segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Arbitragem - Fluminense com Hector Baldassi

"olha onde você tá botando essa mão, Hector!"

Amigos, o argentino Hector Baldassi apitará a primeira partida do Fluminense semifinal da Copa Sul-Americana. Até hoje, ele apitou três jogos do Tricolor, e o quadro de Laranjeiras venceu os três:
18/10/2005 - Fluminense 2 x 1 Universidad Católica/CHI - São Januário (Rio de Janeiro)

Apesar do retrospecto de 100% sob o apito de Baldassi, o Fluminense não guarda boas recordações do argentino.

Sua arbitragem na final da Libertadores (02/07/2008) foi considerada desastrosa. Antes mesmo de a bola rolar no Maracanã, o argentino já prejudicou o Fluminense, ao atrasar o início da partida em mais de quinze minutos, como que esperando a torcida tricolor esfriar.

Durante os noventa minutos do tempo regulamentar, Baldassi ignorou dois pênaltis claríssimos, um sobre Washington (foto abaixo), e um sobre Cícero.

É pênalti? Não para Baldassi.

Outro aspecto criticado na arbitragem de Baldassi foi a tolerância com a cera dos equatorianos. O goleiro Cevallos, por exemplo, fazia passar o tempo com simulações intermináveis, desde o primeiro minuto do jogo. Ele só foi advertido com o cartão amarelo aos 13 minutos do segundo tempo da prorrogação.

Na prorrogação, a arbitragem desastrosa continuou. Desta vez, a LDU é que foi prejudicada, tendo um gol mal anulado.

Com o resultado de 3 a 1, e o empate na prorrogação, a final foi para os pênaltis. E Baldassi conseguiu se superar, ao errar até na mesmo na disputa! Na cobrança de Thiago Neves, Cevallos abandonou o gol. A postura correta seria validar o gol do camisa 10, e dar cartão amarelo ao goleiro, o que resultaria em sua expulsão. Mas Baldassi simplesmente mandou voltar a cobrança, sem advertir o goleiro equatoriano.

Cabe lembrar que o Fluminense não é o único a reclamar das arbitragens de Baldassi.

Em 2007, o Flamengo chorou por conta de uma arbitragem que foi benevolente com a cera do Defensor, do Uruguai, e que deixou de dar dois pênaltis para os brasileiros (qualquer semelhança é mera coincidência).

Em 2008, o Santos também se sentiu prejudicado por Baldassi, que apitou seu jogo contra o América do México, nas quartas-de-final da Libertadores.

Também em 2008, a Seleção Olímpica da Itália foi mais uma prejudicada, e acabou eliminada das Olimpíadas pela equipe da Bélgica.

Pior é que me garantem que Baldassi está quase certo na Copa do Mundo. O escrete que se cuide!

Que se cuide também Hector Baldassi: O FLUMINENSE VAI ATROPELAR QUEM ATRAVESSAR O SEU CAMINHO PARA ERGUER ESSA TAÇA.

PC

2 comentários:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.