quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Esclarecimentos

(por Maíra Rizzo e Paulo Cezar Filho)

1. Houve injustiça? Houve "tapetão"? Houve "virada de mesa"?
Amigos, há "tapetão" ou "virada de mesa" quando se muda a regra para beneficiar um ou mais times. O que aconteceu foi o contrário, ora: a regra foi cumprida. Caso não tivesse sido, se abriria um perigoso precedente para, nos próximos anos, em partidas decisivas, jogadores irregulares serem escalados. E o Campeonato viraria bagunça. Não punir a Portuguesa e o Flamengo seria um desrespeito com todos os times que deixaram de escalar jogadores suspensos, ou seja, com todos os outros times do Campeonato. Se o regulamento foi estritamente cumprido, como foi, então não há como falar em "tapetão" ou "virada de mesa".

2. "O Fluminense caiu em campo, não deveria permanecer na Série A..."
Sim, o Fluminense fez um péssimo Campeonato. Mas, se pudesse ter escalado jogadores suspensos ao longo do torneio, será que teria sido rebaixado? O meia Felipe não jogou o Fla-Flu porque foi suspenso num julgamento sexta-feira, e o Fluminense perdeu o clássico pelo placar mínimo... Mesmo punida, a Portuguesa poderia não ter caído, se tivesse feito um campeonato melhor. Entendam: a punição da Portuguesa não foi o rebaixamento, foi a perda de 4 pontos. Vejam o exemplo do São Caetano, que em 2004 perdeu 24 pontos por conta da morte do atleta Serginho, e ainda assim não caiu... (fonte)

3. "Daqui a pouco o Fluminense recorre ao STJD para ser campeão..."
A mentira é repetida tantas vezes, que daqui a pouco vira verdade, à moda nazista. Pela milésima vez: não foi o Fluminense que recorreu ao STJD - a denúncia partiu da CBF. O Tricolor acabou sendo beneficiado, sim, mas o amadorismo da Portuguesa e do Flamengo não é culpa do Fluminense, ora.

4. "Por que o Cruzeiro só foi multado, e a Portuguesa e o Flamengo perderam pontos?"
Para começo de conversa, os casos são diferentes: o jogador Elisson, do Cruzeiro, não estava suspenso, como Heverton e André Santos. Estava irregular, sim, mas por uma questão burocrática, de registro do contrato. Ademais, o Cruzeiro não foi multado, mas sim absolvido. Houve entendimento que o erro no registro foi da Federação Mineira e não do clube. Caso o clube tivesse sido condenado, provavelmente teria sido multado e perdido os pontos da mesma forma que a Portuguesa e o Flamengo. (fonte)

5. Os casos de 2010 foram idênticos aos atuais, e o tribunal agiu de maneira diferente?
Outra mentira repetida à exaustão nos últimos dias é a de que o Fluminense teria sido absolvido por escalar dois jogadores de maneira irregular em 2010. O jornalista Paulo Vinícius Coelho, referência, que não é torcedor do Fluminense, explica detalhadamente os fatos nesta matéria. Em suma: Tartá e Valencia não estavam suspensos quando o Fluminense os escalou em 2010. Este ano, Portuguesa e Flamengo escalaram, indubitavelmente, jogadores suspensos (para quem ainda duvida, aqui está uma cópia da decisão que suspendeu Heverton). A comparação entre os casos não tem o menor cabimento. Ela é tão esdrúxula que sequer houve julgamento em 2010, embora o Cruzeiro tenha estudado o assunto. O clube mineiro simplesmente verificou que a denúncia não era cabível, e não entrou com a ação. Palavras do chefe do departamento jurídico do Cruzeiro à época, Gilvan de Pinho Tavares: "O regulamento é muito claro. Tem de somar os cartões do primeiro e do segundo clube. O Fluminense não pode ser punido. O Cruzeiro não pode denunciar porque o Fluminense agiu corretamente. Iríamos passar o atestado de incompetência". (fonte)

6. O Fluminense teve papel ativo em alguma das ações de "viradas de mesa" (1996, 1999, 2013)?
Definitivamente não. Que tal ouvirmos a breve explicação de dois jornalistas que não torcem para o Fluminense sobre esse assunto? O vídeo da ESPN tem 5 minutinhos de duração, vale a pena: PVC e Mauro Cezar analisam casos de viradas de mesa.

7. A Lei e a jurisprudência estavam de que lado?
É uma situação cristalina: as punições de Portuguesa e Flamengo eram esperadíssimas, e praticamente incontestáveis. Era consenso entre os juristas que o julgamento seria mera formalidade, fossem os envolvidos o Fluminense, o Flamengo, a Portuguesa, o Friburguense, o Íbis, o Corinthians, não importa. A Lei e a jurisprudência, ao contrário do que fizeram muita gente acreditar, eram todas favoráveis às punições de ambos os clubes.

