terça-feira, 31 de dezembro de 2013

As frases tricolores do ano


2013 foi um ano muito ruim para o Fluminense, que não conquistou taças, fez péssima campanha no Campeonato Brasileiro, foi eliminado melancolicamente tanto da Copa Libertadores como da Copa do Brasil, e ainda sofre com uma injusta campanha de ódio promovida por torcedores mal informados e jornalistas sem caráter.

Seguem abaixo 15 frases que marcaram o ano tricolor, para o bem ou para o mal. Se o leitor se lembrar de alguma outra frase marcante, está convidado a postar nos comentários.

15...
"Diego Cavalieri, seja meu Papai Noel, quero sua camisa."
(Letícia Alencar Formoso Lannes, torcedora de 10 anos, em cartaz exibido no Maracanã. O pedido foi atendido pelo goleiro do Fluminense e da Seleção, em cena que emocionou o país.)

14...
"É o destino."
(frase do mosaico da torcida do Fluminense na reestreia do clube no Maracanã, em provocação ao Vasco, rival daquele dia. Durante a semana, o Vasco reclamara muito da troca dos lugares das torcidas no estádio. O Fluminense perdeu a partida por 3 a 1.)

13...
"O Fluminense precisa tomar decisões e estão jogando nas costas do patrocinador estas situações. Não vou ficar refém da situação política do clube."
(Celso Barros, presidente da Unimed, em 23/12, em entrevista à Rádio Globo)

12...
"Cair agora é um fenômeno obsceno de incompetência, uma empresa para muito poucos parvos."
(Beto Sales, torcedor do Fluminense, diante do risco de, pela primeira vez na história, o campeão brasileiro do ano anterior ser rebaixado. O Fluminense só conseguiu se livrar do rebaixamento na última rodada, graças às punições sofridas por Flamengo e Portuguesa, pela escalação de jogadores suspensos.)

11...
"Corinthians, Fluminense e São Paulo são os favoritos da Copa Libertadores 2013."
(blog Jornalheiros, em 29/12/2012, em post refletindo as cotações dos sites de aposta. O Fluminense foi eliminado nas quartas-de-final. O Atlético Mineiro, que acabou campeão de forma dramática, pagava 10 reais para cada real apostado.)

10...
"Corinthians, Fluminense, Atlético MG e São Paulo são os favoritos do Brasileirão 2013."
(blog Jornalheiros, em 18/05, em post refletindo as cotações dos sites de aposta. O Fluminense terminou na 15ª colocação. O Cruzeiro, que acabou campeão com facilidade, não figurava entre os favoritos, pagando 15 reais para cada real apostado.)

9...
"Por que não?"
(Muricy Ramalho, em 29/07, questionado pela Rádio Bandeirantes sobre a possibilidade de retornar ao Fluminense, que acabou contratando Vanderlei Luxemburgo no dia seguinte.)

8...
"Já fiz tanta coisa deitado, mas gol foi a primeira vez."
(Fred, centroavante do Fluminense, comentando seu gol deitado pela Seleção, na final da Copa das Confederações. Fred marcou 9 gols pela Seleção Brasileira no ano, e apenas 8 pelo Fluminense.)

7...
"Eu gostaria de ficar. Um dia eu volto."

6...
"Querer alterar os resultados esportivos por isso é nojento. Iguala os cartolas aos energúmenos que se matam nas arquibancadas. Depois, vão querer moralizar, o que?"
(Renato Maurício Prado, jornalista rubro-negro, defendendo bravamente que o regulamento do Campeonato Brasileiro fosse rasgado, só para ver o Fluminense rebaixado. Haja rancor...)

5...
"O que me causa estranheza é a desinformação. Temos esse fantasma de tapetão e virada de mesa, mas só acontece quando há uma canetada ou se entra pela porta dos fundos. Estamos cumprindo a legislação desportiva. O problema criado é da Portuguesa, não do STJD."
(Paulo Schmitt, procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, explicando por que não houve "virada de mesa".)

