sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Resenha - 40ª rodada do Brasileirão 2013


Na resenha da "rodada 39", já fiz aqui minhas considerações sobre a temporada ridícula do Fluminense em 2013. Vocês, meus leitores, sabem da minha opinião sobre a gestão amadora do Tricolor, e da minha luta para que o clube mude de verdade. E insisto: espero que o rebaixamento quase concretizado tenha sido um susto suficiente para acordar os sócios e torcedores do Fluminense.

Como o esperado, os julgamentos foram mera formalidade: tanto na Primeira Instância quanto no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Portuguesa e Flamengo foram punidos, de forma unânime, com a perda de 4 pontos cada, como consequência da escalação de jogadores suspensos. A legislação é claríssima, as infrações ao regulamento foram evidentes, e as punições foram obviamente impostas. Não poderia ser diferente.

*****

A se lamentar, o comportamento triste de boa parte dos jornalistas esportivos, que defenderam com incrível cinismo que o regulamento fosse rasgado, e imputaram ao Fluminense um papel que este nunca exerceu. Pessoalmente, eu não queria que o Fluminense tivesse sequer participado dos julgamentos, primeiro porque a participação foi irrelevante, já que Fla e Lusa seriam condenados de qualquer forma, dadas as clarezas das irregularidades, da legislação e da jurisprudência; e segundo porque eu já previa essa injusta execração popular, incentivada pela imprensa nazista. Entretanto, o fato de a presença do Fluminense ter sido desnecessária não significa que ela foi imoral ou anti-ética. O Fluminense estava em seu legítimo direito de, como terceiro interessado, defender o lado que lhe interessava. Não houve "tapetão", não houve "virada de mesa", e o Fluminense não atuou em momento algum fora da Lei ou da Ética.

Acima, chamei a imprensa de nazista, e repito: nazista, sim, porque quem repete mentiras na esperança de que estas se tornem verdades só pode ser chamado assim. A violência moral e física sofrida por tricolores nas ruas nos últimos dias é, em parte, culpa destes jornalistas irresponsáveis, que deveriam até ser processados por sua conduta indevida. Ao defender ideias estapafúrdias como "boicote ao Fluminense", estes imbecis estão incentivando a violência no futebol. Depois não vão querer pedir paz nos estádios, né?

*****

Mas e agora, dirigentes da Associação Portuguesa de Desportos? Os senhores vão continuar com o teatrinho, ou vão expor o que de fato ocorreu? Parece que, infelizmente, a Lusa vai mesmo à Justiça Comum. Então, só posso esperar que a Justiça Comum faça o que lhe cabe: ratificar as decisões unânimes da Justiça Desportiva.

O que eu queria ver mesmo era o fim do teatrinho da Portuguesa. Amigos, desde 2003 o Campeonato Brasileiro teve 4606 jogos. Destes, em só 5 (cinco) houve inscrição de jogadores suspensos, sendo 2 (dois) casos na mesma rodada. Coincidência? Não ofendam a nossa inteligência, por favor. O que está por trás deste "descuido", senhores dirigentes da Portuguesa? Pelo bem do futebol brasileiro, botem a boca no trombone, e falem a verdade!

PCFilho

Leituras sugeridas:

27 comentários:

  1. Boa, PC!

    Mas jamais saberemos a verdade.

    ST

    ResponderExcluir
  2. Mais tarde, daqui a alguns anos talvez, vamos ler em algum lugar um texto similar aquele outrora escrito sobre a Copa de 1998 perdida para a França. Será algo do tipo "Você, torcedor da Lusa, que ficou chateado com o que ocorreu no ido Camoeonato Brasileiro de 2013." Nao deveria... e por aí vai...

    Aguardemos as Teorias das Conspirações.

    Abs e SauTetra...

    ResponderExcluir
  3. Mais tarde, daqui a alguns anos talvez, vamos ler em algum lugar um texto similar aquele outrora escrito sobre a Copa de 1998 perdida para a França. Será algo do tipo "Você, torcedor da Lusa, que ficou chateado com o que ocorreu no ido Camoeonato Brasileiro de 2013." Nao deveria... e por aí vai...

    Aguardemos as Teorias das Conspirações.

    Abs e SauTetra...

