domingo, 17 de julho de 2011

Seleção eliminada da Copa América

Neste domingo, a Seleção Brasileira foi eliminada da Copa América pelo Paraguai, na disputa de pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação.

É divertido analisar o Paraguai, um dos adversários que a Seleção mais enfrentou em sua história. Os guaranis reconhecem a absoluta inferioridade de seu futebol, e sempre entram em campo dispostos a não jogar. Tentam segurar o zero a zero até o fim, apostando numa vitória na disputa de pênaltis. Em 1998, na Copa da França, eles quase conseguiram a proeza de eliminar os donos da casa. A defesa paraguaia permaneceu invicta até o finalzinho do segundo tempo da prorrogação, quando Blanc finalmente venceu Chilavert e marcou o gol de ouro para a França. Neste domingo, na Copa América, o Brasil não conseguiu vencer a retranca paraguaia, e perdeu nos pênaltis.

Na Europa, há uma seleção que utiliza expediente parecido: é a Suíça (em 2006, na Copa da Alemanha, eles passaram quatro jogos sem sofrer um gol sequer - no entanto, foram eliminados pela Ucrânia, nos pênaltis). Paraguaios e suíços devem achar que, um dia, conseguirão passar uma competição inteira sem sofrer gols, vencer algumas disputas de pênalti e levantar a taça. Ou então pensam mesmo que esse é o único caminho possível para seu sucesso no futebol.

O jogo Brasil x Paraguai foi exatamente assim: o ataque brasileiro contra a defesa paraguaia. Nosso goleiro Júlio César, que falhara nos jogos anteriores, desta vez poderia ter levado uma cadeirinha de praia, para sentar e ler um gibi durante duas agradáveis horas, sem ser incomodado. Já o nosso ataque não conseguiu furar a retranca guarani. E isso é tudo o que se pode dizer sobre os cento e vinte minutos de futebol.

Depois, veio a disputa de pênaltis, este bizarro método de desempate, que pode ser qualquer coisa, mas não é futebol. Neste outro esporte, a Seleção foi 100% incompetente, e desperdiçou incrivelmente as suas quatro cobranças (Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred). O Paraguai converteu duas, e se classificou. Me pergunto se, na semifinal, contra a potente Venezuela, os paraguaios também tentarão se classificar na disputa de pênaltis.

À Seleção, resta se preparar para 2014. Nos próximos meses, serão enfrentados adversários de peso: há jogos confirmados contra Alemanha, Argentina, Itália e Espanha. Serão boas oportunidades para corrigir os erros que ainda assombram o escrete.

PC

PS: para quem acredita em superstições, a derrota na Copa América foi ótima. Afinal, nossas cinco conquistas de Copa do Mundo foram precedidas por fracassos na Copa América... :)

24 comentários:

  1. Uma final entre Uruguai e Paraguai seria bem sonolenta..rs.

    Outra coisa, existem jornalistas que são contra a prorrogação e defendem o jogo ir direto para os penaltis. Eu digo que estes não gostam de futebol.

    ResponderExcluir
  2. Defender a disputa de pênaltis é maluquice. É um método de desempate tão justo quanto a moedinha...

    ResponderExcluir
  3. A FIFA devia pesquisar seriamente formas de desempatar jogos e testar em alguns campeonatos "sub alguma coisa para ver".

    Eu sou a favor de prorrogação até conseguirmos um vencedor, com gol de prata no primeiro tempo e gol de ouro nos demais.

    Entretanto, acho que o uso da questão disciplinar durante o jogo pode ser um fator, porém o ruim é que daria poder demais ao arbitro.

    ResponderExcluir
  4. O desempate mais justo, sem dúvida, seria um jogo-extra 2 dias depois. Mas aí vem a eterna desculpa da falta de datas no calendário (como se o calendário apertado fosse um desígnio divino, e não estivesse inteiramente sob controle dos dirigentes).

    Outros desempates possíveis, todos mais justos que a disputa de pênaltis:
    - prorrogação "eterna" (sugestão do Bigmontz);
    - técnico (número de escanteios, ou de chutes a gol);
    - disciplinar (número de cartões).

    Na classe "igualmente justos", estão o saldo qualificado, o cara-ou-coroa, o par-ou-ímpar...

    ResponderExcluir
  5. O brasileiro tem que entender que faz parte do futebol também defender-se e a culpa pelo nosso selecionado ter ido a disputa de penaltis, tão questionado por muitos, foi pela incompetência e soberba da grande maioria de seus jogadores que se acham os melhores do planeta e que na realidade não são.
    Penaltis pode não ser justo, mas está longe de ser uma loteria...
    O Brasil foi incompetente, temos que admitir que temos sérias limitações e a caminhada para a conquista da próxima copa será árdua, não podemos viver de estatísticas, pois na realidade estas não influenciarão em nada.

