quinta-feira, 28 de julho de 2011

Resenha: Santos 4 x 5 Flamengo


O primeiro personagem da partida é Elano: aos quatro minutos, o meia da Seleção dá um passe espetacular, deixando Borges na cara do gol: Santos 1, Flamengo 0.

O segundo personagem da partida é Neymar: aos 16, uma assistência para o segundo gol de Borges. Dez minutos depois, um gol antológico, talvez o mais bonito de sua carreira até aqui. Rabiscando a defesa do Flamengo, partiu em disparada do meio-campo, até chutar na saída de Felipe. Um golaço que o próprio Pelé assinaria sem hesitar. Santos 3, Flamengo 0. Um autêntico show do campeão da América, que começava a desenhar uma goleada daquelas.

Foi aí que Muricy errou. Justo ele, o melhor treinador do país, o tetracampeão brasileiro, aquele que parece nunca errar. Em vez de recuar, partiu para cima do Flamengo, pensando em golear. Menosprezou o quase centenário futebol do Flamengo. E isso não se faz.

O terceiro personagem da partida é Thiago Neves. Ainda no primeiro tempo, o ex-tricolor comandou uma improvável reação rubro-negra: Ronaldinho fez o primeiro, Thiago o segundo, e Deivid o terceiro. Incrivelmente, Santos e Flamengo foram empatados para o intervalo: 3 a 3.

Logo no início da etapa complementar, Neymar fez 4 a 3, em mais uma bela jogada individual. Amigos, o menino do Santos é um craque formado. Não baixa a cabeça para ninguém, não teme adversário nenhum, e possui uma atitude que, por si só, derrubaria bastilhas. Ouvi muita gente criticá-lo nos jogos da Seleção, e ouso respondê-los: Neymar ainda nos fará muito felizes. Já prevejo o Maracanã aos seus pés, em 2014.

O quarto personagem da partida é Ronaldinho. O craque do Flamengo não é mais aquele da época do Barcelona, claro que não. Seu auge, quando assombrou o mundo, já passou, e não volta mais. Ainda assim, Ronaldinho pode ser decisivo. A cobrança de falta, rasteira, por baixo da barreira, foi genial. Flamengo 4, Santos 4.

Nos minutos seguintes, o Flamengo penava para segurar Neymar. A cada bola que o craque recebia, começava o inferno rubro-negro. Convenhamos: marcar Neymar é tarefa que beira o impossível. A cidadela rubro-negra parecia frágil, parecia prestes a ruir.

Foi ali, quando todos esperavam o golpe final do Santos, que se apresentou a quinta personagem da partida.

Foi ali que o quase centenário futebol do Flamengo mostrou sua grandeza.

E foi ela, a grandeza do Flamengo, que empurrou o chute de Ronaldinho para o gol.

Santos 4, Flamengo 5.

Já é História.

PC

5 comentários:

  1. PC,

    Épico, sensacional, espetácular.....

    De o adjetivo que quiser, e mesmo assim não vai conseguir definir por completo oque foi esse Santos 4 x 5 Flamengo.

    Dois meio campo forte, habilidoso. Dois ataques muito bons(mesmo com a irregularidade de Deivid), uma zaga irregular e outra horrorosa, dois micos incríveis, Helano errando mais um penalt e Deivid perdendo um gol debaixo da trave, dois gênios: Neymar, chato, arrogante, atrevido, boca dura, as vezes maldoso e insuportavelmente inmarcável. Ronaldinho Gáucho, clássico, habilidoso, experiente, decisivo e insuportavelmente malandro. Com tudo isso, como não ter um jogo inolvidável.

    O melhor jogo do ano até agora, uma virada histórica, épica. Hoje deu gosto de ser brasileiro, e no meu caso, orgulho de ser rubro negro. Mas todos que gostam de futebol com certeza voltou a ter um pouquinho mais de fé no nosso futebol.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. PC, você não é apenas um tricolor raro, mas um torcedor raro.

    A maioria dos tricolores se limitarão a desdenhar do grande feito rubro-negro por uma mera questão de rivalidade e rancor.

    Mas quem gosta de futebol bem jogado (sobretudo no ataque) e gols em profusão, se deleitou com a partida de ontem entre Santos e Flamengo.

    Como é bom ver Neymar desfilar toda sua genialidade numa linda finta sobre Ronaldo Angelim. Ou Elano deixar Borges na cara do gol com um passe magistral. Como é bom ver o Flamengo se limitar a ganhar uma partida jogando futebol, sem as intimidações que Airto, Williams e Renato costumam exercer sobre seus adversários, derrubando-os e ainda encarando-os como se fossem culpados por sentir da dor da pancada.

    Esse Flamengo cheio de coração, que não desiste, que joga na técnica e na superação, ajudou a criar o mito da camisa rubro-negra que seus jogadores absorvem e dessa crença se beneficiam.

    Futebol é um sem-fim de surpresas e teorias, dessas que mantém nossa diversão e as infindáveis conversas de roda de bar.

    ResponderExcluir
  3. Ontem, depois de muito tempo, assisti a um jogo nas quartas-feiras, nesse horário abominável das 22 horas, sem ser o do meu Tricolor. Foi um jogaço que deixou todos os torcedores ligados até o final. Parabéns aos dois times, principalmente ao Flamengo, que jogou coletivamente. O Santos não venceu pq o Neymar, depois do golaço, achou que iria decidir sozinho e foi fominha. Esse foi o detalhe que decidiu a partida. Futebol é coletivo!

    ****

    Sobre o Flu, tá na hora do Abel definir um time com dois atacantes e deixar de ser medroso. Esse esquema de um apenas na frente só funciona com um meio que chegue junto, o que não é o caso do Souza e do Deco. Com tanta indenição, começo a achar que foi um erro esperar tanto tempo pelo técnico!

    ST!

    ResponderExcluir
  4. To louco pra ver esse jogo, tem algum link ae? ;)

    O Felipe fez um comentário mto interessante, segundo uma matéria do Globo:

    "Ronaldo disse que ele estava meio abatido por causa do pênalti perdido na seleção e falou para eu esperar no meio do gol. E eu acabei ficando no meio e era um recurso que tinha. Fui feliz em esperar."

    É triste ver um jogador do nivel do Elano abatido, mas nada como a experiencia de um jogador 2 vezes melhor do mundo hein...

    ResponderExcluir
  5. Foi um jogo muito bonito de se ver.

    Mas convenhamos, as duas zagas estão muito mal. Se a defesa do Santos repetir essa atuação contra o Barcelona (e este jogar sério, como não costuma fazer no torneito de fim de ano), o alvinegro praiano vai levar de 10.

    Tomar aquele primeiro gol do Flamengo é coisa pra time rebaixado.

    Deixar virar 3 gols de vantagem é inadmissível. Muricy deve tá puto. Só de imaginar eu já fico feliz!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.