sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Resenha: Tricolor 5 x 1 Atlético Mineiro


Após o jogo Fluminense 5 x 1 Galo, os atleticanos devem ter ficado enfurecidos com a defesa do seu time. Mas sejamos justos: nada deprime tanto uma defesa quanto o fracasso de seu ataque. A meu ver, a derrota do Atlético Mineiro começou na impotência de sua vanguarda. Ninguém vence com uma linha de ataque que se exaure num tico-tico deprimente. Eram passes para os lados, passes para trás, e nunca para frente. Eis a verdade: dá pena a falta de penetração dos comandados de Luxemburgo. Ficam sassaricando, mas nunca perfuram a defesa adversária. Eu sou tricolor confesso, mas diante daquela medonha dispersão atleticana, tive vontade de gritar: "chutem! chutem!".

Pois bem: enquanto o Atlético ensinava como não se deve jogar futebol, o Fluminense ia fazendo os seus gols. O mínimo que se pode dizer de um time que venceu por 5 a 1 é que cumpriu com êxito sua missão. Dirão alguns que o placar foi demasiadamente elástico, não condizendo com a realidade do que foi a partida. Ao que respondo: condiz, sim. Claro, tivemos sorte em alguns lances. Mas ninguém vence um jogo e, mais, ninguém vence um campeonato apenas com futebol. Qualquer triunfo exige um pouco de sorte, um mínimo de sorte.

E o Fluminense venceu com um futebol mais incisivo, mais prático e mais objetivo. Cabe ainda dizer que os 5 x 1 poderiam ser 6 ou 7. Por exemplo, Washington perdeu, se não me falha a memória, uns dois ou quatro gols certos. O arco adversário estava escancarado, de modo que uma leve brisa teria empurrado a bola para as redes. E, no entanto, nosso artilheiro conseguiu o milagre de não fazer os gols. Sobre Washington, cabe dizer: ele faz duzentos gols, e desperdiça outros quatrocentos. Se o "Coração Valente" conferisse todas as chances claras que perde, o Fluminense seria um quadro imbatível, campeão obrigatório de todos os anos.

Bem, se o ataque tricolor falhou (Rodriguinho também deixou de enfiar dois tentos líquidos e matemáticos), a defesa apareceu para salvar. A goleada foi construída com dois gols de Carlinhos, um de Leandro Euzébio, e um de Gum. No final, Marquinho ainda fechou a conta em 5 a 1. Estava definitivamente assado, no Engenhão, o Galo ao molho luxemburgo. Bom apetite, pó-de-arroz!

PC

7 comentários:

  1. Depois do gol do Atlético, o Flu resolveu atacar e quando o Flu ataca, ele é mortal. Pronto, resolvido. É só jogar assim sempre.

    ResponderExcluir
  2. PC, bom dia!
    Vc necessita comentar o que a goleada ontem quase escondeu!!!
    Meu amigo NÃO TEMOS GOLEIRO!!!O q foi aquilo saltando atrasadíssimo na falta batida pelo Daniel Carvalho...poderemos perder o campeonato aí, tem tempo ainda pra contratar um goleiro ao 46 do segundo, ou seja até terça(28).
    Forte abraço, rumo ao título!
    ST
    Cesar

    ResponderExcluir
  3. O resultado foi justo e ótimo para dar novo ânimo ao grupo. Ponto. Mas o Cesar apontou nosso grande problema no momento: goleiro. Me revoltei com o Rafael naquele pulinho do gol do CAM. Tinha a barreira na frente, sim. Mas a bola foi do lado dele e o pulinho que deu foi algo grotesco. Precisamos urgentemente de um goleiro. Mas um goleiro de verdade. Chega desses arremedos que depois do Paulo Victor passaram pelas Laranjeiras. Já falhou no Fla-Flu e ontem, nas poucas ou na única bola que foi no gol, falhou novamente. Assim fica difícil. Daqui a pouco vou berrar: volta FH!

    ResponderExcluir
  4. Ontem o 4-4-2 funcionou muito bem. Pela fase do Galo ainda é cedo pra sabermos se vai continuar funcionando, mas foi um bom começo. Acho que eu estava errado quanto ao problema do esquema, não era o número de zagueiros...será que era o lateral esquerdo?

    Carlinhos jogou em nível preocupante...sempre que um dos nossos atua assim eu começo a ser assombrado por empresários, clubes europeus, diretoria amadora...são muitos fantasmas...eu já peço "Fica, Carlinhos!".

    Diogo tbm foi fundamental para o bom funcionamento do esquema. Antecipações, correria, desarmes. Esse garoto vale muito mais do que o povo pensa.

    Agora precisamos de mais uma vitória fora de casa. Avante, Fluzão!

    ResponderExcluir
  5. Como é interessante ler esta notícia quase 3 anos depois e saber que os jogadores do Atlético estavam em "campanha" para derrubar o Luxembburgo naquele jogo.
    E deu certo pois o técnico foi dispensado em seguida.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Curioso também é ver que o Atlético Mineiro, menos de 3 anos depois daquela crise enorme, conseguiu conquistar uma Copa Libertadores.

    E o Flu hoje é treinado por... Luxemburgo.

    O mundo dá voltas...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.