sexta-feira, 16 de março de 2012

As amareladas de Joel Santana


Amigos, o que se viu ontem no Engenhão foi espantoso. O Flamengo fez 1 a 0, fez 2 a 0, e fez 3 a 0. Quando eram decorridos trinta minutos do segundo tempo, o placar ainda marcava: Flamengo 3, Olimpia 0. Nem o rubro-negro mais pessimista poderia imaginar o que estaria por vir. Em magnífica cobrança de falta, Zeballos descontou, 3 a 1. Em chute rasteiro, de fora da área, de canhota, Luis Caballero fez mais um, 3 a 2. E, após boa jogada do ex-flamengo Maxi Biancucchi, o careca Marin chutou cruzado e marcou o gol de empate para os paraguaios, 3 a 3.

Por mais incrível que tenha sido o desfecho da partida, não podemos dizer que é um fato inédito na carreira do treinador Joel Santana. Os flamengos não se esquecem do vexame de 2008, aquela inaceitável derrota por 3 a 0 para o América do México de Salvador Cabañas, em pleno Maracanã. Após a vitória por 4 a 2 no Azteca, a eliminação do Flamengo era praticamente impossível. E no entanto, Joel e seus comandados conseguiram a proeza.

Voltando mais no tempo, em 1995 o Fluminense, então treinado por Joel, disputava a semifinal do Campeonato Brasileiro contra o Santos. Na partida de ida, disputada no Maracanã, o Tricolor enfiou 4 a 1, praticamente se garantindo na grande final, contra o vencedor de Botafogo e Cruzeiro. No jogo de volta, no Pacaembu, o Fluminense poderia perder por até dois gols de diferença. Até hoje, todo pó-de-arroz lamenta aquela inaceitável derrota por 5 a 2.

Joel gosta de dizer que, quando era jogador do Vasco, marcava Pelé. E marcava mesmo, ou pelo menos tentava, confirmam os torcedores mais velhos. Deveria, pois, mais do que todo o resto do mundo, saber que um jogo de futebol só acaba quando termina. As três amareladas citadas acima, algumas das maiores da história do nosso futebol, foram protagonizadas por times de Joel. Não pode ser apenas coincidência. Ou "pode to be"?

PC

2 comentários:

  1. HAHAHAHAH.

    No mais, é uma grande figura esse Joel Santana.

    Estava torcendo muito para ele dar certo esse ano no Bahia, e o cara deixa todo o planejamento já feito no tricolor para assumir o conturbardo, porém mais famoso, Flamengo.

    O trabalho pune Joel.

    ResponderExcluir
  2. A amarelada de 95 marcou minha infância, foi a primeira vez que sofri por futebol.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.