quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

De tribunais e outros demônios


Atenção: a história a seguir é uma obra inteiramente fictícia, fruto exclusivo de minha fértil imaginação. Qualquer remota semelhança com a realidade é mera e absoluta coincidência.

O Campeonato Nacional de Pindorama, o Pindoramão 2013, chegara à sua derradeira rodada. No sábado, aconteceria uma partida que não valia mais nada, envolvendo um time já livre do rebaixamento (o Clube de Regatas Lagoa, campeão da Taça Pindorama) e o campeão antecipado do Pindoramão (o Cisne Esporte Clube). Foi um jogo em clima de festa: 40 mil pessoas compareceram para presenciar a troca de faixas. O prélio terminou empatado em 1 a 1.

Horas após o apito final do cotejo, o telefone celular do presidente do Lagoa tocou. Do outro lado da linha, um amigo preocupado bradou: "O que cês fizeram? Tão malucos? Esqueceram que o Júnior tava suspenso? Cês tão de sacanagem?". E aquele seria apenas o primeiro de muitos telefonemas naquela noite...

O amigo do presidente estava certo: no julgamento da véspera, Júnior havia sido suspenso, e portanto não poderia ter atuado contra o Cisne. Se alguém descobrisse, o Lagoa perderia quatro pontos na tabela de classificação, e dependendo dos resultados do domingo, terminaria o Pindoramão rebaixado à segunda divisão (um vexame inimaginável, já que o Lagoa se orgulha de nunca ter sido rebaixado em sua história).

A situação só se resolveu na tarde do domingo, duas horas antes do início da rodada final, numa tensa reunião na sede da Associação Italiana de Desportos, à beira do límpido Rio Tietê.

No domingo, aconteceram os oito jogos restantes. Após muita tensão, que incluiu uma triste pancadaria generalizada na arquibancada do jogo Curitibano x Cabral, foram definidos os dois últimos rebaixados, que se juntaram ao Viaduto Branco e ao Náutico Beberibe: o próprio Club de Regatas Cabral e o Geni Football Club.

Assim que a bola parou de rolar no último jogo, o da pancadaria, o amigo do presidente do Lagoa voltou a telefoná-lo: "Se algum filho-da-puta denunciar vocês, fodeu. Já viu como ficou a tabela? Agora tira 4 pontos do Lagoa. Vamos cair!". O presidente só respondeu: "Fica tranquilo. O problema já está resolvido".

E vejam só que coincidência: a Italiana acabou cometendo o mesmo erro que o Lagoa cometera na véspera: escalou um jogador suspenso em uma partida que não valia mais nada (terminou empatando em 1 a 1 com o Gaúcho). Um evento raro: dois clubes, na mesma rodada, escalaram atletas suspensos.

Os dois clubes - o Lagoa e a Italiana - foram naturalmente denunciados, julgados e condenados. Cada um perdeu 4 pontos na tabela de classificação, sendo assim ambos ultrapassados pelo Geni. A Italiana, com um ponto a menos que o Lagoa, acabou rebaixada para a segunda divisão.

Ao ler um jornal do dia seguinte ao julgamento, o presidente do Lagoa comentou com um amigo, apontando uma das manchetes: "e a culpa caiu no Geni, como sempre". Os dois soltaram uma sonora gargalhada.

PCFilho

29 comentários:

  1. É a única explicação plausível que ouvi até o momento para os bizarros erros cometidos por mengo e Lusa.

    ResponderExcluir
  2. A única coisa que é fato, não importa qual seja o rolo que nego armou, o time da lagoa de pindorama está envolvido.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza! Agora os caras mandaram o próprio advogado pra defender a 'Italiana'.

    ResponderExcluir
  4. Ou seja, nunca que a Italiana será absolvida sem que o time da Lagoa de Pindorama seja obsolvido também.

    O provável é que o advogado entre para perder os dois.

    Assim, ainda mostra que a regra é aplicada para todo mundo, inclusive para times influentes como o da lagoa de pindorama.

    Genial.

    Interessante também é que Italiana antes de tudo acusou a Geni de ter armado.

    ResponderExcluir
  5. É realmente genial.

    Os caras não brincam em serviço. E, pra variar, a culpa cai toda no Flumi...no Geni, o "Rei do Tapetão".

