terça-feira, 26 de julho de 2011

Telê 80


Amigos, hoje é dia de celebração tricolor. Dia de cantar parabéns para um dos nossos gigantes. Dia de comemorar o 80º aniversário de Telê Santana da Silva.

Telê, que é ídolo do Grêmio de Porto Alegre, que treinou em 1977, sendo campeão gaúcho após oito anos de triunfos do rival Internacional.

Telê, que é ídolo do Atlético Mineiro, que treinou em 1971, sendo campeão brasileiro, título até hoje celebrado pela torcida do Galo.

Telê, que é ídolo do São Paulo, que treinou na década de 90, sendo campeão brasileiro e bicampeão da Copa Libertadores da América.

Telê, que é ídolo do Brasil, tendo implantado na Seleção Brasileira da década de 80 um futebol-arte que encantou o mundo.

Telê, que é principalmente ídolo do Fluminense, onde jogou durante praticamente toda a sua carreira de atleta, e também onde iniciou sua carreira de treinador.

Já em sua infância, Telê mostrava sua paixão pelo Fluminense, clube que um dia viria a defender com amor e com vigor. De 1950 a 1961, atuou em mais de 550 partidas (é o terceiro atleta com mais atuações pelo Tricolor - somente Castilho e Pinheiro o superam neste quesito). Assinalou 160 gols, sendo assim o quarto maior artilheiro da história do clube.

Na conquista do Campeonato Carioca de 1951, teve participação decisiva: foram dele os dois gols no triunfo final contra o Bangu. Meses depois, atuou brilhantemente na conquista da Copa Rio, o Campeonato Mundial de Clubes daquela época. Em 1957, levantou mais uma taça pelo Fluminense, o Torneio Rio-São Paulo. Em 1959, veio mais um Campeonato Carioca. Em 1960, liderou o Tricolor em mais uma conquista do Rio-São Paulo.

Em 1969, já treinador, o Fio de Esperança levantou mais um Campeonato Carioca pelo Fluminense. Escreveu o poeta Nelson Rodrigues, no dia seguinte: "o personagem da semana podia ser também Telê, que, sóbrio, modesto, trouxe a equipe do caos para o título". O time que ele montou seria campeão brasileiro no ano seguinte, já sob o comando de Paulo Amaral.

Em 2010, o Fluminense levantou seu terceiro Campeonato Brasileiro, e também deve agradecer a Telê por essa conquista. O treinador tricolor na ocasião, Muricy Ramalho, foi auxiliar de Telê em sua época no São Paulo. E com ele certamente aprendeu demais.

Infelizmente, o mineiro de Itabirito não está mais entre nós. Sua história, no entanto, permanece viva. E assim será para sempre. Pois, tal qual o Fluminense, também Telê possui a vocação da eternidade.

Olê, olê, olê, olê... Telê... Telê...

PC

*******************

Começa hoje, às 19h, na Escola da Cidade, em São Paulo, a mostra "Telê Santana - Homenagem ao Mestre", promovida pelo IBAC. A cerimônia de abertura contará com um bate-papo sobre futebol-arte, e o relançamento do livro "Fio de Esperança - Biografia de Telê Santana", do autor André Ribeiro. A visitação da exposição poderá ser feita entre 27/07 e 19/08, de segunda a sexta, das 10h às 20h, e aos sábados, das 10h às 16h. A Escola da Cidade fica na rua General Jardim, 65, próxima à estação República do Metrô.

(charge de Baptistão, parte da exposição)

5 comentários:

  1. linda a homenagem a este verdadeiro e legitimo tricolor de coracao...Deus o proteja sempre amigo Tele...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, João! Telê merece!

    Conquistou pelo Flu:
    - 1 Mundial (Copa Rio 1952);
    - 2 Rio-SP (1957/1960);
    - 2 Campeonatos Cariocas (1951/1959) como jogador;
    - 1 Campeonato Carioca (1969) como técnico.

    Além disso, é o TERCEIRO jogador com mais atuações na história (mais de 550 jogos), e o QUARTO maior artilheiro da história (160 gols).

    ÍDOLO!

    #Telê80Anos
    #TelêEterno

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela bela homenagem, PC!
    Histórias assim tem que ser partilhadas para que cheguem aos jovens corações TRICOLORES que não tiveram a chance de conhecê-lo em vida! Telê Eterno!
    Abraços e saudações TRICOLORES!

    #TelêEterno
    #Telê80Anos

    ResponderExcluir
  4. Um dos maiores ídolos de nossa história, sem dúvidas.

    Bela homenagem!

    Muito boa a charge!

    ResponderExcluir
  5. O Telê também foi bicampeão paulista e bicampeão mundial pelo São Paulo, levando para lá tudo o que aprendeu no Fluminense e se esqueceram com o passar dos anos lá em Laranjeiras.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.