errar, ele é uma excelente opção ofensiva. Na defesa, Dieguinho ajuda com bastante raça.

No meio-campo, Diogo joga sem a bola, e pouco aparece. Mas possui uma eficiência extraordinária, principalmente ao cobrir as subidas dos laterais. Ao seu lado, Diguinho demonstra muita vontade. Ainda erra muitos passes e comete muitas faltas, mas é inegável que seu futebol melhorou bastante.

Na frente, temos o melhor trio ofensivo do futebol brasileiro: Darío Conca, Maicon e Fred. Amigos, o passe do craque argentino para o gol de Maicon foi cinematográfico, de uma perfeição milimétrica. A conclusão do atacante também foi irretocável: era o 2 a 0, para alegrar a multidão tricolor (55.030 presentes, fora os fantasmas).

Já Fred fez o primeiro, com o habitual oportunismo. Já são dez gols em dez jogos. Além dos gols, a liderança do camisa 9 tem sido fundamental. Com sua categoria inexcedível, Fred conduz o Fluminense ao seu miraculoso fim de ano.

Os números da arrancada tricolor são assustadores: onze jogos de invencibilidade, com seis vitórias consecutivas. Porém, a guerra não está vencida. Nem no Brasileiro, nem na Sul-Americana. Ainda nos restam seis batalhas. Para vencê-las, nossa arma é a humildade. Continuemos humildes, tricolores do céu e da terra! Continuemos a calçar as duras e feias sandálias da humildade! Continuemos com um passarinho em cada ombro! A recompensa virá ao cabo das próximas seis partidas.

Quarta-feira é dia de subir as rampas do Maracanã novamente. Empurraremos o Fluminense para mais uma bela vitória.

PC

11 comentários:

  1. Realmente no final o Fluminense estava sem "pernas" para continuar dando seu show.Contudo,a torcida apoiou o time até o final e conseguimos mais uma brilhante vitória de ante de mais de 55.000 torcedores do Fluzão!Parabéns a todos que foram e aos jogadores do Fluminense,comissão técnica,trabalhadores em gerais etc.

    ST!

    ResponderExcluir
  2. O que os jogadores tem se dedicado em campo chega a ser comovente,o Fluminense não é mais o coitadinho do campeonato,coitadinhos agora são os times que enfrentam o Fluminense.

    o personagem do jogo eu não sei quem é,o personagem do domingo?

    Washington César Santos

    confesso que quando ele entrou em campo eu quase fui as lágrimas,nunca o vi jogar,mas ele estará pra sempre na minha memória.

    ResponderExcluir
  3. cansamos um pouco hoje.
    quarta temos que chegar chegando. matar o jogo logo e ai cuquinha faz as substituições.
    dieguinho nao joga quarta porque nao esta inscrito.
    temo por essa queda de rendimento mas o RTorres é fera e vai saber levar...

    linda a festa hoje! pó de arroz é tudo e mais um pouco!

    estamos num momento mágico que não quero que termina nunca!

    ST!

    ResponderExcluir
  4. 55 mil, fora os fantasmas. Genial.

    Sábias palavras as suas, Renato.

    O ídolo eterno merece a ajuda e as homenagens, na verdade merece muito mais que isso...

    Dá gosto de ver nosso time jogar. Não vou escrever exaltando as atuações de cada um, senão só acabaria amanhã, mas estão todos (a torcida e os funcionários também) de parabéns!!! Esse é o nooooooooossoo Tricolor!!! (lembrando o grande Penido)

    ResponderExcluir
  5. Mais uma excelente crônica PC!

    Eu também temo pelo cansaço do time. Ainda faltam 6 jogos decisivos. O Dieguinho já não vai jogar. Eu pouparia no máximo outros 2 jogadores, e se o Flu abrisse uma vantagem no 1º tempo, tiraria o Conca e o Fred no intervalo para poupá-los....

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda acho que Mariano e Diguinho destoam.

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez perfeito, PC!

    Concordo com tudo!

    "A humildade nos trouxe até aqui
    e a mesma humildade nos levará ao triunfo final!"

    ResponderExcluir
  8. Amigo PC, tecerei alguns comentários sobre suas observações a respeito do desempenho dos atletas:
    1) Rafael: é excelente, estou satisfeito com ele, mas falhou duas vezes ontem, numa delas tomou um gol
    2) Mariano: subiu muito de produção, está em excelente forma física, muito bom no desarme, muita raça, mas continua com baixíssimo aproveitamento nos passes e cruzamentos
    3) Dalton: precisa amadurecer,anda muito afobado, mas será um excelente zagueiro
    4) Gum: precisa amadurecer, tb é muito novo, mas tem potencial
    5) Digão: precisa entender que não é o Thiago Silva, ontem ele subiu um pouco no tamanco, mas tem meu aval por jogar com raça e determinação
    6) Dieguinho: marcou muito de longe, precisa ganhar físico e maturidade. Tem potencial
    7) Diogo: bom sem a bola nos pés, um desastre com ela.
    8) Diguinho: prefiro não comentar
    9) Fred: JOGOU MUITO MAL, estava EVIDENTEMENTE muito cansado, é verdade
    10)Maicon: padece do mesmo mal do Mariano
    11) Não precisa comentar. Graças a Deus o Maradona não assiste jogos do Flu
    RESUMO: No jogo que o Mariano e o Maicon acertarem 50% dos passes finais e cruzamentos, o Fred vai fazer no mínimo 3 gols
    Da svidania

    ResponderExcluir
  9. O pecado desse time ainda é o erro de passe. Com diguinho fora contra o sport, porque não escalar o Urrutia? O que acontece com o equatoriano que não tem ficado nem no banco? Opção? pois bola ele tem mais que o Diguinho. Concordo, Maicon será um grande jogador quando finalizar melhor e mariano pode ser um bom lateral desde que cruze melhor. Digão é a raça em pessoa será o substituto do marcão me nossos corações

    ResponderExcluir
  10. Fabiano:
    O Urrutia tem ficado no banco sim. Ele chegou muito fora de forma e foi lançado aos lobos junto com PC. Agora parece que está ficando fininho novamente.
    []'s

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.