    ResponderExcluir
  6. Sensacional esse texto. Posso compartilha-lo em redes sociais e blogs afins?

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, PC! Rs...

    Imagina que até o duble de presidente do Lagoa, um tal de Flamula de Melo andou falando bobagens! E parece que nem está no país.

    Pedra no Geni, mesmo.

    SG!

    ResponderExcluir
  8. Caro PC,

    Genial, como sempre.

    Só lamento por esses tricolores despreparados que dizem preferir jogar a série B para satisfazer a mídia cretina, repleta de mulambos.

    Saudações Tricolores.

    ResponderExcluir
  9. Caro PC,

    Genial, como sempre.

    Só lamento por esses tricolores despreparados que dizem preferir jogar a série B para satisfazer a mídia cretina, repleta de mulambos.

    Saudações Tricolores.

    ResponderExcluir
  10. Caro PC,

    Genial, como sempre.

    Só lamento por esses tricolores despreparados que dizem preferir jogar a série B para satisfazer a mídia cretina, repleta de mulambos.

    Saudações Tricolores.

    ResponderExcluir
  11. Pedro Ramos,

    É claro que pode compartilhar o texto, à vontade!

    ResponderExcluir
  12. O gol do Geni, que assim rebaixava o Lagoa, saiu aos 37 de segundo tempo.

    Um minuto depois, o Italiana colocou o jogador suspenso em campo.

    ResponderExcluir
  13. Veja só que coincidência, meu caro!

    ResponderExcluir
  14. Não está sozinho, PC, o Flamengo parece estar por trás disto tudo:

    http://www.carlosferreirajf.blogspot.com.br/2013/12/futebol_13.html

    ResponderExcluir
  15. TEORIA DA CONSPIRAÇÃO RUBRO-NEGRA: esses são os fatos. Por mais alucinados que pareçam, a conspiração só é boa pra valer se realmente parecer improvável. Mas a sequência dos fatos, a hora da escalação do jogador da Italiana, a acusação no time da Geni, tudo faz sentido após ser desvendado.

    ResponderExcluir
  16. Tudo se encaixa, perfeitamente. É muito estranho um advogado de um time que fez lambança no sábado querer defender um "adversário" do rebaixamento. Uma raposa cuidando de um galinheiro suculento!

    ResponderExcluir
  17. E saiu nos jornais, dias depois: "Segundo o diretor de marketing da Italiana, o rebaixamento preocupa financeiramente o clube, já que perderá uma grande verba proveniente das cotas televisivas. "

    E não é que o presidente do Lagoa é dono de uma rede de TV que detém os direitos do campeonato??

    Chantagem velada?

    ResponderExcluir
  18. E nos dias seguintes, deu na imprensa de Pindorama:

    "Segundo o diretor de marketing da Italiana, o rebaixamento preocupa financeiramente o clube, já que perderá uma grande verba proveniente das cotas televisivas. "

    Coincidência, o presidente do Lagoa é dono de uma operadora de TV detentora dos direitos de transmissão do campeonato de Pindorama...

    ResponderExcluir
  19. Só faltou mencionar o detalhe de que a Confederação Pindoramense de Futebol (CPF) é patrocinada pelo SUS, que também patrocina o Geni Football Club.
    A CPF criou um sistema para auxiliar na escalação dos times. Este sistema mostrou que o
    Lagoa e o Italiana podiam escalar os dois jogadores suspensos.
    Além disto, em acordo com o Estatuto do Torcedor, a CPF publicou as penas. Mas só na segunda-feira e, segundo o Estatuto do Torcedor e na visão de muitos advogados, o próprio CPJD

    ResponderExcluir
  20. "A CPF criou um sistema para auxiliar na escalação dos times. Este sistema mostrou que o
    Lagoa e o Italiana podiam escalar os dois jogadores suspensos."


    Tem que ter muita criatividade para imaginar um sistema que PERMITA a escalação de jogadores SUSPENSOS.

    Chega a agredir a língua portuguesa...

    ResponderExcluir
  21. Em tempo: a patrocinadora do Geni FC não patrocina confederação nenhuma. Não sei de onde você tirou essa informação...

    ResponderExcluir
  22. Eu sei de onde ele tirou a informação...

    Do desespero!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.