    ResponderExcluir
  4. Acho que vc está enganado....
    Em primeiro lugar, deve-se notar que o Flamengo está quase quebrado. Mal tem dinheiro para pagar seus impostos. Faz ginástica para montar um time apenas mediano. Como pagar a Portuguesa?!
    Em segundo lugar, deve-se avaliar bem o que aconteceu. Heverton treinou e foi para a concentração no sábado à tarde, para jogar no domingo. Portanto, ANTES do jogo do Flamengo.
    Qual clube, no sábado à tarde, sabia que se beneficiaria se o Heverton jogasse no domingo?
    O Flamengo?
    Só se a Diretoria já sabia (!) que iria cometer um erro (segundo o STJD!) ao escalar o André Santos no sábado à noite!! Mas se a Diretoria sabia, por que escalaria o jogador, em uma partida sem qualquer importância?
    Sobra pois apenas um clube, que mesmo ganhando o último jogo poderia ser rebaixado, como de fato ocorreu.
    Esse clube é o Fluminense.
    Mas será que o Fluminense pagou para que a Portuguesa cometesse o erro (segundo o STJD!) ?
    Eu não tenho qualquer informação de que isso ocorreu e por isso não faço qualquer acusação!
    A acusação dos tricolores parece=me uma tentativa de encobrir a incapacidade do time de conseguir uma vaga na primeira divisão. É apenas mais uma das famosas “teorias da conspiração”, que têm servido a tantos para “desculpar” o seu clube das más administrações e os seus times pelos maus resultados em campo. São tão irreais, são tão improcedentes, que pode-se mesmo chama-las de “teorias do mau-caratismo” do torcedor brasileiro. O uso desse expediente apenas emporcalha o nome do clube.

    ResponderExcluir
  5. O flamengo não vai pagar nada a ninguém, mas é bom que lembremos que o diretor de mkt da portuguesa lamentou que não terá uma boa cota da TV disputando a série B. Será mesmo? Alguém ai detém direitos do brasileirão pra desmentir o homem?

    ResponderExcluir
  6. Cesar,

    Você escreve:
    "Em primeiro lugar, deve-se notar que o Flamengo está quase quebrado. Mal tem dinheiro para pagar seus impostos. Faz ginástica para montar um time apenas mediano. Como pagar a Portuguesa?!"

    E eu respondo:
    Tem certeza que o Flamengo está quase quebrado? Lembre-se que o Rubro-Negro recebe mais de 100 milhões de reais por ano só em direitos de televisão. A detentora destes direitos, aliás, usualmente adianta valores, não apenas para o Flamengo, mas para quase todos os clubes da elite do futebol brasileiro. Arrumar o dinheiro, portanto, não seria realmente um problema...

    O Fluminense não é o maior beneficiado pelo "descuido" da Portuguesa. Uma olhada na tabela final do Campeonato e fica óbvio que o grande beneficiado foi o Flamengo. O "descuido" da Portuguesa salvou o Flamengo da Série B.

    Aliás, não fomos só nós tricolores que percebemos isso. Estamos muito bem acompanhados, pelo competente advogado do Flamengo, senhor Michel Asseff Filho. ;)

    ResponderExcluir
  7. O mínimo que se espera é que o Ministério Público investigue a incrível situação da Portuguesa ter escalado um jogador irregularmente um dia após o Flamengo tê-lo feito praticamente se colocando na Zona de Rebaixamento.

    Poderia começar pela acusação de cidadão paulista, torcedor do Palmeiras que teria ouvido e gravado conversa em que o jogador escalado irregularmente na Lusa, afirmaria que o presidente da APD sabia da suspensão e o pediu para entrar em campo mesmo assim, sendo que o ex-jogador Romário teria recebido uma cópia desta gravação.

    ResponderExcluir
  8. PC, pra fazer justiça, ainda falta meter jucas kifuris e renatos prados dessa vida no tribunal, processá-los sem dó nem piedade por "condenarem em praça pública" o nosso clube, sem ter um pingo de razão para isso, numa tentativa clara de manipular a opinião pública com (mais) uma "virada de mesa" do Fluminense.

    E com o agravante de terem literalmente colocado mais lenha na fogueira de um ambiente já tenso por si próprio, distorcendo a verdade dos fatos por puro clubismo, resultando em ofensas verbais e quase agressões físicas no meio da rua a alguns tricolores, inclusive crianças de 2 e 3 anos.

