quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Fluminense no NBB

Amigos, gostaria muito de dar a vocês a notícia da presença do Tricolor no NBB, a maior competição de basquete do Brasil. Afinal, o Fluminense sempre foi uma potência olímpica brasileira, desde nossas primeiras medalhas olímpicas, conquistadas em Antuérpia-1920, por Guilherme Paraense, Afrânio Costa e companhia, todos atletas tricolores. Infelizmente, não é possível.

O basquete tupiniquim teria muito a ganhar com a presença do Fluminense no campeonato, seja pela presença da torcida tricolor, seja pela rivalidade com o Flamengo, seja pelos patrocínios. O Fluminense também teria inúmeros benefícios, com a participação nesta bela competição que tem revitalizado o basquete no Brasil.

O Rio de Janeiro conta com duas vagas no NBB: a do Flamengo, e a do Iguaçu Basquete Clube. O IBC, porém, não disputou as duas primeiras edições, e precisava utilizar sua vaga em 2010, sob pena de perdê-la definitivamente.

Um acordo foi feito entre Fluminense e IBC, costurado por Júlio Bueno, e assinado por Júlio Domingues, assessor de Roberto Horcades. A parceria, que envolveria também a TIM e a prefeitura de Queimados, tornaria viável a participação no NBB.

Porém, algo estranho aconteceu. Mesmo após o acordo assinado, o Fluminense não quis seguir em frente. E o IBC, sem as garantias financeiras que só a parceria poderia proporcionar, teve sua inscrição negada no NBB.

Uma explicação mais detalhada do caso se encontra no Pavilhão Tricolor, em post redigido pelos amigos Thiago Rachid e Mario Vitor: clique aqui para ler.

Repito aqui os questionamentos feitos no PavTri: por que uma informação tão grave como esta não foi trazida a público pela candidatura de Júlio Bueno? Qual foi o papel da candidatura Peter Siemsen no episódio? (uma vez que o setor de Esportes Olímpicos do Fluminense faz parte da base de apoio desse candidato) A quem interessa ver o Fluminense fora do Novo Basquete Brasil e, mais ainda, deixando de abrir suas portas para uma multinacional tão importante?

Uma coisa parece certa: ao Fluminense que não é.

PC

3 comentários:

  1. E ai Pc, blz.
    Realmente seria muito bom se o Flu tbm investisse no basquete, tanto para o Rio, tanto para competição, tanto para o basquete nacional, naeuropa é comum vermos os times de futebol tbm investirem grande em outros esportes.

    Eu li tbm o texto sugerido, e fica a pergunta.... o por que?

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebresoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho lido seu blog com muita atenção. Privilegia a história do futebol, sem bairrismos, mesmo admitindo o lado torcedor do Flu. Parabéns, abraço M
    PS: tenho um blog (O Luzíada) que, de vez em quando, fala de futebol, dê uma espiada quando puder, http://oluziada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Colocar o assunto à baila somente, não vai resolver, infelizmente.
    Não haverá grita popular pelo basquete tricolor.
    Não é esse o foco da torcida e dos sócios.
    E como nenhuma candidatura, tampouco a diretoria passaram recibo, seria necessário correr atrás e apurar, coisa que não estou vendo acontecer.
    As respostas não virão caminhando sozinhas e quem as divulgou corre o risco de parecer leviano.

    STs

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.