Sobre a Lei: o artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva é claríssimo, e foi seguido à risca, como tinha que ser. "Artigo 214: Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente. Pena: perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais). § 1º Para os fins deste artigo, não serão computados os pontos eventualmente obtidos pelo infrator." Impossível contestar.

Sobre a jurisprudência: o único caso igual ocorrido no Brasil recentemente foi o do Grêmio Prudente em 2010 - e este recebeu a mesmíssima punição de Portuguesa e Flamengo. Internacionalmente, idem: Guiné Equatorial foi punida pela FIFA nas eliminatórias da Copa do Mundo por escalar atleta em situação irregular (fonte). Neste Campeonato, Corinthians, Botafogo e o próprio Fluminense cumpriram no domingo as suspensões decretadas na sexta-feira (fonte). Por que a Lusa e o Flamengo não cumpririam? Daniel Cravo, advogado do Internacional há mais de 15 anos, que não tem nada a ver com os casos de Portuguesa e Flamengo, deu uma aula sobre o assunto neste vídeo:


Enfim, a regra é clara, e o choro é livre. Aos falsos moralistas de plantão, que têm defendido o absurdo de rasgar o regulamento do Campeonato, um recado: não venham depois reclamar da impunidade nos crimes dos políticos corruptos... Como bem escreveu a Ana Rosa Amorim no post de ontem, nunca houve  no Brasil tamanho ataque ao princípio da legalidade.

(texto original de Maira Rizzo, com adaptações e acréscimos meus)

14 comentários:

  1. Acompanho o Blog há alguns anos e mesmo conhecendo você e sabendo da sua paixão pelo clube, PC, não posso deixar de ressaltar a tranquilidade, serenidade e, sempre que necessário, imparcialidade, quando se trata de Fluminense. Belíssimo texto, assinado também pela competente Maíra Rizzo. No meu Blog eu sou mais passional, enérgico, mas quando necessário, mantenho a imparcialidade.
    O Fluminense é o alvo, os torcedores também. A campanha feita pela mídia já decretou a culpa do Fluminense e aqueles que gostam de ser manobrados por ela - pelo que percebemos é a maioria - está convicta de quem é o vilão. A última frase é a mais importante "nunca houve no Brasil tamanho ataque ao princípio da legalidade."

    Guilherme Alt

    ResponderExcluir
  2. Hoje uma matéria do globoesporte.com fala das agressões feitas à torcedores do Fluminense. Em uma delas, uma garotinha de três anos foi hostilizada três vezes por estar vestindo o manto tricolor. O pai deu a seguinte declaração "Eu não vi essa revolta quando o goleiro Bruno tirou a vida de uma mulher. Onde estavam essas pessoas que agora falam em moralidade?"
    Hipócritas...

    ResponderExcluir
  3. Caro PC,

    nem assisti, pois tenho ojeriza a quem aparece nos vídeos.

    Confio no comentarista!

    ----------------------------------------------------------------------

    Transcrevendo comentário do site:
    http://panoramatricolor.com.br/

    ===========================================

    18/12/2013 at 2:21 pm
    Vejam esse vídeo: http://www.espn.com.br/video/375694_regulamento-tem-que-ser-cumprido-afirma-trajano-sobre-possivel-rebaixamento-da-portuguesa
    e depois esse: http://www.espn.com.br/video/376943_trajano-nao-concorda-com-queda-da-portuguesa-e-diz-torcedores-dignos-do-fluminense-devem-se-calar

    Com que moral um mal caráter desse pode ser jornalista esportivo. Praticamente todos da ESPN que se manifestaram a favor do cumprimento da lei na segunda-feira mudaram de opinião.

    =========================================

    Que nojo!

    ResponderExcluir
  4. Ando enojado com certos comentários de alguns (não são poucos!) jornalistas. Os caras deveriam saber que são formadores de opinião e podem influenciar para o bem e para o mal o torcedor que, quase sempre, se deixa levar pela emoção, pela paixão. Na hora em que algo mais sério ocorrer, alguma agressão ou algo mais grave, será que esses 'jornalistas' serão homens suficientes em assumir que puseram fogo nessa lenha e tem parte (e grande!) de culpa, instigando as torcidas de outros clubes? Ou irão colocar simplesmente a culpa no Fluminense, como tem sido feito de forma irresponsável? Bom senso, minha gente, mais responsabilidade em suas declarações, suas cronicas.

    ResponderExcluir
  5. O FLU JÁ DEVOLVEU TÍTULO PARA CUMPRIR O REGULAMENTO:

    Em 1927, tendo conquistado o Torneio Início no campo, o Fluminense pediu
    a sua anulação em virtude de ter infringido o regulamento, ao incluir em seus
    quadros, dois substitutos, em ofício enviado à AMEA.

    Anulação do Torneio Initium de 1927.