    Isso não pode passar impune.

    Se eu fosse o Peter, faria como o presidente do Porto:querem entrevista?Só na sala de imprensa, uma vez por semana e só fala o treinador.
    Proibia qualquer jogador de falar com a imprensa, e se falar, tem que estar devidamente autorizado pelo clube, mesmo que seja depois do jogo.

    Essa campanha de grande parte da imprensa não pode passar em branco, tem que fazer blackout, ninguém dar entrevista e nos treinos, são apenas 15 minutos de filmagem e MAIS NADA!Depois é TREINO SECRETO TODOS OS DIAS!!!

    Se não for assim, cada um diz uma coisa e depois é aquele disse-me-disse que tanto atrapalha qualquer coisa...

    ResponderExcluir
  9. Em um país sério, tenho certeza que aconteceria uma investigação profunda do caso.

    Mas aqui no Brasil temos uma terrível mania de acreditar em coincidências...

    ResponderExcluir
  10. E concordo com o RBN. Quero que o Fluminense processe todos os canalhas que denegriram a imagem do clube gratuitamente. E penso até mesmo em organizar torcedores para fazer isso, caso o clube não tome a iniciativa.

    E também quero que a imprensa tenha seu trabalho limitado em Laranjeiras. A nojenta campanha de ódio empreendida contra o Fluminense não pode ficar impune. Não mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Caro PC,
    enquanto essa estupidez impera pela boca marrom dos outros, com FFC entubando porrada atrás de porrada por todos os lados e nosso “mandatário”, um ícone do estilo maçã raspadinha de ser, sai de férias!? É isso mesmo?!
    Agora devemos ir até o fim, nas minúcias, todas elas, nem mais nem menos, eu comemoro, e tem de comemorar sim! Eu não comemoro a série A, mas a derrota dos jabazeiros (marrons idiotas), comemoro sim, 13 x 0 no agregado?! KKKKKKKKKKKKKK
    CHUPA QUE É DE UVA kfouri e sua corja, Sportv, Goebbels & Cia, sifu, seus de merdas enganadores da plebe ignara.
    Depois disso é time, quero muito time, muito trabalho, direito de resposta e Presidente trabalhando, ouviu Mr. vacation?!
    Nunca é tarde para lembrar que ele existe (direito de resposta) justamente para combater os excessos da mídia sem comprometer sua liberdade característica de forma muito educativa..rs...

    Quem se lembra desta? Eu vi ao vivo:

    http://www.youtube.com/watch?v=JvclSw72IxE

    Paz, saúde e sorte em 2014 caríssimo, obrigado por sua voz!

    ST

    ResponderExcluir
  12. PCFilho
    Sinto, mas vc pouco ou quase nada adiciona de veracidade a essa teoria da conspiração/mau-caratismo. Pior, chega às raias do inacreditável, ao sugerir que o maior beneficiado foi o Flamengo. O maior beneficiado foi claramente o Fluminense, que saiu da segunda para a primeira divisão. Pode existir melhor resultado para qualquer clube do que subir de divisão, sem ter os pontos normalmente necessários para tanto? Lembre-se que o Flamengo fez os pontos necessários para permanecer na primeira divisão (poucos, mas fez!)
    Quanto à situação financeira do Flamengo, acho que é até risível perguntar se tenho certeza do que escrevi....Pergunte à empresa de contabilidade que analisou as contas do Flamengo!
    Em suma, para começarmos a ser encarados com seriedade, temos que agir com seriedade. Ilações sem provas apenas enfraquecem a nossa (clubes) respeitabilidade.

    ResponderExcluir
  13. Cesar, se você continuar a chamar de "mau-caráter" a mim e aos outros comentaristas do blog, serei obrigado a moderá-lo. Quem você acha que é para proferir agressões gratuitas a pessoas que você não conhece, em um espaço que não é seu?

    Eu acho coincidências fascinantes, de verdade. Agora, acreditar que, depois de 4596 jogos e apenas 1 caso de jogador suspenso escalado, 2 casos na mesma rodada são uma coincidência? Repito: é um insulto à inteligência de qualquer ser humano.

    A "teoria da coincidência", esta sim, é uma grande teoria de conspiração. Ou de mau-caratismo.

