segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Resenha: Guarani 2 x 1 Tricolor



Amigos, eis os tristes fatos: caiu a longa invencibilidade do Fluminense. Após quinze jornadas sem conhecer derrota no Campeonato Brasileiro, o Tricolor enfim sucumbiu, diante do Guarani, no Brinco de Ouro.

Notem que há um agravante no belo triunfo do Bugre de Campinas: o Fluminense começou vencendo. Logo aos onze minutos, Emerson estufou as redes, após preciso passe de cabeça de Washington. Parecia o início de mais uma vitória do líder do certame.


A história da batalha começou a mudar quando Emerson, o autor do santo gol inaugural, se machucou sozinho, e teve que ser substituído. Emerson era a alma do Fluminense. Ali pressenti o pior: afinal, equipes sem alma estão fadadas ao insucesso.


Um minuto depois, portanto aos 33, Baiano cobrou falta e venceu Fernando Henrique. Era o amargo empate, preocupando de vez a massa pó-de-arroz que invadiu Campinas.


Deco ainda tentou assumir o papel de alma do Fluminense no jogo. Porém, seus lançamentos saíam sempre imprecisos. É importante ressaltar a dificuldade imposta pelos fortes ventos que varriam o campo do Guarani. O gajo não conseguiu se adaptar à ventania.


No trigésimo-primeiro minuto da segunda etapa, veio o duro golpe nas pretensões tricolores. Em mais uma cobrança de falta, o gol da virada do Guarani. Fabão chutou, a pelota desviou na barreira, e então morreu mansamente nas redes defendidas por Fernando Henrique. Guarani dois a um.


Não há motivo para desespero em Álvaro Chaves: afinal, o Tricolor ainda é o líder do Campeonato. Porém, o Corinthians encostou de vez, de modo que a larga vantagem que tínhamos não existe mais, virou pó. Agora, o Fluminense volta a ter a constante obrigação da vitória.


Nutro em mim a esperança de que os tropeços recentes sejam apenas o pano de fundo para as grandes vitórias que estão por vir. Quem sabe, a reação já começa diante do Ceará, na quarta-feira, no Engenhão.


PC

16 comentários:

  1. PC, se como vc diz, a melhor vitória é o 1x0, acho o placar de hoje o melhor entre os piores. Mostrou os erros do time, e qual o caminho das vitórias. Temos um bom elenco sim, que não vem jogando completo. Contra tudo e contra todos, o Time tem que ser de guerreiros, mas também um time inteligente, atento e, o mais importante, com gana de vencer.
    A taça hoje ficou um pouco preocupada, mas nada que tire seu belo sorriso de repousar na Álvaro Chaves.

    ResponderExcluir
  2. Pior jogo do Flu no Campeonato! Apatia total!
    O Andre Luiz me impressiona pela sua capacidade de ser driblado!
    O W9 me impressiona pela sua capacidade de detonar os contra-ataques do Flu qdo a bola cai no seu pé!
    O FH.. ah o FH, esse não me impressiona com nada... só me dá medo! Duro é olhar pro banco e ver Rafael ou Berna!
    Acho q tudo tá acontecendo na hora certa... E que o Fred vai voltar e vai detonar no ataque do Tricolor!
    Triste foi ver no aeroporto o Sheik na cadeira de rodas! Ele me impressiona pela sua garra, valentia, posicionamento em campo e gols... qtos gols! "O Sheik é fodaaaaaaaa!"
    ST
    PS: Legal ter te conhecido! Espero q na proxima oportunidade a gente tenha mais sorte!

    ResponderExcluir
  3. Leandro, ligamos o sinal de alerta, mas ainda estou muito otimista na conquista. Mesmo com nossos desfalques, a campanha ainda é muito boa (38 pontos em 19 jogos).

    Fernanda, foi um prazer te conhecer. Tentei ir falar com vocês de novo no final, mas acho que já tinham ido embora. Tenho certeza que na próxima teremos mais sorte. :)

    ResponderExcluir
  4. e ai PC, que perrengue heim...
    Acabou a gordura, mas ainda não é o fim do mundo, mas é bom começar a ligar o alerta, mais um tropeça bobo desses e a coisa começa a se complicar, o chato é que agora não teremos mais o maraca.....
    Mas ainda confio no tricolor, basta manter a calma.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebrsoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Perder a invencibilidade ou ter queimado a gordura é até normal em um campeonato feito esse, PC. Não tínhamos a ilusão de que iriamos vencer/empatar todos os jogos. O campeonato é assim, os times oscilam muito. Mas acho que vamos reagir. O que mais preocupa, no momento, é a possível ausência (e dependência) do Emerson. Com ele, somos um time; quando ele sai ou não joga, ficamos sem ataque! Isso é o que está me preocupando mais hoje. Essa Emerson-dependência. A outra coisa são as constantes contusões dos jogadores: Fred (esse nem se fala!), Carlinhos, Diguinho, Diogo, Emerson... Será fatalidade ou algo está errado na preparação? Com a palavra, algum especialista, por favor.

