terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Sobre a crise tricolor

(por Beto Sales)

O Fluminense promoveu uma festa eleitoral em meio à maior crise da sua história. As facções de almanaque comemoraram feericamente, enquanto o navio caminhava perigosamente em direção a um imenso iceberg com o Luxa na proa. Esta é uma crise maior ainda que a breve passagem pela Terceirona. Cair naqueles tempos, com o clube em estado ectoplasmático, tendo como parceiro um patrocinador ainda muito tímido, num ambiente de bordel administrativo, até se entendia. Mas agora cairíamos como campeões brasileiros, com um dos elencos mais caros do país e um patrocinador forte. São contextos absolutamente diferentes. Se cairmos, iremos nos distanciar oceanicamente do nível de investimentos dos clubes de ponta no Brasil. Um fosso que poderá custar uma obra de muitos anos de reparação. Cair agora é um fenômeno obsceno de incompetência, uma empresa para muito poucos parvos.

Há dois meses, propus que os candidatos à presidência do Fluminense fechassem um acordo com as correntes que os apoiavam para adiar as eleições para após o fim do campeonato brasileiro. Seria a atitude honesta. Só assim os candidatos teriam a dimensão exata da tarefa que precisariam empreender, e os sócios poderiam cotejar as propostas para a reconstrução de uma instituição que voltara a ser imensa. Fizeram ouvido mouco.

Caindo ou não, os responsáveis por esse desastre deveriam receber imediatamente um pontapé no traseiro, a começar pelo presidente. Mas sou contra golpe. Assim, restaria ao presidente confessar publicamente sua incapacidade de manter o rumo de um projeto ambicioso e de ótimos resultados. Reconheço no Peter algumas qualidades, mas sua personalidade é invertebrada. Um defeito irreparável para o exercício de sua profissão, a advocacia, e inaceitável para presidir um clube de ponta, num ambiente em que os puros costumam voar muito perto do sol. E se queimam por excesso de ingenuidade, ainda que com filtro solar 100.

(Beto Sales, tricolor e craque das palavras)

10 comentários:

  1. Destaque para a espetacular sentença: "Cair agora é um fenômeno obsceno de incompetência".

    Difícil definir melhor essa crise tricolor.

    ResponderExcluir
  2. Tristeza, muita tristeza!

    Nem consigo expressar, quanta!

    Time de segunda divisão.

    Administração de quinta categoria.

    ResponderExcluir
  3. O pior Beto é que não sinto nos ares nada que me convença dum futuro melhor… É a Flapress plantando coisas, é a PGFN, foi o Horcades, chega né?!

    Me faz lembrar dos tempos de criança, quando era comum o argumento de que o Brasil não era pica por causa dos americanos… Esse cenário só acontece, quando acontece, se és governado por idiotas ou por pilantras, o pior quadro, sem dúvida, é o de um idiota cercado de pilantras.

    Por fim, esse papinho de que como não ganha, não tem tempo para trabalhar à vera, é a maior canalhice que já ouvi;

    Não sabe brincar Maçã Raspadinha? Então não desce pra rua mermão!

    ST

    ResponderExcluir
  4. O Fluminense é um clube de segunda divisão se realmente as duas únicas opções que temos são as que se apresentaram no pleito de Novembro.

    ResponderExcluir
  5. Esse pessoal do Pavilhão só sabe reclamar.

    ResponderExcluir
  6. E olha que o Beto Sales nunca foi do Pavilhão. rsrs.

    ResponderExcluir
  7. HAHAHAHAHA...é que o [ ironia ] [ / ironia ] não saiu.

    ResponderExcluir
  8. Aqui a galera é esperta, Big. A gente sabe quando é ironia, e quando não é.

    ResponderExcluir
  9. HAHAHAHA...eu vivo tendo que explicar que estou sendo irônico por aí...HAHHAHA

    ResponderExcluir
  10. A ironia é tão mal compreendida por aí, que eu prefiro evitá-la mesmo.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.