    Muito mais plausível é imaginar que um clube rico percebeu a cagada feita no sábado e pagou a um primo pobre alguns milhões, para que este cometesse o mesmo erro no domingo. Se ninguém percebesse, vida que segue. Se alguém percebesse, a compensação faria muita diferença para o primo pobre, quase falido, e pouca diferença para o primo rico, que ganha rios de dinheiro todo ano.

    ResponderExcluir
  14. Hmmm, parece que a Portuguesa de 2013 pensava diferente em 2003, quando tentou virar a mesa por causa de um jogador irregular do - sempre ele - flamengo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u53949.shtml

    ResponderExcluir
  15. Huuummmm Ë evidente que vc não entendeu....Não chamei ninguém de mau caráter! A teoria é que é de "mau caratismo", uma figura de linguagem. Pensei que este era um espaço democrático, mas vejo que é apenas um blog de torcida. Não se preocupe. A mera ameaça ditatorial já é o bastante para tirar qualquer intenção de voltar aqui. Tenha um bom 2014....

    ResponderExcluir
  16. Cesar, apesar de democratico e imparcial demais pro meu gosto, é um blog tricolor.

    E sendo um blog tricolor imparcial demais pro meu gosto, defende ou condena o Flu quando o Flu merece.

    O que é realmente estranho é a distorção dos fatos principalmente pela imprensa, colocando todas as culpas no Fluminense, quando não foi o Fluminense quem foi fazer queixinhas no tribunal, e muito menos herdou pontos de alguém.

    A CBF viu irregularidade e fez o que tinha que fazer, denunciou os batoteiros.

    E o regulamento que valeu para todos durante 37 rodadas teria que ser modificado no grito na 38ª rodada para "dar um jeitinho" a 2 incompetentes que não fizeram o dever de casa bem feito?

    E quem melhor que a frase do advogado do seu clube, o Assef, para ilustrar o verdadeiro problema:se a lusa não fizesse merda, quem caía era nós!!!

    ResponderExcluir
  17. Perfeito, PC! À Cesar o que é de Cesar!

    Depois disso tudo, deixo uma pergunta: o gol de Samuel contra o Bahia foi positivo ou negativo para o Fluminense?

    ST

    ResponderExcluir
  18. Aí PC, os "justiceiros de plantão, os moralistas e as virgens ofendidas que jamais fizeram virada de mesa" tem memória curta:-)

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u53949.shtml

    14/01/2003 - 20h05
    Palmeiras, Lusa e Botafogo preparam a virada de mesa
    RODRIGO BUENO
    EDUARDO ARRUDA
    SÉRGIO RANGEL
    da Folha de S.Paulo

    Está articulada a "virada de mesa" que pode levar de novo Palmeiras, Botafogo e Lusa à primeira divisão do futebol brasileiro. Um suposto uso irregular do meio-campista Wendell por parte do Flamengo em duas partidas do Brasileiro-2002 será a principal ferramenta para outra "virada".

    Palmeiras e Lusa não participaram hoje do Conselho Técnico da Série B do Brasileiro. Os dois clubes anunciaram que vão entrar na Justiça desportiva para tentar tirar dez pontos do Flamengo no Nacional. O Botafogo também não compareceu à reunião.

    Os advogados de Palmeiras e Lusa alegam que Wendell atuou irregularmente em duas partidas da equipe carioca. O jogador teria falsificado a sua assinatura no seu registro na entidade. Pelo Código Brasileiro Disciplinar do Futebol, o time que escala jogador irregular perde cinco pontos por jogo.

    A Lusa, time mais bem colocado entre os quatro que foram rebaixados, ficaria na primeira divisão se o Flamengo fosse punido.

    "Estamos compondo o material que será levado ao STJD. Não é virada de mesa. É uma questão de obedecer as normas esportivas, que prevêem a perda de pontos para quem usar um jogador irregular. Vamos levar o caso ao STJD ainda nesta semana", disse Marcos César Amador Alves, vice jurídico do clube do Canindé.

    Pedro Magno, um dos advogados do Flamengo, disse que já preparava a defesa do clube, pois havia sido informado que o Palmeiras levaria o caso ao STJD.