4...
"A culpa é dos torcedores, que deixam para comprar em cima da hora."
(Carlos Eduardo Moura, gerente de arenas do Fluminense, culpando a torcida [!!!] pela confusão na venda de ingressos para o jogo Fluminense x Cruzeiro, no Maracanã.)

3...
"Tudo caminha para que a empresa mude os moldes da sua relação com o Fluminense. Passar de grande investidora do futebol tricolor para um patrocinador de manga."
(André Rizek, jornalista do Sportv, em 14/08, afirmando que a Unimed deixaria de ser a patrocinadora principal do Fluminense em 2014. Semanas depois, o contrato foi renovado por mais um ano.)

2...
"Uma coisa eu posso garantir, se fosse com o Flamengo, nós jogaríamos a Série B."
(Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo, sobre a reviravolta que acabou impedindo o rebaixamento do Fluminense no Campeonato Brasileiro. O mandatário do rival só "esqueceu" que seu clube recorreu ao "tapetão" para ganhar pontos do Duque de Caxias no Campeonato Carioca, meses antes.)

1...
"0 a 0 é melhor que 2 a 1."
(Abel Braga, treinador do Fluminense, antes do primeiro jogo do confronto contra o Olimpia pela Copa Libertadores. Ironicamente, após empatar por 0 a 0 no primeiro jogo e perder por 2 a 1 no segundo, o Fluminense foi eliminado da competição sul-americana.)

Feliz ano novo, pessoal. Que 2014 seja um ano bem melhor para o clube mais amado do Brasil...

PCFilho

14 comentários:

  1. “Era só um chopinho....”
    Paulo Schmitt, torcedor do Fluminense e procurador-geral do STJD, responsável por pedir a punição da Portuguesa, sobre o seu encontro (flagrado em um vídeo em uma churrascaria no Rio) com Osvaldo Sestário, ex-advogado da Portuguesa, que não informou ao clube sobre a suspensão do jogador Heverton.

    ResponderExcluir
  2. Como vc é pé frio! Secou Flu, Corinthians e São Paulo na Liberta e no BR. Por favor, não considere o Mengão favorito a nada ano que vem!!! :p

    ResponderExcluir
  3. Vercatto, você é um mentiroso, cínico e covarde.

    Primeiro, que Paulo Schmitt não é torcedor do Fluminense, como uma rápida pesquisa no Google pode comprovar.

    Segundo, que o advogado Osvaldo Sestário informou, sim, à Portuguesa sobre a suspensão do jogador Heverton. E tem até prova disto.

    Se é para relembrar outra frase do "tricolor" Paulo Schmitt, que tal esta?

    "A Procuradoria Geral denuncia o atleta Fred, do Fluminense, e pede que ele seja punido com a pena máxima, de oito jogos de suspensão".

    Seus comentários não são bem-vindos aqui. Se continuar com a canalhice, serei obrigado a moderá-lo.

    ResponderExcluir
  4. RAFS,

    Eu nem sempre erro esses prognósticos (que na verdade não são meus, mas dos sites de aposta!). Em 2012, o Corinthians era o favorito da Libertadores (como pode ser visto aqui), e acabou levantando a taça. :)

