terça-feira, 20 de março de 2012

Interferências na escalação?


Outro dia, li preocupante notícia no jornal de maior circulação no Rio: integrantes da diretoria do Fluminense estariam pressionando o treinador Abel a escalar jogadores da base. Na visão dos dirigentes tricolores, seria interessante ver as promessas de Xerém em campo, visando a futuras negociações. (Isto talvez explique algumas das escalações e substituições "esquisitas" em partidas recentes...)

No entanto, os dirigentes deveriam saber que o time principal do Fluminense tem um único objetivo: vencer jogos e campeonatos. E, para isto, sempre que possível o treinador deve escalar o que tem de melhor. Utilizar as partidas como vitrine de atletas não deveria sequer ser cogitado. Não em um clube que deseja ser profissional e vencedor.

Claro, entendo o desespero dos dirigentes por receita. Ano passado, chegaram ao cúmulo de comemorar um resultado financeiro deficitário, só porque o prejuízo foi menor que o do ano anterior. Com um agravante: houve déficit mesmo com a negociação do maior ídolo da atual geração de torcedores. Cá da minha ingenuidade, pergunto: eles realmente esperam negociar um Conca por ano? Haja otimismo, hein!

Este ano, há ainda outro problema: o clube precisa honrar seu compromisso com a Justiça do Trabalho, o famoso "Ato Trabalhista". É necessário o depósito mensal de cerca de um milhão de reais, dinheiro que o clube não deve ter. E, de fato, o cumprimento do acordo tem que ser prioridade da gestão. O que não pode acontecer, entretanto, é a diminuição da qualidade técnica do time para atender a demandas financeiras.

Não sou especialista em gestão esportiva, longe disso, mas sei que um clube não pode depender da negociação de atletas para ter lucro financeiro. Isto porque há temporadas em que simplesmente não é possível vender jogadores a preços razoáveis. O clube precisa, isso sim, diversificar suas receitas, aproveitando o potencial de seus torcedores, através de projetos de associação e ações de marketing bem planejadas, por exemplo.

Repito: sacrificar o desempenho técnico do time principal em busca de dinheiro não deveria sequer ser cogitado. Não em um clube sério.

PC

7 comentários:

  1. Concordo plenamente.
    Até porque, o desempenho técnico do time, pode no futuro, em final de temporada por exemplo, render receita para o Fluminense.

    Você me lembrou bem a dívida mensal de 1 milhão de reais. Acho até que o Fluminense tem condiçoes de pagar, mas vendendo uma prata da casa isso aí vai ficar muito mais fácil.

    ResponderExcluir
  2. "Concordo plenamente.
    Até porque, o desempenho técnico do time, pode no futuro, em final de temporada por exemplo, render receita para o Fluminense.

    Você me lembrou bem a dívida mensal de 1 milhão de reais. Acho até que o Fluminense tem condiçoes de pagar, mas vendendo uma prata da casa isso aí vai ficar muito mais fácil."

    [2]

    ResponderExcluir
  3. Isso porque está na Globo


    Divulgada na noite de segunda-feira, 19 de Março, a tabela do Campeonato Brasileiro de 2012 terá o Globorínthians como o time com mais jogos transmitidos pela TV Globo. O protegido da mídia, vulgarmente chamado de Flamengo, é o segundo que mais aparecerá na TV, dando sequência no esquema de transformar o torcedor em uma completa besta alienada que só vê “Framengo”.

    Ambos recebem a maior fatia do novo contrato com a Rede FlaGlobo, assinado no ano passado, no golpe entre Globorínthians/CBF/Globo que ajudou a daruma rasteirano Clube dos 13 e na Rede TV, a real vencedora da licitação. Enquanto isso, o Palmeiras terá apenas uma partida e mesmo assim, quando jogar contra o Corinthians.

    Conforme noticiou a Folha, “a soma leva em conta apenas o primeiro turno do torneio, já que a CBF não detalhou datas, horários e transmissões da meta de final do Nacional.”

    O Corinthians, conhecido nos corredores da Globo como futuro Flamengo de São Paulo, terá 10 jogos na TV aberta (sendo três clássicos), o Flamengo terá nove (dois clássicos) e o São Paulo terá sete (1 clássico).