    "Nosso vice-presidente pediu que eu pesquisasse o caso. Ouvi que o Palmeiras iria ao STJD e decidimos preparar nossa defesa. A princípio, a transferência do atleta foi regular. E a CBF aceitou o seu registro. Se houve erro, foi do jogador. O Flamengo é terceiro, e de boa fé", disse Magno.

    O advogado flamenguista entende que o prazo para queixas expirou. "Os resultados do campeonato já foram homologados. Se é descoberta uma irregularidade agora no campeonato de 1999 nada será mudado", disse.

    Após o título do Vasco na Copa JH, foi descoberta irregularidade no uso do lateral-esquerdo Jorginho, mas nada foi feito a respeito.

    A Lusa entende que tem o direito de voltar à elite. "O prazo começa a valer quando o fato é noticiado. E isso foi sabido só agora. O pedido da Portuguesa tem legitimidade", disse Amador Alves.

    O presidente do Palmeiras, Mustafá Contursi, que após sua reeleição admitiu a hipótese de virada de mesa, ficou reunido hoje a sós com Ricardo Teixeira, presidente da CBF, no Rio.

    O Palmeiras não ascenderia à Série A diretamente com eventual retirada de pontos do Flamengo, mas o imbróglio jurídico e a possibilidade de ver o clube mais popular do país na segunda divisão poderiam criar o cenário ideal para a virada de mesa -um acordo deixaria todos na elite.

    A ausência de Palmeiras, Lusa e Botafogo na reunião de hoje da Série B foi interpretada pela maioria dos clubes como mais um passo para virar a mesa. Como os integrantes dos três clubes não assinaram a lista de presença da reunião, os dirigentes poderão alegar que jamais concordaram em disputar o torneio, caso sejam beneficiados pela virada.

    Vai ao link ler o resto:_)

    ResponderExcluir
  19. PC,

    Antes de mais nada lhe desejo um FELIZ 2014....

    Eu continuo defendendo a tese anti teorias da conspiração. Sou contra também, como bem sabes, contra o clubismo exagerado de torcedores que sabem pouco ou quase nada, e se aproveitam para colocar ainda mais fogo em uma discussão que deveria ser tratada em outro nível. As brincadeiras fazerm parte do futebol mas devem ser restritas ao campo de disputa... outra tentativa de faze-la só serve para criar uma rivalidade que concerteza vai ulttapassar os limetes do desporto.

    Lamento que pensas que tudo foi para salvar o Flamengo, mesmo sendo o Fluminense o maior beneficiado. Claro que a paixão pelo seu tricolor da a direção dos seus pensamentos, mas entrar no campo do eu acho, ou talvez, quem sabe, para simplesmente isentar o Fluminense de qualquer beneficio é imaginativo e de pouca comprovatividade.

    Volto a rebater seu argumento que falas que o Flamengo comprou a Lusa para escapar da séria B, como já citei em outra oportunidade, essa mesma estatistica que citas, pode também ser usada para calcular as prababilidades de um mesmo time ser beneficiado 3 vezes escapanda da maldita série B, em em período de 18 anos..... tu que não gosta de coincidências há de conciderar, não achas? E por uma caso é descatada a hipótese de ter sido o tricolor que "comprou" o advogado ou a própria Lusa.... garanto que tem muito torcedor ai que acha que não, e não estou dizendo só de flamenguistas...

    Mas repito mais uma vez, não gosto de teorias da conpiração, e não estou aqui afirmando nada, muito menos isentando o meu ou qualquer outro clube... o único fato que temos é que dois clubes erraram, por motivos diferentes, mas erraram e foram punidos, mesmo eu achando que os agumentos apresentados seriam suficiêntes para isenta-los... mas foram punidos e ponto.

    A verdade, e que aqui muitoas já colocaram, mesmo que com propósitos diferentes, é que no Brasil time grande tem tratamentos diferente... e nenhum dos 12 grandes escapa dessa regra.

    Pra mim, 2014 teremos um campeonato com 24 equipes e no sistema de mata-mata.... a Lusa com certeza vai entrar na justiça comum, e provavemente ganhará a causa....esse filme nós sabemos como termina.

    Mais uma vez um FELIZ 2014.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.blogdoclebersoares.com

    ResponderExcluir
  20. Se o Fluminense pagou a Lusa, pq a Lusa começou uma campanha anti-flu e não anti-fla (que foi maior beneficiado disso tudo)?!