    ResponderExcluir
  6. Campeonato de pontos corridos é muito longo... eu avisei.... Pós-copa, a melhor campanha é de um time que jogou 4x com reservas neste período e 7x com os titulares, e por aproveitamento já é o Corinthians. Pontos corridos não é 400m rasos e sim uma maratona. E só estamos na metade...
    Como disse antes, só depois da sequência quarta-domingo-quarta-domingo, lá pelo dia 13 de outubro, teremos uma real avaliação de quem tá na briga e quem ta fora. Se nesta data um time estiver disparado, tem grandes chances de ser campeão.

    ResponderExcluir
  7. Alguns detalhes:

    - O Guarani praticamente não entrou na defesa tricolor;

    - O segundo gol deles foi pura sorte, a bola passou por um buraco em que ela só passaria se fosse batida onde foi.

    - O gramado ruim e a bola correndo muito facilitou a vida do time deles por conta da velocidade deles.

    Acho que estavamos precisando perder, o Muricy gosta de resultados e um resultado negativo pode fazer ele mudar alguma coisa, talvez o posicionamento do meio campo.

    []'s

    ResponderExcluir
  8. Lembro que ano passado quando estavamos indo pro vinagre, Fred volta de contusão e...ai todos sabem o que aconteceu.

    E olha quem está voltando de contusão agora. \o/

    ResponderExcluir
  9. Cleber, também confio no Tricolor. Acho que temos o melhor elenco e o melhor técnico. E portanto somos, sim, os favoritos ao título.

    Perin, esse discurso de "eu avisei" é, me desculpe, vomitável. Pelo amor de Deus, todos sabemos que o campeonato é longo. Não vi UM tricolor gritando "é campeão" antes da hora.

    O Fluminense ainda é, sim, o favorito. Até porque:
    1) somos os líderes (o Corinthians tem um jogo a menos, contra o Vasco em São Januário).
    2) só o Corinthians está mostrando fôlego para acompanhar. O Fluminense perdeu NOVE dos últimos 15 pontos, e só o Corinthians chegou.
    3) a "final" será no Rio de Janeiro.
    4) a derrota de ontem foi a quarta desse time em mais de 30 jogos de campeonato brasileiro (contando a reta final do ano passado). E a primeira sem influência da arbitragem.

    Enfim, cada um acredita no que quiser. Eu continuo acreditando que o Fluminense é o principal candidato ao Campeonato.

    ResponderExcluir
  10. Estás enganado quanto aos números. O Inter tirou 5 da diferença e jogamos apenas 4x. Lembrando do SPFC, campeão depois de estar 11 pontos atrás do líder na 20º rodada... Quanto ao melhor técnico, eu sempre tive sérias restrições ao Muricy, que na minha opinião só sabe montar um time SEMPRE do mesmo jeito. Vocês tem o melhor time titular hoje, mas não tem os melhores reservas.

    ResponderExcluir
  11. Pelo que sei ontem o Flu tinha 4 desfalques no setor defensivo, sendo 3 volantes, e este se comportou muito bem, é, o fluminense não tem elenco.

    ResponderExcluir
  12. O Inter tirou 5 de diferença, e ainda está quantos pontos atrás? 7, 8?

    O Fluminense não vai "patinar" pra sempre, não...

    Quanto a elenco, continuo achando o do Flu o mais forte de todos. Só possui uma deficiência realmente grave, que é a ausência de um lateral-direito reserva. Belletti e Thiaguinho podem ser improvisados ali, mas o nível cairia demais.

    No restante das posições, o elenco do Flu é tão mais forte que às vezes os reservas são melhores que os titulares da maioria dos outros clubes (exemplo, Washington e Rodriguinho no ataque).

    ResponderExcluir
  13. Continuo confiando no Flu! Estamos recuperando os jogadores e se nenhum juiz resolver ajudar o adversário... Podemos não ter os melhores reservas, mas não temos os piores. O único ponto é no ataque, onde o Emerson está jogando muito. Mais até do que jogava no rival. O Valência estreou ontem e o Deco fez poucas partidas, ainda se adaptando, o time ainda está se adaptando. Não é caso para desespero. Quem está lá atrás, sim, que precisa começar a correr agora. Não é o nosso caso. Apesar dos garfos, de outros clubes (e isso dito pelos próprios jogadores desses clubes) estarem secando, das contusões e cartões e tirarem o Maraca da gente (tb com esse gramado abandonado, não vale a pena jogar lá!), vamos brigar até o fim pelo título. Se vamos ganhar, não sei, concordo com PC, nunca vi nenhum torcedor cantando vitória, se dizendo campeão. Mas estamos otimistas, claro que estamos. E porque não estaríamos? Temos um ótimo elenco, um ótimo treinador e meio caminho já foi percorrido. Se é uma maratona (42 km, é isso?), já percorremos 21! Veremos quem tem folego!

    ResponderExcluir
  14. Mais uma vez o Sr. Fair Play Vágner Mancini molhou o gramado antes do jogo. O Emerson se machucou pq escorregou...

    O Perin continua sem entender a diferença entre oba-oba e favoritismo...tenham paciência com ele.

    ResponderExcluir
  15. Era ter punição a quem molha ao gramado antes dos jogos, isso põe em risco a integridade fisica dos atletas sem necessidade.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.