sábado, 18 de setembro de 2010

Tudo é Fla-Flu, o resto é paisagem

(por Nelson Rodrigues)

Amigos, ninguém acredita nos profetas porque todo mundo ri do mistério. Negamos tudo o que escapa à nossa pétrea, obtusa e analfabeta objetividade. E no entanto, vejam vocês: - a vitória do Fluminense sobre o Bangu fora profetizada, exaustiva e estrepitosamente, nesta coluna. Há o jogo e vencemos. Imediatamente todo mundo começou a rosnar, pelas esquinas e pelos botecos: - "Coincidência! coincidência!"

Amigos, vamos raciocinar. Uma coincidência prevista deixa de ser, obviamente, coincidência. Domingo, teremos o maior Fla-Flu de todos os tempos. Repito: - tudo é Fla-Flu e o resto paisagem. Está profetizada, com a mesma ênfase e o mesmo descaro, uma nova e definitiva vitória tricolor. E quando, ao soar o apito final, o Fluminense enfiar a faixa, os mesmíssimos idiotas da objetividade vão enxergar no fato uma simples, gratuita e irresponsável coincidência.

Foi assim no pré-diluviano Fla-Flu de 1919. Lembro-me que, naquela época, apareceu, na minha rua, um profeta. Eu teria meus 7 anos salubérrimos. Entre parênteses, o Flamengo vergava ao peso do próprio favoritismo. E o profeta que era um pau-d’água irremediável começou a dizer, de porta em porta: - "O Fluminense vai ganhar! O Fluminense vai ganhar!" Foi assim, de segunda a domingo. Ninguém acreditou no vidente encharcado de cachaça.

Mas aí é que está: - um pau-d’água é também suscetível de mediunidade. Até que chega o domingo do Fla-Flu. Naquele tempo, a cobertura jornalística para o futebol era escassa ou nula. Não havia rádio, não havia nada. Uma notícia levava meia hora para chegar de uma esquina a outra. Pois bem: - e, apesar disso, não se falava senão no Fla-Flu. Era o tema obrigatório, nas farmácias, velórios e sobrados.

E nada descreve a total euforia rubro-negra. Como agora, a torcida flamenga estava certa do triunfo. Preparou-se uma banda. Quando acabasse o Fla-Flu, a "Marcha de Aída" ia soar, de uma ponta a outra da Rua Paissandu. Cada jogador rubro-negro seria levado na bandeja como um leitão assado. Sacos de confetes, caixões de serpentina, corneteiros a cavalo. Ia ser uma apoteose nunca vista, assim na terra, como no céu. E só um sujeito, entre tantos, entre todos, continuava a repetir com uma pertinácia jucunda de bêbado: - "O Fluminense vai ganhar!"

Contra tudo e contra todos, realmente o tricolor enfiou, no rubro-negro, uma de 4 x 0. Lembro-me que Bacchi fez o último "goal" passando a bola por entre as pernas do inexpugnável Píndaro. E mais: - continuou driblando e entrou com a bola e tudo. Entre um Fla-Flu e outro, há a distância infinita, milenar, de quase meio século. E o que importa relembrar é que, também naquela ocasião, houve um Maomé, houve um Moisés, que foi o já citado pau-d’água.

Eis o que nossa admirável burrice não admite: - não há clássico ou pelada que não tenha o seu profeta. Vocês viram domingo, contra o Bangu. Houve um episódio, na batalha, que teria comprometido o nosso triunfo, se não existisse uma profecia irreversível. Refiro-me ao pênalti que Carlos Alberto perdeu.

O nosso zagueiro é um jogador estupendo. Mas o diabo é que o brasileiro está sempre a um milímetro da máscara. E Carlos Alberto achou que não precisava chutar, que bastaria empurrar a bola. Fosse ele um perna-de-pau e eu não estaria fazendo este comentário. Mas um craque merece que lhe digam: - "Rapaz! olha essa mascarazinha!" E de fato, ele pôs em risco mortal a nossa vitória e o nosso campeonato. O que eu queria dizer é que a falta indesculpável de Carlos Alberto fez balançar a profecia. E o Fluminense só resistiu por que está marcado para ser o campeão.

Agora é o Fla-Flu. O profeta, lá na caverna que habita, coçando a sarna que o deleita, vai repetir até domingo: - "Fluminense campeão".

**********************************

Os jogos a que Nelson Rodrigues se refere na crônica são:
- Fluminense 4 x 0 Flamengo (finalíssima do Campeonato Carioca de 1919).
- Fluminense 3 x 1 Bangu (penúltima rodada do Campeonato Carioca de 1963).

**********************************

O Carlos Alberto que perde o pênalti no Fluminense x Bangu é Carlos Alberto Torres, então um jovem promissor recém-promovido das categorias juvenis. Sete anos depois, ele seria o capitão da Seleção Brasileira tricampeã mundial.

2 comentários:

  1. Nunca havia lido algo escrito pelo Nelson Rodrigues. É realmente espetacular! Pelas suas crônicas, PC, vejo que ele deixou um grandes discípulo!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, obrigado pelo elogio máximo de comparar meus textos aos desse gênio inigualável...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.