1904: a assembleia geral extraordinária aceitou a sugestão de Oscar Cox e Mario Rocha, e mudou as cores oficiais do Fluminense Football Club para verde, branco e grená. Em viagem a Londres, Cox e Rocha não conseguiram adquirir tecido cinza e branco para confeccionar os uniformes, e assim enviaram uma carta ao clube, sugerindo a mudança. Após a leitura da carta, houve um debate entre os sócios, e o Fluminense decidiu se tornar tricolor, demonstrando sua vocação para a beleza.
1928: em amistoso internacional no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Sporting de Lisboa por 4 a 1, diante de uma multidão estimada em 40.000 pessoas (a procura por ingressos foi tamanha que o Fluminense posicionou 2.000 cadeiras na pista de atletismo, para comportar o excedente de público). Os gols tricolores foram dos atacantes Lagarto, Preguinho (2) e Alfredinho, com João dos Santos marcando para o Sporting. Esta foi a primeira vitória do Fluminense sobre um clube europeu. O onze tricolor, sob o comando técnico de Eugenio Medgyessy, jogou com Batalha; Paulo e Py; Nascimento, Fernando Giudicelli e Fortes (Ivan Mariz); Ripper, Lagarto, Alfredinho, Preguinho e Milton. O Sporting, que havia conquistado o vice-campeonato português duas semanas antes, atuou com: Cipriano; Carlos Alves e Jorge Vieira; Martinho, Serra-e-Moura e Matias; João Francisco, Abrantes Mendes (João dos Santos), Armando Martins, Cervantes e José Manuel Martins. Como o jogo valeu a belíssima Taça Vulcain, pode-se dizer que esta vitória do Fluminense foi a primeira conquista internacional de um clube brasileiro. Muito provavelmente, foi também a primeira taça intercontinental do mundo, isto é, o primeiro troféu disputado por clubes de continentes diferentes.
|
A Taça Vulcain, foto de Matheus Mello Berwanger. |
1944: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, diante de uma multidão superior a 50 mil pessoas em São Januário (22.370 pagantes, e os sócios de America e Vasco que não pagaram ingresso), o Fluminense derrotou o America por 3 a 0, gols de Pinhegas (2) e Magnones (de falta). No jogo, o goleiro tricolor Batatais defendeu uma cobrança de pênalti de Maneco. A atuação do médio Bigode na proteção à defesa também foi muito elogiada.
1945: em jogo do primeiro turno do Campeonato Carioca, na rua Conselheiro Galvão, o Fluminense ganhou por 5 a 1 do Bonsucesso. Os gols da vitória tricolor foram de Orlando Pingo de Ouro, Carlinhos (contra), Geraldino e Rodrigues Tatu (2).
1951: em partida amistosa, o Fluminense venceu o Goiânia por 4 a 1, no Estádio Pedro Ludovico, na capital de Goiás. Lino, Villalobos (2) e Pé de Valsa marcaram os gols do Fluminense no jogo.
1956: numa tarde de glória para o zagueiro Pinheiro, o Fluminense conquistou o Torneio Início do Campeonato Carioca, no Maracanã. No primeiro jogo, houve empate em 0 a 0 com o Botafogo, com o Tricolor se classificando nos pênaltis, Pinheiro convertendo suas três cobranças, e Garrincha chutando uma das suas na trave. Na segunda partida, ocorreu novo empate em 0 a 0, contra o Bangu, com o Tricolor novamente se classificando nos pênaltis, após cinco cobranças perfeitas de Pinheiro. No terceiro duelo, aconteceu mais um empate em 0 a 0, com o Canto do Rio, e o Fluminense voltou a se classificar nos pênaltis, com mais três gols de Pinheiro. Na grande decisão, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bonsucesso, gol de Genivaldo, aos 2 minutos do 2º tempo. Pinheiro provou que é um excepcional cobrador de pênaltis, e provavelmente é o único atleta a ter marcado 11 gols no mesmo dia no Maracanã! Fluminense, campeão do Torneio Início!
1973: na sequência da campanha que culminaria na conquista do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Flamengo, diante de 62.665 pagantes no Maracanã. Apesar do tropeço, a torcida tricolor aplaudiu seu time, que dominou o jogo, e chegou a chutar duas bolas na trave. Nas semanas seguintes, o Fluminense provaria que os aplausos foram merecidos...
1979: no Maracanã, o Fluminense derrotou o Botafogo por 4 a 1, em jogo válido pelo Campeonato Carioca. Fumanchu (2), Rubens Galaxe e Nílson Andrade (contra) marcaram os gols tricolores no clássico.
2010: pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro, a primeira depois da pausa para a Copa do Mundo, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Grêmio Prudente, no Maracanã. O gol do Fluminense na partida foi marcado por Fred, de cabeça, aos 16 minutos do primeiro tempo. A campanha tricolor passou a ser de 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, e terminaria da melhor maneira possível...
2012: pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo, no Engenhão. O gol do Fluminense no clássico foi assinalado por Fred, de cabeça, aos 8 minutos do segundo tempo. Após 9 rodadas, o Fluminense era o único invicto da competição: somava 19 pontos ganhos na tabela de classificação, com 5 vitórias e 4 empates. Era o início da campanha que culminaria na conquista do quarto Brasileirão da história tricolor.
****
Aniversariante do dia:
Sylvio Kelly dos Santos (1935), nadador, jogador de pólo aquático e presidente do Fluminense Football Club. Sylvio Kelly competiu nos Jogos Olímpicos de 1952 e 1956, como nadador. Nos Jogos de Helsinki, nadou os 1.500 metros livre e os 4x200 metros livre, e chegou a quebrar o recorde brasileiro dos 1.500, com o tempo de 19:26.8, mas não se classificou às finais. Nos Jogos de Melbourne, nadou os 400 metros livre, também não chegando à final da prova. Conquistou a medalha de bronze com a Seleção Brasileira de pólo aquático nos Jogos Pan-Americanos de 1959, em Chicago. Foi presidente do Fluminense entre 30/01/1981 e 26/01/1984, período em que o clube conquistou o Campeonato Carioca de 1983, e adquiriu o terreno e iniciou a construção do Centro de Treinamentos de Xerém.
PCFilho
Foto da Taça Vulcain tirada pelo meu filhinho (hoje com 19 anos e cerca de 1,86 M, mas sempre será meu filhinho)!
ResponderExcluirSim, muito bem tirada a foto. :)
Excluir