sexta-feira, 29 de julho de 2011

De Ricardo Teixeira e outros demônios


Amigos, na recente entrevista do senhor Ricardo Teixeira, presidente da CBF, à Revista Piauí, houve uma declaração que me impressionou. Disse ele o seguinte: "Portanto, só vou ficar preocupado, meu amor, quando sair no Jornal Nacional".

Na hora, me lembrei da última vez em que vi a Rede Globo criticar a CBF e Ricardo Teixeira. Foi em um programa "Globo Repórter", em agosto de 2001 (veja o programa completo no final do post). Em um documentário bem detalhado, são desvendados diversos esquemas de corrupção, desvio de dinheiro, nepotismo e enriquecimento ilícito na entidade.

Isso foi há dez anos. Desde então, a emissora permanece no mais absoluto silêncio sobre o assunto. Uma década de constrangedor e estranho silêncio.

Deixem-me corrigir: pensando bem, nem tão estranho assim.

Atualmente, as boas relações entre CBF e Rede Globo são públicas e notórias. Qualquer cidadão brasileiro que acompanha futebol percebe isso. Todas as partidas da Seleção Brasileira e das competições organizadas pela CBF são transmitidas pelos canais, abertos e fechados, da Globo. Quando os clubes tentaram negociar os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro com outras emissoras, não tiveram o apoio da CBF, que se alinhava com os interesses da Globo, de manter o monopólio neste lucrativo mercado.

Certos episódios individuais também contribuem para comprovar a "amizade" entre CBF e Rede Globo. Há cerca de um ano, Ricardo Teixeira tomou café da manhã com Muricy Ramalho, então treinador do Fluminense, em um clube de golfe na Barra da Tijuca. Naquela ensolarada manhã de sexta-feira, não haveria motivo nenhum para uma equipe da TV Globo estar no local. A menos que a emissora tivesse sido avisada por uma fonte misteriosa que ali haveria um encontro de Teixeira com o novo técnico da Seleção Brasileira.

Outra: recentemente, um sério escândalo de corrupção na FIFA, implicando o senhor Ricardo Teixeira em acusações como suborno, repercutiu fortemente na imprensa internacional. Aqui no Brasil, a TV Globo praticamente não tocou no assunto, em que pese a cristalina gravidade da situação.

Uma mão lava a outra?

Vale lembrar que Ricardo Teixeira é o presidente da CBF desde 1989, portanto há 22 anos (se fosse um país, a CBF estaria vivendo a 13ª ditadura mais longeva do planeta).

Vale lembrar que a CBF arrecada mais de 150 milhões de reais por ano vendendo seu filet mignon, que é a Seleção Brasileira. Enquanto isso, os clubes - verdadeiros responsáveis pelo sucesso do nosso futebol - roem o osso (especialmente aqueles das divisões inferiores, que mais precisam de ajuda, não recebem um centavo da entidade e ainda são obrigados a disputar competições deficitárias).

Vale lembrar que a Seleção - patrimônio do povo brasileiro - tem jogado mais vezes em Londres que no território nacional. Quando joga aqui, os ingressos são caríssimos - assim como as camisas oficiais da Seleção. Fica até parecendo que a CBF é uma empresa, com objetivo de lucro...

Ricardo Teixeira se orgulha do fato de a CBF "não possuir dinheiro público". Entretanto, não fala que a Copa do Mundo de 2014 será financiada por nós - e já está custando muito caro. Amigos, não acreditem na balela de que sediar o Mundial é lucrativo. Não, não é. Só em reformas e construções de estádios, o país está torrando mais de 5 bilhões de reais, e a conta ainda vai aumentar. As eventuais melhorias de infra-estrutura que teremos - lembrem-se - também serão pagas com o nosso dinheiro, e poderiam ser feitas mesmo que não sediássemos Copa nenhuma.

(Os lucros do evento não retornarão para o país: a FIFA abocanha a maior parte. Em 2010, dizem que a entidade faturou mais de 4,5 bilhões de dólares com a Copa da África do Sul. E os eventuais ganhos com turismo são mínimos - não se esqueçam que o evento dura um mês só...)

Fora, Ricardo Teixeira!

Acorda, TV Globo!

PC

**********

Os vídeos do programa "Globo Repórter" que desvendou os esquemas de Ricardo Teixeira e companhia na CBF:





Por quê a década de silêncio, Rede Globo?

4 comentários:

  1. PC, enquanto o povão, a massa, e os clubes baixarem a cabeça, esse senhor e a dona Globo dominarão nosso futebol e enriquecerão com ele (ainda mais!). Só temos duas saídas: i) uma mobilização para sua saída e moralização nos gastos dessa MALDITA copa de 2014; ii) contratar um maluco que dê um tiro na cara desse sujeito ou exploda ele e sua corja toda!
    *
    FORA JÁ, FDP ricardo teixeira!
    *
    Leandro Gomes

    ResponderExcluir
  2. "Fora Ricardo Teixeira" tudo bem, agora... "acorda Globo"? A gRobo tá bem acordada, olhões bem abertos e garras afiadas na sua fatia de lucro com o futebol brasileiro!

    Enquanto isso, torcedores são obrigados a chegar em casa tarde da noite no meio da semana pq os jogos começam lá pelas 22h, pagamos caro pelos poucos ingressos disponíveis dos escassos jogos da seleção (quer dizer... pagamos? EU? é ruim, hein! nem pela TV tô assistindo essa merda sem identificação com nós, torcedores!).

    E ainda por cima somos GARFADOS pelas péssimas arbitragens nacionais (se vc é mulambo ou gambá, pula essa parte, pois a arbitragem costuma "acertar" sempre quando seus times jogam).

    PC, CAGUEI DE MONTÃO prá CBF... certo tá o SPFC que orçou as reformas do Morumbi prá Copa em uns 230 milhões, a CBF disse que tinha que gastar uns 600 e o Juvenal, que todo mundo chama de bêbado, mandou uma banana prá CBF... o nome do SPFC não ficará sujo por causa de Copa do Mundo...

    ResponderExcluir
  3. É incrível como o brasileiro é pacífico em suas manifestações e deixa que as coisas cheguem a esse ponto sem fazer nada, esse cara é ridículo, a Copa e as Olimpídas vão falir o país e a gente não consegue usar nossa força ( e criatividade) para acabar com isso.
    É lamentável e triste.
    Um abraço
    Rafaela

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.