    ResponderExcluir
  5. Paulo Cezar
    Sua resposta foi um tanto violenta e desrespeitosa. Ok, o blog é seu e a educação também é sua. Faça como bem quiser. Saiba, no entanto, que as palavras escritas não me afetaram nem um pouquinho... :=)
    1) Vamos lá.... Parece que o tal Paulo Schmitt é torcedor do A.PR, NO PARANÁ. No Rio, eu não sei se ele tem alguma preferência, mas julguei (errado?) que seria pelo Fluminense, pois deu uma declaração bastante “tricolor” em 2010, quando nem havia necessidade, pois pelo que entendi, o jogador do Fluminense havia cumprido a suspensão adequadamente. Mais do que isso, o próprio vídeo colocado na iternet diz que o procurador é torcedor do Fluminense.... https://www.youtube.com/watch?v=TTZbmtd6xy0
    2) Até agora, não vi qualquer prova que o tal advogado tenha mesmo informado à Portuguesa sobre a suspensão. Onde está?
    3) A reunião a que me referi, aconteceu. Não é mentira. Saiu em blogs bem conceituados (por exemplo, http://blogdopaulinho.wordpress.com/2013/12/28/advogado-da-portuguesa-e-flagrado-em-restaurante-com-paulo-schmitt-o-acusador/) e também no Extra (http://extra.globo.com/esporte/brasileiro/era-so-um-choppinho-paulo-schmitt-osvaldo-sestario-protagonistas-do-caso-heverton-sao-flagrados-em-restaurante-11161588.html)
    4) Não sei porque você acha que sou covarde, pois nada fiz além de “repercutir” o que a imprensa já falou.
    5) Porque “canalha”? Você não me conhece, certo? Como pode emitir tal juízo? O grande tricolor Nelson Rodrigues, que gostava tanto de usar tal palavra, era sábio e comedido. Só a usava quando tinha certeza.
    6) Finalmente, é claro que você pode me censurar, pois o blog é seu. Mas acho que seria indigno de um torcedor de um clube fidalgo como o Fluminense. Afinal, o torcedor tricolor não faz questão de ser democrático, de mente aberta?

    ResponderExcluir
  6. Vercatto,

    Te chamei de mentiroso e cínico porque esta é a segunda vez em que você comenta neste blog, e a segunda vez em que você repercute mentiras aqui. Não posso pensar bem de alguém com um comportamento assim, posso?

    No outro post, você afirmara que foram "4 viradas de mesa em TODOS OS TEMPOS e TODAS pelo mesmo clube", mentira que desmascarei de forma contundente (leiam aqui).

    Neste post aqui, você repercutiu uma suposta fala do procurador, afirmando que ele é torcedor do Fluminense, o que, como você mesmo constatou agora, ele não é. Mais uma mentira.

    As provas de que Osvaldo Sestário se comunicou com a Portuguesa estão com o próprio, e não foram divulgadas, afinal ele sequer foi chamado para o julgamento, em nenhuma das duas instâncias (o que é estranhíssimo, não acha? Por que a Portuguesa não convocou "o grande culpado" para tentar se livrar?).

    Que o Jurídico da Portuguesa sabia do julgamento, é fato incontestável, e já divulgado em e-mails vazados na imprensa. Alegar que não sabia do resultado do julgamento demonstra, pois, no mínimo uma ingenuidade infantil.

    Por fim, peço desculpas se pareci agressivo. Mas peço também que pense bem antes de escrever mentiras aqui.

    Feliz ano novo.
    PC

    ResponderExcluir
  7. Lição de hoje: Não abuse da fidalguia alheia.

    ResponderExcluir
  8. É preciso ler com cuidado.....
    Mentiras existem muitas. Verdades também.
    Não “menti” quanto às viradas de mesa. As viradas de mesa do Fluminense podem até ter sido “legais”, mas foram, ainda assim, viradas de mesa. Não houve pois qualquer contundência no seu “desmentido”.
    Não “menti “ quanto ao clube pelo qual o tal procurador torce NO RIO DE JANEIRO. Aparentemente, é MESMO o Fluminense. Digo aparentemente por que não parece existir “prova”, mas a suspeição é grande, tanto que até o vídeo colocado na youtube indica isso.
    Se as provas de que Osvaldo Sestário se comunicou com a Portuguesa estão com o próprio, e não foram divulgadas, então elas NÃO existem efetivamente. A suspeição continua. Por que ele não as apresenta?
    Por outro lado, eu não vi absolutamente nada na imprensa sobre e-mails vazados! Poderia até dizer que isso é uma mentira.....Mas só digo que não sei de qualquer prova.