    E para que o Fluminense pagaria a Lusa se o Flamengo já tinha feito a merda no sábado?!

    ResponderExcluir
  21. A Lusa só ganha alguma coisa na justiça comum se o juiz for no mínimo mal intencionado!!

    Foram duas decisões unânimes do tribunal desportivo e devem ser respeitadas já que seguiram o regulamento.

    O mesmo regulamento que tirou pontos do Vasco em estadual pelo mesmo motivo e fez o Goytacaz perder o acesso a série A do Carioca.

    Qualquer decisão pró-portuguesa se configura numa clara e evidente virada de mesa midiática disfarçada de justiça.

    Aliás, um campeonato com mata-mata no ano que vem seria um grande retrocesso após 10 anos de pontos corridos. O campeonato Brasileiro tem que indicar o melhor time do Brasil e isso só pode se dar num formato de campeonato que não dependa muito do acaso.

    Já temos a Copa do Brasil e os estaduais para quem curte mata-mata, final e resultados surpreendentes. As copas continentais também suprem estas necessidades.

    Então, pq caralho de motivo nego quer mexer na caceta da única competição que é disputada em pontos corridos?! Na única que premia quem melhor trabalhou durante o ano e não deixa dúvidas de quem foi de fato o melhor time?! (ou pelo menos os melhores)

    Acho que o fato de ser mais difícil manipular um campeonato de pontos corridos não tem nada a ver com isso, mas é só palpite.

    Att,

    bmz

    ResponderExcluir
  22. bigmontz,

    esse é o fato... POR QUE?????

    só existem "por ques", não existe prova, evidência....e por ai vai, apenas o eu acho....

    eu poderia estender a discussão me apoiando a tese que assim a Lusa estaria fazendo o joguinho ideal, atacando o Flu quem iria desconfiar?????

    Teorias meu amigo, apenas teorias...

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.blogdoclebersoares.com

    ResponderExcluir
  23. Qual o prejuízo maior: jogar uma série b ou sofrer uma campanha nacional de difamação nazista na qual tem torcedor sendo agredido só por torcer pelo Fluminense?!

    Então, hoje o Fluminense ficou sem condições da até conseguir um novo patrocínio por tamanho arranhão que teve em sua imagem por conta da campanha mentirosa feita pela imprensa e pelo Honestíssimo Sr. Lupa

    ResponderExcluir
  24. Foi dito acima que o Heverton concentrou, esta foi uma curiosidade minha desde que este episódio começou. Pelo que consegui apurar pela internet os jogadores da Lusa disseram que não concentrariam mais a partir do final de outubro:

    http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2013/10/portuguesa/dividas-da-diretoria-fazem-elenco-da-lusa-abandonar-concentracao.html

    Então, se o time se concentrou gostaria de saber o nome do local e a hora de início.

    ResponderExcluir
  25. Frederico Liporace, excelente questionamento o seu. Essa tentativa de "justificar" a escalação do Heverton independentemente do ocorrido no jogo do Flamengo soa como aquela tentativa desesperada de lavar a cueca suja de batom...

    Engraçado como os flamenguistas estão vestindo a carapuça direitinho. Eu nem citei essa história de o Flamengo ter comprado a Portuguesa no texto, mas dois já vieram aqui "se defender". rsrsrs.

    Cleber, feliz 2014 pra você também, meu caro. Mas eu tenho que concordar com o Bigmontz: as chances de a Portuguesa ganhar qualquer coisa na Justiça Comum são mínimas.

    O caso da Lusa é muito difícil, porque a decisão do STJD foi absolutamente correta, como qualquer análise imparcial do assunto demonstra. Foram 13 votos a 0. Decisão unânime, nas duas instâncias.

    O advogado do Internacional, parte sem interesse no assunto, defendeu a decisão como absolutamente correta. O ministro do STF, Marco Aurélio Mello, idem.

    Um juiz, para dar ganho à Portuguesa, só pode estar mal intencionado. Se a Justiça Comum modificar os resultados esportivos da principal competição do país, será o fim da segurança jurídica para realização de torneios esportivos no Brasil.

    Mas tenho esperança de que a nova diretoria da Lusa culpe quem deve ser culpado, e esqueça essa palhaçada de tapetão. Vamos ver.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.