    ResponderExcluir
  6. Ah, PC... me desculpe, mas eu discordo!
    Nunca acreditei que essa seleção do Mano chegaria a algum lugar (assim como ando desacreditada da seleção brasileira há bastante tempo).
    Para mim, um jogador de futebol que não sabe bater pênalti é INADMISSÍVEL! O goleiro pegar, é uma coisa. Agora, chutar pra fora?
    Uma vez até acontece, de vez em quando... mas uma atrás da outra é de uma incompetência assustadora.
    Esse papo de "loteria" é desculpa de quem perde nos pênaltis ou de quem perde pênaltis.
    Assim como é obrigação dos goleiros defender as bolas, é obrigação dos jogadores fazerem um gol.

    Acho que o tem faltado à seleção brasileira, são jogadores PROFISSIONAIS e MADUROS, com espírito de EQUIPE (isso também vem muito do trabalho do técnico) e algum AMOR à camisa.
    Porque esses jogadores estão muito mais a fim de mídia (afinal, mídia enche o bolso!) do que de futebol.

    Não acho disputa de pênaltis injusto, e isso não é maluquice nenhuma.
    Pensemos na sua possibilidade de um jogo-extra... se der empate?
    Prorrogação eterna? Isso sim é loucura!!! (Desculpe-me BigMontz)

    Das suas possibilidades, eu achei bem interessante o desempate técnico e disciplinar. Mas acho que isso seria muito mais EDUCATIVO do que digno de um título.
    Acho boa a disputa de pênalti. É onde o goleiro pode se destacar e mostrar um trabalho ainda melhor do que o que faz em campo.
    Bem, isso se os jogadores conseguissem acertar o gol... rs

    Enfim... a macumba do Muriçoca é boa! ;) Hahahahhahahaha

    Bjão!

    ResponderExcluir
  7. Temos antes de tudo que parabenizar o Paraguai que dentro de sua proposta de jogo soube eliminar nossa seleção, pois sabedor de suas limitações fez o que foi possível para avançar na Copa América.

    Acho que o resultado foi justo dentro da proposta apresentada pelos selecionados e o escrete paraguaio foi mais competente, e antes de tudo jogou com muito mais garra (vontade de vencer).

    ResponderExcluir
  8. Falou pouco, mas falou bonito sr. Luiz Moura!
    Concordo plenamente!!!

    ResponderExcluir
  9. Liv, no Basquete tem prorrogação eterna e em todos os jogos que terminam empatados no tempo regulamentar, alias.

    ResponderExcluir
  10. Luiz e Liv, eu não escrevi que disputa de pênaltis é loteria, até porque nunca achei isso.

    Mas também não é futebol, é um outro esporte. (no qual aparentemente o Brasil não é muito bom! hehehe)

    Prorrogações "eternas", embora me pareçam um tanto cruéis, são mais futebol que disputa de pênaltis.

    E me desculpe, Luiz, mas o Paraguai não mostrou mais vontade de vencer que o Brasil, não. Pode ter mostrado mais medo de perder, isso sim...

    ResponderExcluir
  11. bigmontz,

    O desgaste no basquete não pode ser comparada ao do Futebol, teríamos depois de uns quatro ou cinco tempos de 15 minutos jogadores se arrastando em campo...

    ResponderExcluir
  12. Estamos falando de futebol, Big!
    No basquete, cada cesta vale 3 pontos! (Algumas valem 2, ou 1, sei lá...)
    São esportes beeeeem diferentes, com regras beeeeem diferentes. (Por causa disso que eu nunca gostei de basquete... rs)
    Mas respeito sua opinião.
    Só acho loucura pelo que o futebol causa na cabeça e no coração dos brasileiros...

    Com 30 minutos de prorrogação, as pessoas já surtam! Imagina com prorrogação eterna... =)

    ResponderExcluir
  13. Disputa de pênalti não é loteria...muito menos futebol.

    A estratégia do Paraguai parece inteligente, mas não é. Longe disso.
    Ao jogar mata-matas na retranca está o selecionado jogando contra a estatística. Luta inglória, que deveria ser evitada a todo custo. Mais cedo ou mais tarde perde. Como sempre acontece com eles...

    O primeiro passo da minha profecia se concretizou: o fracasso na Argentina. Agora é ver os próximos capítulos.

    ResponderExcluir
  14. Ah, Pc... acho que a única coisa que o Brasil vem mostrando em campo são penteados bastante bizarros, porque vontade de vencer, eu não vejo na seleção masculina de futebol, faz é tempo viu...
    Na feminina sim... aliás, se os meninos tivessem a garra daquelas garotas em campo, tenho certeza que teriam vencido!

    Vou dormir! Boa noite pra vocês!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Às vezes acho que vi outro jogo. rsrs!

    Na minha TV, o Brasil atacou durante 120 minutos. Júlio César deve ter aparecido umas duas vezes, talvez uma só.

    Mostra vontade de vencer quem ataca. E só o Brasil atacou. Foi um tanto ineficiente, mas atacou. O Paraguai mostrou vontade de empatar e medo de perder.