    Em 1927, o Fluminense venceu o Torneio Initium de futebol da AMEA. Dias depois
    da realização do certame, o Fluminense verificou ter infringido involuntariamente
    o regulamento do torneio. Espontaneamente, com grande surpresa dos outros clubes,
    que ignoravam o fato, enviou um ofício à AMEA. A entidade dirigente, em face da
    comunicação do tricolor, anulou o Torneio Initium.
    Eis o ofício:
    "Exmo. Sr. Presidente da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos.
    Apresso-me a fazer a V.Excia. ciente de que, por ocasião da segunda partida
    disputada pelo Fluminense Football Club no recente Torneio Initium, foram
    incluídos, por inadivertência, em nosso quadro dois substitutos, o que
    contraria a letra do art. 11 do regulamento especial do citado torneio.
    Pondo V. Excia. ao corrente dessa irregularidade, cumpre-me relevar que
    faço com ânimo de facilitar a fiscalização das respectivas súmulas.
    Reitero à V. Excia. os protestos de minha alta estima e distinta consideração.
    (a) Benjamin de Oliveira Filho, secretário."

    Fonte: Livro HISTÓRIA DO FLUMINENSE 1902-2002, de PAULO COELHO NETTO (página 144).

    ResponderExcluir
  6. Definitivo.

    O chororô da hipocrisia é livre!

    Como têm medo do pentacampeonato!!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado a todos pelos comentários.

    O mérito do texto é 80% da Maíra. Ela deu aquela assistência na medida, me deixou de cara pro gol. Eu só chutei e corri pro abraço. :)

    ResponderExcluir
  8. Rizek aos risos no final do vídeo: "Não quero aqui me posicionar..."

    Falando em moral pra dizer que a Portuguesa não pode ser punida. Se eu acho que o regulamento não é justo, é moral eu descumprí-lo.

    Essa é a concepção de moral dessa imprensa.

    Se acham que o regulamento não é justo, tentem reformá-lo. O descumprimento do regulamento nunca é justo.

    ResponderExcluir
  9. não sou fanático por futebol, mas uma coisa na vida não se pode negar...o universo é caótico, então as coincidencias, por mais que existam, nao podem ser tão tendenciosas. o que quero dizer: houveram 4 casos nos ultimos 17 anos de clube que caiu para a serie B e acabou sendo "beneficiado" voltando para a serie A....e os 4 casos sao do Fluminense...COINCIDENCIA? hum... O CLUBE NAO TEM NADA A VER COM ISSO? hum...se nao tem nada a ver, porque mandou advogado? hum....

    ResponderExcluir
  10. Pra mim o universo é determinístico e não tem nada de caótico.

    96: Corinthians e Atlético manipulam resultados. Ninguém cai. (1)

    99: Botafogo entra com recurso e rebaixa o Gama, que entra na justiça comum e funda-se a zona, chamada Copa João Havelange. Flu, que não foi rebaixado, aceita convite pra jogar a Série A.

    2013: todo mundo tá informado. (2)

    Não sei aonde você viu 4 casos de rebaixamento não cumprido. Os fatos estão bem explicados e o Fluminense não tem nada com nenhum dos 2 rebaixamentos não cumpridos. Com o convite pra série A talvez tenha, nunca vamos saber.

    Vc realmente acha que o discurso do Bittencourt alterou o resultado do julgamento? O julgamento foi mera formalidade. Se o STJD decidisse pela violação do regulamento, estaia falido, como bem disse Paulo Schmitt.

    Os fatos são esses. O resto é blablabla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem, o universo é caótico se voce acha ou nao, nao importa...tinha gente que achava que a terra era achatada...entao já vi o nivel de pessoa com quem estou tentando agurmentar...esse time caiu em 96, caiu em 97, caiu em 98, nao jogou a serie B em 2000 como deveria e caiu em 2013 no campo novamente...só disse fatos, o resto é mimimi...

      Excluir
  11. Qual é a sua formação?

    Claro. Um imbecil vem aqui dizer que o universo é caótico e eu tenho que aceitar...é cada um...

    Além disso, não sabe contar. Aonde estão os 4 rebaixamentos não cumpridos pelo Fluminense???

    Cala a boca e vai pastar, jumento.

    ResponderExcluir
  12. Olhem só as pérolas ditas pelo "físico" Leo Grossi:

    http://futebolparaleigos.blogspot.com.br/2009/12/times-campeoes-brasileiros-nos-proximos.html

    É diversão garantida.

    Alguns trechos merecem destaque:

    ---------------------------------

    Quais serão os times campeões brasileiros nos próximos 20 anos?

    É fácil responder:

    - Flamengo
    - São Paulo
    - Corinthians
    - Cruzeiro
    - Internacional
    - Grêmio
    - Palmeiras
    .
    .
    .
    "2) Podemos ter um ano com Botafogo, Fluminense ou Atléticos campeão? Sim, excessões e "milagres" acontecem."

    --------------------------------

    A pérola foi escrita em dezembro de 2009...logo no ano seguinte, o Nostradamus teve que ficar de biquinho calado com o Tricampeonato. Em 2012, o Tetra.

    Continua com as previsões...são bem engraçadas, ainda mais vindas de alguém que diz que o universo é caótico...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.