terça-feira, 2 de março de 2010

O último amistoso do escrete

(imagem: Agência/Getty Images)

Amigos, até a Copa do Mundo não haverá mais jogos da Seleção. Em Londres, vencemos a Irlanda, assim como fizemos com quase todos os adversários nos últimos três anos. Papamos Argentina, Itália, Portugal, papamos todos. O escrete varreu praticamente todas as equipes que cruzaram seu caminho. Apesar do excelente retrospecto, muitos esbravejam, nas esquinas, nos botecos, nos jornais e na internet: "a Seleção não está bem!". Alguns exageram: "não passaremos nem da primeira fase!". Aqui, pergunto: não será todo este negativismo o disfarce de um envergonhado otimismo?

Eis a verdade, amigos: desde a tragédia de 1950, o brasileiro não consegue acreditar em si mesmo. A derrota para os uruguaios ainda dói na carne e na alma de cada cidadão tupiniquim. Depois daquilo, já conquistamos cinco Copas do Mundo, cinco!, e ainda assim nada cura a dor-de-cotovelo do Maracanazo. Parece que os sessenta anos passaram em vão sobre aquela derrota. Outro dia, perguntei ao meu tio, testemunha ocular do silêncio inenarrável daquela multidão. E ele me respondeu, com os olhos molhados: "foi ontem, Paulinho! Parece que foi ontem!".

Não consigo encontrar outra explicação para o pessimismo brasileiro, que não os ecos de dezesseis de julho de cinqüenta. A exibição contra a Irlanda não foi brilhante, mas passa longe de ruim. Robinho esteve magistral, com dois gols, e além dos gols, com dribles entortando os joões irlandeses. Kaká foi o jogador inteligente de sempre, correndo apenas quando era necessário correr. Na defesa, Lúcio e Juan tiveram atuações irretocáveis. Até mesmo quem entrou durante a partida foi bem: Daniel Alves quase fez gol no seu primeiro lance, e Grafite deu passe de cinema para o segundo tento de Robinho.

Mas a atuação brasileira é subestimada. Só se fala em Henry, em Fábregas, em Messi, em Cristiano Ronaldo. Pois eu tenho certeza: poderiam juntar os melhores dos melhores, para enfrentar a Seleção, e mesmo assim Kaká e companhia venceriam. Repito: se fizessem um jogo entre os melhores do resto do mundo e o Brasil, nós venceríamos. Amplio: talvez fosse uma vitória de goleada, um banho completo.

A escalação de Dunga é recheada de volantes? É, sou obrigado a concordar. Se eu fosse o técnico, a convocação seria diferente. Somos 180 milhões: se cada um convocasse seu escrete, provavelmente teríamos 180 milhões de seleções diferentes. Mas é o capitão do tetra que tem a árdua função de escolher os vinte e três. E cabe ao povo brasileiro apenas acreditar na conquista. Vencemos a Copa América, vencemos a Copa das Confederações, e faço aqui o vaticínio: vamos vencer a mais dramática Copa do Mundo de todos os tempos, na África do Sul.

PC
(texto feito para o excelente blog Gol de Letras - vale a pena conhecer!)

7 comentários:

  1. É, mas a ausência de reservas para Kaká é grave. Ele pode se machucar, ser expulso...e aí?
    O trabalho do Dunga não é ruim, mas esse defeito (entre outros) ele tem.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Continuo esperando pela convocação de Ronaldinho. Pelo jeito, ficarei só esperando mesmo...

    Não se pode desprezar qualidade, Dunga! NUNCA!

    É algo cada vez mais raro, e é algo que você, Dunga, quase não tinha.

    Essa braçadeira em 94 te deu muita moral, Dunga... Penso que, se o Ricardo Gomes não tivesse sido cortado da Copa nos EUA, hoje tudo seria diferente, já que o capitão era o ex-zagueiro.

    Enfim, torcerei como sempre, mas desprezar qualidade? Está brincando com fogo...

    ResponderExcluir
  4. O trabalho é sério, mas a seleção brasileira não me empolga. Se formos campeões será nos pênaltis e olhe lá!

    ResponderExcluir
  5. Ramón, Fernando e Leandro,

    Também não gosto dos 174 volantes do Dunga. Mas ele está vencendo, e eu sou um otimista irremediável...

    É como eu escrevi: é óbvio que eu levaria outros meias criativos, em detrimento dos volantes, e até de um lateral-esquerdo.

    Leandro, eu disse que vai ser a mais dramática. O sofrimento de 1994 vai virar piada perto de 2010. :)

    ResponderExcluir
  6. Se o Kaká se machucar, já era!
    Estamos correndo um grande risco pra lá de desnecessário. Isto é burrice.

    ResponderExcluir
  7. Marcelo e Ronaldinho deviam estar no grupo da seleção, já Julio Baptista, Felipe Melo, etc não.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.