    OK, talvez essa seja a única maneira de o Paraguai eliminar o Brasil. Mas não me venham falar que é justo! :P

    ResponderExcluir
  16. Sobre as prorrogações eternas, eu particularmente duvido que fossem necessárias mais do que duas prorrogações. A equipe com menos preparo físico acabaria sucumbindo logo. Eu acho.

    ResponderExcluir
  17. Liv, por isso também sou a favor de se relacionar 22 jogadores e ter um sistema de substituição no qual cada jogador possa entrar em campo duas vezes e as substituições sejam possíveis a cada vez que o jogo para (de forma rápida, não da forma que ocorre hoje).

    Quanto ao desgaste, no meu tempo de escola a gente jogava futebol todo dia e nas quintas eram duas vezes no dia, a primeira na aula de educação física e a segunda no desafio semanal intitulado "Zona Rural vs Zona Urbana".

    ResponderExcluir
  18. PCFilho,

    Quando quis dizer "vontade de vencer", entenda, de eliminar o Brasil, de se classificar.

    O que considerei justo foi que o Paraguai dentro de sua proposta e de suas limitações e através de uma heróica (e perigosa, pois se o Brasil fosse competente o resultado teria sido outro) retranca conseguio seu objetivo.

    ResponderExcluir
  19. Tirando que apartir do segundo tempo de prorrogação seria gol de ouro. Ou seja, se ninguém marcar em 3 prorrogações tem mais é que ficar correndo por horas para parar de ser ruim.

    ResponderExcluir
  20. Liquida, Celsão:

    http://globoesporte.globo.com/
    futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/07/oferta-
    do-gremio-seduz-marquinho
    -mas-acordo-depende-do
    -flu.html

    Pode vir que tá barato!

    ResponderExcluir
  21. Desculpe intrometer no bom debate de vocês. Mas, achei o primeiro comentário da Liv o mais sensato.

    "Para mim, um jogador de futebol que não sabe bater pênalti é INADMISSÍVEL!
    O goleiro pegar, é uma coisa. Agora, chutar pra fora?
    Uma vez até acontece, de vez em quando... mas uma atrás da outra é de uma incompetência assustadora.
    Esse papo de "loteria" é desculpa de quem perde nos pênaltis ou de quem perde pênaltis.
    Assim como é obrigação dos goleiros defender as bolas, é obrigação dos jogadores fazerem um gol."


    Tá certo que o gramado era ruim, que a pressão para cima dos jogadores brasileiros era bem maior.

    Mas 4 erros infanto-juvenis em uma seleção profissional? Realmente foi demais.

    Ah...e o Brasil poderia jogar mais 120 dias, não 120 minutos, que não iriam fazer gol. A incompetência do ataque era demasiada.

    E relembrando, o Brasil foi tetra nos penaltis. Em 2002, passou da Holanda nos penaltis e sagrou-se campeã.

    E o penalti, ou penalidade máxima, foi feita justamente para o atacante converter. É a chance mais clara do atacante fazer o gol. A distância é pouca, o gol é gigante, as chances do goleiro defender uma boa cobrança, são quase nulas.

    Goleiro só pega penalti mal batido!

    E as 4 cobranças brasileiras, foram vergonhosas.

    E durante a transmissão global, ouvi o comentarista dizer : "A seleção treinou faltas e penaltis durante uma tarde inteira. Daniel Alves e Neymar foram os destaques"...

    Mas perai, treinaram a tarde inteira penaltis e não acertaram o alvo gigantesco?

    E concordo com o PC quando ele disse : " o Brasil atacou durante 120 minutos. Júlio César deve ter aparecido umas duas vezes, talvez uma só. Mostra vontade de vencer quem ataca. E só o Brasil atacou. Foi um tanto ineficiente, mas atacou."

    Sim, muito ineficiente o ataque brasileiro!

    Mas ressalto que a estratégia do Paraguai era essa, se defender e evitar o gol do Brasil. Procurando o gol numa falta ou contra-ataque. Eles não iriam se expor! Seria suicidio. Por isso acho que eles atingiram sua meta : Não sofrer gols. Se a estratégia é covarde ou não, ai já é outro debate!

    Forte abraço a todos,

    @douglasnacif

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Ao meu ver, o resultado foi ótimo! É preciso baixar a 'crista' dos jogadores daqui, que se acham acima do bem e do mal. O problema da seleção é o mesmo que o do Flu: falta quem arme as jogadas.

    Sei que não vão concordar, mas só assim acaba a palhaçada de remarcação de jogos e nosso Brasileirão pode ir adiante. Pena que o Tricolor está em baixa, mas...

    Leiam o link abaixo, é uma esperança:
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2011/07/inicio-ruim-de-abel-no-fluminense-e-identico-ao-retrospecto-de-muricy.html

    Fora RT/cbf corrupto e safado, ST!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.