    Agradeço pelas desculpas.
    Sim, você foi mesmo agressivo. Acontece quando mexem com o clube de nossa preferência, não é? Mas a gente deve se lembrar que “os outros’ também têm um clube preferido e que, nesse ponto, somos todos iguais. Nem pior, nem melhor.
    E lembre-se. Ninguém tem direito de achar que a sua verdade é a única verdade. Verdades existem muitas....Quando entendemos isso, debatemos. Quando não entendemos, guerreamos.

    ResponderExcluir
  9. Esse cara é retardado?

    Desde quando Virada de Mesa é algo "legal"?

    Novamente, o Fluminense jamais virou a mesa. Parece que alguns simplesmente querem distorcer as palavras pra se achar na razão.

    Pare de falar merda.

    ResponderExcluir
  10. Esses caras ainda vão cair na real. Como se inverte uma situação clara como esta? A decisão do STJD está claramente respaldada no regulamento. O resto é encheção de saco. E Ponto final.
    P.S.: Se o caro anti não gostou, que vá se rasgar em outro lugar. Mas espalhar mentiras aqui, em blog tricolor? Não tem nada de censura moderar os comentários dele não.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Vercatto, concordo que existem muitas mentiras, mas discordo veementemente que existam "muitas verdades". A verdade é uma só, doa a quem doer.

    Sim, você MENTIU despudoradamente, duas vezes, neste blog. Não há meia mentira: mentira é mentira e ponto. Sem relativismos imbeciloides, por favor.

    Repito: o Fluminense N-U-N-C-A virou a mesa, e eu desafio quem quiser a vir aqui provar o contrário. (Proponho até uma "aposta": quem conseguir provar aqui que o Fluminense já liderou uma "virada de mesa" alguma vez na história recebe um depósito de 1000 reais em sua conta bancária. Mas se tentar e não conseguir, deve depositar 1000 reais na minha conta. Alguém aí topa?)

    E repito também: Paulo Schmitt não é torcedor do Fluminense. Essa tentativa patética de dizer que o Fluminense é "o time dele no Rio de Janeiro" é tão ridícula quanto desesperada. De novo: o procurador "ama" tanto o Fluminense que pediu suspensão de 8 (oito) jogos para o principal jogador do clube, neste mesmo Campeonato...

    Sobre a acusação a Osvaldo Sestário, ele garante que é mentirosa, pois ele se comunicou, sim, com a Portuguesa (link). Bom, ele foi advogado da Portuguesa nos últimos 9 anos. Soa ridículo o clube fazer uma acusação destas a um profissional que o representa há tanto tempo. A tese de que a Portuguesa não foi comunicada por ele é tão esdrúxula que inclusive foi abandonada pela defesa do clube paulista no julgamento.

    Ahhh, e a Portuguesa sabia, sim, do julgamento, como provam os e-mails vazados (aqui).

    Honestidade intelectual é artigo raro hoje em dia...

    ResponderExcluir
  13. Sobre o e-mail vazado da Portuguesa: é uma prova incontestável de que a Portuguesa tinha plena ciência de que Heverton seria julgado, inclusive o departamento de futebol, um dos destinatários da mensagem.

    Quem divulgou o e-mail foi o jornalista paulista Jorge Nicola (neste link). Será que ele é tricolor?

    rsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Esses discursos de "Verdades existem muitas", "depende do ponto de vista", "é questão de interpretação", etc me preocupam muito.

    "Verdades existem muitas" é uma grande piada. Só há uma verdade.
    Se uma ou mais "verdades" são conflitantes, obviamente tem "verdade" aí que não é verdade.

    Já as outras sentenças que citei são amplamente usadas em todo tipo de debate. Deveriam ser usadas com MUITA moderação. Na imensa maioria das vezes, seu uso constitui artifício cretino (e barato) para não admitir erro em debate.

    O pior é que de tanto usar tem gente que começa a acreditar que a verdade é mesmo relativa. Com esses, não adianta discutir. Perda de tempo.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.