    Botafogo e Vasco serão os esquecidos. Ficam empatados com quatro (mas o alvinegro com um clássico justamente contra o rival rubro-negro), seguidos por Santos com dois (sendo um clássico contra o Corinthians) e Fluminense também com dois. (sendo um clássico)

    Ou seja, nada de diferente. Parece que Ricardo Teixeira antes de sair, já deixou pronta a tabela.

    Mas isso não é nada. O que realmente é problema, é que a torcida não entende que isso é melhor pra ela. Melhor pro clube.

    Vá ao estádio torcedor!! Vá pra porra do estádio!!!

    Esqueça a TV, desliga essa merda de Globo!!

    Seu clube precisa que você vá ao estádio, que leve seu filho pra ver o jogo, pra conhecer os jogadores, pra estar perto, sentir o calor, aprender a amar o clube em vez de ficar vendo um merda acabado e sem moral, sem capacidade, sem sentido e sem senso de ridículo chamado Ronaldinho Gaucho ser transformado em ídolo, esperança e craque eterno. Isso somente porque está no Flamengo?

    Não... Isso porque está na Globo.

    Fonte: http://www1.folha.uol.com.br

    Agradecimento à Sergio Zacarias, um amigo e parceiro numa luta sem futuro. A de ver um futebol livre da máfia...

    Divulgue esse artigo
    ---------------------------
    http://aqipossa.blogspot.com.br/2012/03/isso-porque-esta-na-globo.html

    ResponderExcluir
  4. PC,
    lamentável se realmente for precedente os fatos.
    É claro que acho que temos que dar condições e oportunidades aos garotos da base, mas ser imposto pela diretoria é retroceder no tempo, e no caso do tricolor, com o elenco que tem chega a ser burrice.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Caro P.P.P,

    Sou flamenguista e até concordo com uma super exposição da marca de Flamengo e Corinthians, as vezes até enche o saco, rsrsrs.

    Mas só gostaria de ressaltar que "televisão" não mostra futebol por que é cultura nacional, mostra por uma questão mercadológica, dinheiro, muito dinheiro. Pensemos, se ela da uma fortuna para trênsmitir, imagina quanto ela arrecada?

    Segundo, o que te faz pensar que se a Rede TV fosse a "dona do bagulho" ela seria diferente? Será que éla não daria prioridade aos times de São Paulo já que se trata de uma empresa paulista? A Record também se enquandra no mesmo perfil. Ou seja, uma briga pelo poder, só isso. Muda-se o Rei mas a "igraja fica".

    Mas não sou totalmente contra seu pensamento, tem lá suas razões. Mas essa é uma moeda que tem dois lados. Na Espanha, italia, Inglaterra não é diferente meu caro. Seu time não tem a maior torcida, compre um pacote de TV fechada e resolva seu problema, esse é o pensamento capitalista de televisão, indiferente de qual que fosse o time.

    Um abraço.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já cansei de falar...

    ...o Novo Fluminense não é um clube sério!

    Não sei por que estão fazendo essa pressão. Aposto que venderão o Nem pra um time ucraniano (possivelmente o Little Brasil, Shakthar Donetsk) logo após a Libertadores.

    Quer dizer, sei sim. Os carrapatos remunerados querem as comissões nas vendas dos passes. Quanto mais vendas melhor. O Ato Trabalhista é a desculpa perfeita.

    Como esses indivíduos têm a cara-de-pau de se declararem tricolores?

    ResponderExcluir
  7. Caro PC,

    Brilhante como sempre o seu comentário.

    A única dúvida se refere à venda do Conca, que não proporcionou nenhum acréscimo aos cofres do clube.

    Se não me engano, o dinheiro arrecadado, equivalente apenas à metade da multa rescisória, ficou para empresários e a maior parte, é claro, para a Traffic, esse câncer encrustrado nas Laranjeiras.

    Não duvido nada que seja ela quem esteja por dentro dessas articulações macabras.

    Os dirigentes? Pode ser, alguns desonestos e outros inocentes úteis despreparados.

    Abraços e Saudações Tricolores.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.