quarta-feira, 6 de julho de 2011

Clubes que "venceram a Copa do Mundo"


Amigos, quatro clubes de futebol na história podem se considerar "campeões da Copa do Mundo". O primeiro é o Peñarol, que em 1950 possuía seis titulares do Uruguai campeão: o goleiro Roque Gastón Máspoli, o capitão Obdulio Varela, Alcides Ghiggia, Ernesto Vidal, Oscar Míguez e Juan Schiaffino. E ainda tinha 3 reservas: Juan González, Washington Ortuño e Julio Cesar Britos.


O segundo é o Bayern de Munique, que em 1974 tinha na Alemanha campeã Sepp Maier, Paul Breitner, Georg Schwarzenbeck, Franz Beckenbauer, Gerd Müller e Uli Hoeness, além do reserva Jupp Kapellmann. Foi um time lendário, que fez história na Europa na década de 70.

(Edição: em 2014, o Bayern voltou a ser a base da Alemanha campeã mundial, com seis titulares na seleção: Neuer, Boateng, Lahm, Kroos, Thomas Müller e Schweinsteiger, além do reserva Götze, que acabou sendo o herói do título.)


O terceiro é a Juventus de Turim, que em 1982 ofereceu seis titulares para a Itália campeã: Dino Zoff, Antonio Cabrini, Claudio Gentile, Gaetano Scirea, Marco Tardelli e Paolo Rossi. Cabe destacar a fundamental importância de todos os seis na conquista, os quatro primeiros na defesa, e Tardelli e Rossi no ataque.


O quarto clube "campeão da Copa do Mundo" é o atual Barcelona, que em 2010 teve Gerard Piqué, Carles Puyol, Sergio Busquets, Andrés Iniesta, Xavi e Pedro Rodríguez. Além deles, o recém-contratado David Villa e o goleiro reserva Victor Valdés.

O curioso é que os dois primeiros - Peñarol e Bayern de Munique - enfrentaram clubes brasileiros pouco tempo após os feitos de "suas seleções", e não se deram muito bem.

Em 1951, o Peñarol enfrentou o Vasco em duas partidas amistosas, e perdeu ambas: 3 a 0 em pleno Estádio Centenário, e 2 a 0 no Maracanã. Em 1952, reforçado com mais dois campeões mundiais (Carlos Romero e Rodríguez Andrade), o Peñarol veio ao Brasil jogar a Copa Rio, e perdeu tanto para o Fluminense (3 a 0) quanto para o Corinthians (2 a 1).

O Bayern de Munique - que, além de "vencer" a Eurocopa de 1972 e a Copa do Mundo de 1974, foi também tricampeão europeu de clubes (74/75/76) - veio ao Maracanã em 1975 e perdeu para o Fluminense (1 a 0). Em 1976, na Copa Intercontinental, o Bayern venceu o Cruzeiro na Alemanha (2 a 0), e empatou no Mineirão (0 a 0).

O próximo clube brasileiro a ter a chance de vencer um "campeão da Copa do Mundo" será o Santos. Será que Neymar, Ganso e companhia serão bem sucedidos contra o Barcelona, em dezembro, no Japão?

PC

5 comentários:

  1. Para isso, precisam passar por um azarão primeiro. Depois do Mazembe em 2010, não duvido de mais nada.

    ResponderExcluir
  2. Tô doido pra ver um azarão campeão do fifinha!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho o Mundial atual sem graça. Seria muito melhor se tivesse 4 sul-americanos, 4 europeus e mais alguns dos outros continentes...

    ResponderExcluir
  4. A definição do numero 6 para definir isso tem algum aspecto científico ou é só para excluir o Botafogo e a Seleção de 62. Afinal eram 5 jogadores (Didi, Garrincha, Nilton Santos, Zagallo e Amarildo).

    ResponderExcluir
  5. Dudu Santos, a definição do número 6 foi fruto de isso significar, matematicamente, "mais da metade do time".

    Se o número fosse reduzido a 5, entrariam outras equipes além do Botafogo em 1962.

    A Juventus, que em 1934 forneceu Combi, Monti, Bertolini, Ferrari e Orsi para a Itália campeã (todos titulares).

    O Kaiserslautern, que em 1954 forneceu Kohlmeyer, Eckel, Liebrich, Ottmar Walter e Fritz Walter para a Alemanha campeã (todos titulares).

    O River Plate, que em 1978 forneceu Fillol, Passarella, Alonso, Luque e Ortiz para a Argentina campeã.

    Com todo o respeito a todos eles, na minha opinião as suas contribuições foram claramente menores que as citadas no post.

    De qualquer forma, obrigado pelo seu comentário, que me fez pesquisar melhor e descobrir que cometi um erro ao não incluir a Juventus, que em 1982 ofereceu seis titulares para a Itália campeã: Dino Zoff, Antonio Cabrini, Claudio Gentile, Gaetano Scirea, Marco Tardelli e Paolo Rossi. Injustiça corrigida! :)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.